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Marketing para pequenas empresas: 7 formas de divulgar sua marca sem gastar muito

Marketing para pequenas empresas: 7 formas de divulgar sua marca sem gastar muito

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/03/17

Reunimos neste artigo estratégias de marketing para pequenas empresas. Elas o ajudarão a divulgar sua loja de maneira eficiente, mesmo tendo um orçamento de Marketing mais modesto. Confira!

Uma das principais dificuldades dos pequenos e médios negócios é conseguir se destacar no mercado. Afinal, é normal que PMEs tenham como concorrentes organizações gigantes – não só da região em que atuam, como do mundo inteiro –, que possuem um orçamento de marketing muito mais amplo para divulgar a marca de forma forte e agressiva. Assim, a competição entre pequenas lojas e grandes redes de varejo pode parecer uma luta entre “Davi e Golias”.

No entanto, assim como na história bíblica, ser uma pequena empresa tem suas vantagens. Se você souber usar suas forças de maneira estratégica, vai conseguir destacar sua marca nesse mercado de gigantes.

Precisa de ajuda nessa missão? Conte com a gente!

Vamos lá?

7 estratégias de marketing para pequenas empresas

1 – Incentive o boca a boca

marketing para pequenas empresas

Não existe algo mais efetivo para atrair novos consumidores do que a recomendação dos seus próprios clientes. Uma indicação de alguém que já comprou em sua loja, dizendo que os produtos e os serviços são de qualidade, vale mais do que qualquer propagando na televisão em horário nobre.

É possível incentivar essas indicações com ações simples, tais como solicitar que os clientes recomendem a loja, pedir avaliações das compras, ser ativo nas redes sociais e outras táticas que apresentamos nos dois artigos abaixo:

2 – Utilize o marketing de conteúdo

marketing para pequenas empresas

O marketing de conteúdo utiliza a divulgação de informações relevantes para um determinado grupo de pessoas. Assim, ao oferecer dicas relacionadas aos produtos que você vende, por exemplo, sua loja chamará a atenção do cliente e, ao ajudá-lo resolver um problema e/ou necessidade, conquistará a fidelidade dele.

Saiba mais sobre esse conceito lendo este artigo: bit.ly/mkt-cont-lojistas

Se você não tem como contratar um profissional ou empresa para produzir esses conteúdos, pode começar utilizando o conhecimento dos profissionais da loja. Que tal os vendedores fazerem vídeos explicando sobre como utilizar determinado produto? 

Clique aqui e veja um exemplo prático de um pequeno negócio que já está colocando essa tática em ação.

Custos a considerar: câmera e microfone. Mesmo que você grave com a câmera do celular, vale a pena investir pelo menos no microfone, para que o áudio tenha boa qualidade.

3 – Crie campanhas de e-mail

marketing para pequenas empresas

E-mail marketing é o principal amigo dos empresários que não têm muito dinheiro para gastar em outros canais de divulgação. Além de custar muito mais barato do que um anúncio no jornal ou que a impressão de flyers, por exemplo, essa ferramenta é muito mais efetiva para alcançar o seu público de maneira direta.

Clique aqui e assista ao vídeo em que um especialista nessa área ensina como criar uma campanha de e-mail marketing de alto impacto.

Os custos a considerar para essa ação são as criações das peças de e-mail e a contratação de uma ferramenta para o envio das mensagens.

Existem algumas opções de sistemas que oferecem design pronto e também o envio gratuito da campanha para um número limitado de e-mails. Saiba mais nos artigos abaixo:

4 – Seja ativo nas redes sociais

marketing para pequenas empresas

Um estudo revelou que 56% dos compradores digitais brasileiros afirmam que comentários e avaliações de outros consumidores nas redes sociais influenciam sua decisão de compra. Por isso, essas plataformas são uma das principais maneiras de atrair clientes, sem precisar gastar muito.

O que você vai precisar investir é: tempo para a produção de conteúdo para esse canal e também para gerenciar o contato com os clientes nessas redes.

Por isso, apesar de a inscrição nas mídias sociais ser gratuita, é importante ter um profissional dedicado a cuidar dessa plataforma – como explicamos neste artigo: bit.ly/gestao_midias-sociais

Conheça nos textos abaixo táticas para utilizar essas plataformas sociais para fortalecer sua imagem e o relacionamento com os consumidores:

Além disso, também temos dicas sobre como usar as seguintes redes:

5 – Faça parcerias com empresas da sua região

marketing para pequenas empresas

Fazer parcerias com outras empresas de sua região pode ser uma excelente maneira de expandir o alcance de sua marca. Você pode criar ações com seus parceiros para divulgar as empresas em conjunto.

Por exemplo: associe-se a uma agência de viagens da sua cidade para sortear ou premiar um cliente da loja com uma viagem oferecida pelo seu parceiro. Assim, na divulgação da ação, as duas marcas estarão em destaque.

Para saber como realizar concursos e sorteios em sua loja clique aqui.

Outra ideia interessante nesse sentido é fazer parcerias com seus concorrentes. Isso mesmo, com os concorrentes! Vocês podem criar uma parceria para, por exemplo, adquirir em conjunto uma ferramenta de e-mail marketing ou mesmo a aquisição de um pacote de anúncios no rádio.

Ao aliar-se a outras empresas, você poderá comprar em um volume maior e, assim, conseguir preços melhores. Clique aqui e saiba mais sobre essa estratégia.

6 – Destaque seus diferenciais

marketing para pequenas empresas

Apesar do crescimento do e-commerce, grande parte dos consumidores prefere comprar em lojas físicas. Isso porque as pessoas valorizam o relacionamento e o atendimento. Nesse sentido, as pequenas lojas têm muito a ganhar.

Como possuem um número menor de clientes, os pequenos negócios têm a possibilidade de criar uma relação muito mais próxima com seus públicos. Por isso, destaque esse seu diferencial no mercado para destacar sua marca na sua região.

Seja porque você oferece um crediário próprio, porque conhece melhor cada um de seus clientes ou porque seus vendedores são mais atenciosos e dedicados, o fato de você ser uma pequena loja pode contar muitos pontos a seu favor e ser o fator decisivo que fará o cliente escolher o seu estabelecimento ao invés de outra grande rede.

7 – Envolva-se com sua comunidade

marketing para pequenas empresas

E se você quer fortalecer sua marca de maneira efetiva em sua região, precisa ir além do processo de compra e venda. Sua empresa precisa se envolver com a comunidade em que está inserida.

Ajudar uma ONG, dar apoio à associação de moradores ou participar de uma campanha de melhoria no bairro são algumas maneiras de estar presente no dia a dia dos clientes da sua região e, assim, criar um relacionamento mais forte com eles.

Por exemplo: Ao invés de gastar R$ 1 mil em uma propaganda, você pode investir R$ 500 em uma instituição de caridade da sua região. O resultado será muito melhor para sua marca!

Clique aqui para conhecer outras formas de se envolver com sua comunidade para fortalecer a imagem de sua loja.

Importante!

Ao desenvolver essas e outras ações de marketing para pequenas empresas, é fundamental que sua loja tenha um planejamento com prazos e metas a serem alcançadas. Clique aqui e saiba como desenvolver um plano de marketing para sua loja.

Viu como é possível fazer marketing para pequenas empresas de forma simples e barata?

Agora é com você! Mãos à obra e sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

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