Nossas Sugestões

Táticas de marketing para você bater recordes de vendas no e-commerce neste Natal

Táticas de marketing para você bater recordes de vendas no e-commerce neste Natal

Por Redação Blog Gazin Atacado • 25/11/19

Quer saber como usar o marketing para vender mais no Natal? Leia este artigo!

Nas últimas semanas, pensando em ajudá-lo a conseguir bons resultados em seu e-commerce no fim do ano, preparamos uma série de artigos sobre o tema. Se você perdeu algum deles, a hora de se atualizar é agora! Clique nos links abaixo e aproveite!

Como preparar seu e-commerce para vender mais no Natal
4 erros que lojas online precisam evitar no Natal
Como aproveitar as vendas de Natal no e-commerce para fidelizar clientes

Hoje, para encerrar essa série, falaremos sobre como o marketing pode ajudá-lo a aumentar suas vendas online no último mês do ano.

Pegue o papel e a caneta e anote tudo aquilo que achar importante.

Vamos lá?

7 táticas de marketing para vender mais no Natal

marketing para vender mais no Natal

Marketing para vender mais no Natal
Dica #1: Ofereça descontos e bônus na compra de pacotes especiais

se preparar para a Black Friday e para o Natal – marketing para vender mais no NatalVocê não precisa dar desconto o tempo todo para ver sua loja cheia (ou seu e-commerce batendo recordes de vendas). Porém, é inegável que cortes nos preços e bônus em compras específicas podem ser ótimas estratégias de marketing para você potencializar suas vendas de fim de ano – tanto na loja virtual quanto na loja física.

Uma boa forma de usar o desconto a seu favor é fazendo dele um aliado para aumentar seu índice de vendas adicionais.

Neste sentido, é possível, por exemplo, oferecer descontos em outros produtos quando o cliente comprar um pacote de valor elevado, ou mesmo descontos progressivos a cada novo item incluído no carrinho.

Além disso, para incentivar novos clientes, você pode oferecer bônus extras na primeira compra – como, por exemplo, entrega gratuita ou garantia estendida. Isso ajudará a fortalecer a relação entre vocês e, no futuro, esses clientes lembrarão como foram bem tratados em sua loja, o que pode garantir novas vendas e, inclusive, a fidelidade desses clientes.

Leia também!

Desconto: herói ou vilão?
4 dicas para fazer venda adicional

Marketing para vender mais no Natal
Dica #2: Reúna suas ofertas em uma página especial e promova-as incansavelmente

marketing para vender mais no NatalBoas promoções, sozinhas, não fazem você vender mais!

Para que suas ofertas tragam os resultados que você almeja, é preciso que elas estejam claras e que você as divulgue bem.

Neste sentido, é essencial reunir em uma página de destaque em seu site todas as ofertas preparadas para essa ocasião. Essa página, aliás, precisa ser festiva, informativa, atrativa e feita para engajar os consumidores. 

Além disso, é fundamental divulgar essas promoções em todos os seus canais de contato com clientes e prospects – como, por exemplo, por e-mail e através das redes sociais.

Leia também!

Como fazer promoções para o Natal

Marketing para vender mais no Natal
Dica #3: Ofereça vale-presentes

marketing para vender mais no NatalBoa parte das compras feitas na reta final do ano são para presentes. E vales-presentes são excelentes para quem quer presentear alguém, mas não sabe exatamente com o quê.

Além disso, vales-presentes são ótimos para os lojistas. Afinal, na hora de utilizá-los, muitos clientes acabam gastando até mesmo um pouco a mais, já que não tinham previsto aquele “orçamento” anteriormente. Ou seja, não há motivos para não incluir vales-presentes no seu mix de produtos!

Assim, se você decidir investir nessa estratégia, garanta que os visitantes da sua loja online saibam que podem comprar vales-presentes assim que iniciarem a busca em seu e-commerce. E, para potencializar suas chances de retorno com os vales-presentes, determine um prazo limite para a utilização deles. Assim, o presenteado apressará a “ida” à sua loja virtual.

Leia também!

Vales-presente: como usar essa estratégia para fortalecer sua marca

Marketing para vender mais no Natal
Dica #4: Mantenha o seu site atualizado com conteúdo envolvente e alinhado às necessidades dos clientes

erros em sites de hotelaria

Um bom mix de produtos e serviços de alta qualidade ajudam a atrair clientes para o seu e-commerce. Porém, não são os únicos responsáveis por gerar tráfego para a sua loja online. O marketing de conteúdo também pode ser seu aliado nesse sentido. 

Neste sentido, pensando em atrair clientes interessados em comprar algo no Natal, você produzir conteúdo sobre, por exemplo:

– Como presentear a mãe/o pai/o filho etc.
– Como fazer embalagens de presente inesquecíveis.
– Quais são os produtos mais vendidos neste Natal.
– E assim por diante.

Esse tipo de conteúdo gera um engajamento que é benéfico no curto e no longo prazo. Afinal, além de momentaneamente se conectar com possíveis clientes, você estabelece uma relação com os visitantes. Isso, por sua vez, tem um valor enorme no processo de fidelização.

No entanto, para que essa estratégia traga resultados de vendas, você não pode esquecer de conectar as páginas de conteúdo às páginas de vendas, por meio de links. Afinal, assim, o cliente saberá quais são os produtos que você oferece e que estão ligados à pesquisa que ele fez. Dessa forma, você aumentará as chances de bater recordes de vendas no seu e-commerce neste Natal!

Leia também!

Guia de marketing de conteúdo para lojistas

Marketing para vender mais no Natal
Dica #5: Crie um guia de presentes para ajudar seus clientes a acertarem na escolha

Guias de presentes são listas com sugestões para presentear diferentes públicos e em diferentes datas comemorativas. Como a ideia é fortalecer a imagem da marca, as listas devem indicar produtos que podem ser encontrados na loja e que são ótimas alternativas de presentes para diversas ocasiões.

Ou seja, essa é uma excelente ferramenta de marketing para você vender mais neste Natal! Para usá-la a seu favor, você precisa, por exemplo:

1 – Selecionar produtos que interessam a diferentes públicos.
2 – Escolher as melhores plataformas para divulgar os guias.
3 – Pensar na divulgação desse material.
4 – Desenvolver caminhos fáceis para clientes que desejem comprar os itens da lista.
5 – Tornar a lista colaborativa.

Explicamos como você pode fazer tudo isso neste artigo. Não deixe de ler!

Marketing para vender mais no Natal
Dica #6: Faça das redes sociais suas aliadas

É quase impossível imaginar o mundo hoje sem redes sociais. Afinal, atualmente, as pessoas se comunicam, se informam, descobrem novidades e até compram por meio desses canais. Por isso mesmo, essas ferramentas podem ser suas aliadas nas ações de marketing para vender mais no Natal!

Neste sentido, cabe a você identificar quais canais são mais interessantes para o seu negócio e definir as estratégias de utilização de cada uma deles. Você pode, por exemplo…

– Fazer concursos nas redes sociais e premiar os participantes com bônus, descontos, pontos extras no programa de fidelidade e assim por diante.
– Incentivar os visitantes do seu e-commerce a compartilharem sua página oferecendo brindes (que não derrubem sua lucratividade, é claro) caso suas “indicações” gerem vendas.
– Divulgar cupons de desconto em seus perfis nas redes sociais (com prazo de utilização) para convencer seus seguidores a se transformarem em clientes.
– Etc.

Só não dá para não fazer nada!

Leia também!

Como as redes sociais podem ajudar a atrair clientes no e-commerce

Marketing para vender mais no Natal
Dica #7: Não se esqueça do período pós-Natal

Depois da loucura do Natal, é normal que lojas físicas e virtuais deem uma “esvaziada”. Afinal, muitos clientes aproveitam o período para curtir merecidas férias. Porém, há quem aproveite essa temporada para caçar oportunidades de compras, uma vez que essa é também a época em que há mais liquidações Brasil afora.

Sabendo disso, você pode planejar ações especiais para garantir aquele “rapa estoque” desejado e, além disso, conseguir “fazer caixa” para se manter bem até a próxima grande data comemorativa.

Neste sentido, não se esqueça de valorizar seus clientes fiéis. Depois de definir quais promoções fará depois do Natal, preocupe-se em comunicar sua base de clientes sobre essas ações. Vale preparar e-mails especiais, acionar seus vendedores para entrarem em contato por telefone, enviar oferta por WhatsApp e assim por diante.

Porém, cuidado! Nada de mandar uma oferta especial para um cliente com um desconto em um produto que ele acabou de comprar. Isso pode colocar a sua credibilidade em risco!

Leia também!

4 dicas para planejar suas vendas de final de ano

O que achou das dicas de hoje? Já está preparado para vender muito neste Natal?

Esperamos que nosso conteúdo o ajude a melhorar ainda mais os resultados nessa época tão especial para o varejo. Não deixe de acompanhar nosso blog para ter mais dicas sobre como se sair bem nesse final de ano!

Boas vendas!

Imagens: Envato Elements

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "Táticas de marketing para você bater recordes de vendas no e-commerce neste Natal"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo