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Marketing sensorial na hotelaria – os cinco sentidos e a experiência do hóspede

Marketing sensorial na hotelaria – os cinco sentidos e a experiência do hóspede

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/07/16

A partir do momento em que o hóspede entra em seu hotel, cada passo que ele dá conta para o nível de satisfação que terá após o check-out. Tudo o que ele sente – cheira, prova, ouve, toca e vê – contribui para a formação da opinião dele sobre o seu estabelecimento.

E é nesse sentido que o marketing sensorial tem um papel fundamental, garantindo que os clientes do seu hotel ou pousada tenham uma experiência positiva em suas estadias. Neste artigo, explicamos melhor esse conceito e mostramos como ele pode ser aplicado em seu negócio.

Interessado? Continue lendo e aprenda a trabalhar os cinco sentidos de seus hóspedes para conquistá-los de verdade!

O que é marketing sensorial

Ao contrário do que muitos pensam, nossas escolhas estão muito mais baseadas na emoção do que na razão. A decisão de compra, por exemplo, é muito mais emocional do que racional. E o marketing sensorial está totalmente ligado a essa questão.

Nós aprendemos por meio da experiência, portanto, nossos sentidos – tato, audição, olfato, visão e paladar – nos ajudam a construir conceitos. Com base nisso, o marketing sensorial utiliza estratégias que ativam os sentidos dos clientes para criar experiências marcantes e que contribuam para o fortalecimento da marca e seu público.

Como usar o marketing sensorial na hotelaria

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (3)Muitas marcas utilizam essa estratégia como forma de se conectar com seus consumidores e, com isso, aumentar a fidelidade deles – e também as vendas, claro.

Para entender essa ideia, basta pensar, por exemplo, no barulhinho de uma lata de Coca-Cola sendo aberta e do líquido caindo no copo em contato com o gelo. Apostamos que só de imaginar a cena, já tem muita gente com vontade de tomar uma Coca gelada – você é um deles?

E isso não acontece em vão! Diversas ações de marketing da marca são direcionadas para que esse barulhinho seja associado à sensação de satisfação e felicidade – o que nos faz querer consumir o produto.

Você também gostaria de criar esse efeito aí em seu hotel ou pousada? As dicas a seguir podem ajudá-lo:

Visão

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (5)A visão é um poderoso sentido para conquistar clientes. Muitas vezes, aliás, esse é o primeiro sentido que tem contato com a sua marca – as fotos do hotel no site, por exemplo, podem ser as “culpadas” por isso.

O consumidor é conquistado pela visão por meio de formas e combinações do ambiente. As cores também são essenciais para ativar as emoções por meio desse sentido. Cada tom pode mandar determinado tipo de mensagem. Por exemplo:

  • Branco: paz, harmonia.
  • Prata: brilho, distinção.
  • Dourado: riqueza, prosperidade.
  • Vermelho: entusiasmo, energia.
  • Amarelo: concentração, comunicação.
  • Castanho: rústico, natureza.
  • Lilás: espiritualidade, purificação.
  • Preto: modernidade, sofisticação.

As nuances captadas pelos olhos de seus hóspedes irão influenciar diretamente na percepção deles em relação à sua empresa. Por isso, escolha cores que representem melhor a sua marca e a mensagem que você quer passar ao seu público. E trabalhe-as não somente no seu hotel, como também em seu site, pois, como já mencionamos, esse será um dos primeiros contatos do seu hóspede com o seu negócio.

Audição

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (6)Não duvide: o que o seu cliente ouve tem, sim, o poder de influenciar suas emoções – seja pelo tipo de som ou mesmo pela ausência de barulhos.

O que seus hóspedes estão ouvindo em seu hotel? O que eles ouvem ao entrar na recepção? O que ouvem no restaurante? E no quarto? Utilize músicas relaxantes e vibrantes, de acordo com o ambiente, e faça seu público se sentir mais à vontade e feliz.

Além disso, seu hotel pode ajudar seu hóspede a transformar a experiência dele durante a sua estadia ainda melhor. Uma ideia:

  • Crie uma conta do hotel no Spotify (plataforma social de músicas) e disponibilize diversas playlists para diferentes momentos. Por exemplo: músicas para férias com a família, músicas para concentração, músicas para aventura na floresta, etc. Não se esqueça de divulgar as listas para que seus clientes saibam que você preparou essa seleção musical especial para eles.

Além de ouvir durante a estadia, os hóspedes poderão continuar ouvindo as listas depois que forem embora. Sua marca pode até ficar conhecida por esse diferencial e acabar conquistando novos clientes com isso.

Olfato

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (2)Estudos comprovam que o olfato é o único sentido que atinge diretamente a área relacionada às emoções no cérebro. Nós estamos 100 vezes mais predispostos a lembrar de algo que cheiramos do que de algo que vemos, ouvimos ou tocamos. Impressionante, não?

O aroma que seu cliente sente pode fazê-lo se apaixonar ou odiar sua marca. No que diz respeito a hotéis e pousadas, nada pior do que um hóspede abrir o quarto e sentir um cheiro desagradável. Isso, com certeza, irá tirar muitos pontos de sua empresa.

Por isso, invista na odorização dos ambientes de seu hotel ou pousada, incluindo aromas florais e herbais, que acalmam e relaxam. Cuidar da limpeza também é essencial para garantir que os clientes não tenham uma experiência olfativa desagradável.

  • Outra boa ideia é ter um cheirinho específico para o seu hotel. Para completar a experiência, você também pode dar de brinde um odorizador de ambiente com esse cheiro específico para o cliente levar para casa. Assim, sempre que ele sentir essa fragrância, vai se lembrar das boas experiências que teve quando se hospedou em seu estabelecimento.

Paladar

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (1)Todo mundo tem a lembrança de um prato específico, que comeu em determinado local. Aquela lasanha, aquele café, aquele suco que nunca mais achou igual em nenhum outro lugar. Pois é, o paladar também ativa a memória e as emoções. Esse é, portanto, outro fator importante para tornar a experiência de seu hóspede impecável.

Nesse sentido, seu hotel ou pousada deve oferecer comidas de qualidade, feitas com muito cuidado e carinho. Para os alimentos que não são feitos localmente, escolher um fornecedor que garanta a excelência dos pratos é essencial.

Entenda que o café da manhã, o almoço e o jantar são mais do que simples serviços que seu negócio oferece aos clientes, eles são momentos importantes e que podem se tornar inesquecíveis na mente dos consumidores.

  • Que tal criar uma receita exclusiva da sua empresa, por exemplo? O próximo prato incrível que o cliente lembrar pode ser o que ele provou aí em seu hotel ou pousada.

Tato

sentidos-marketing-sensorial-hotelaria (4)Você sabia que a pele humana possui mais de 4 milhões de sensores que podem ser ativados por meio da textura, peso, tipos de material e temperatura dos objetos e superfícies que ela toca? Cada toque pode provocar uma série de sentimentos – desde atração até repulsa. Para garantir que o tato ajude a conquistar seus hóspedes, você precisa cuidar de cada detalhe, para que os contatos deles com os elementos do seu hotel ou pousada sejam sempre agradáveis. Estes são alguns pontos importantes no que diz respeito a esse sentido:

  • Não menospreze o poder dos tecidos. Depois de um dia cansativo, secar-se com uma toalha fofinha e deitar em um colchão com lençóis lisinhos e macios é tudo o que o seu hóspede espera. A presença desses elementos garante satisfação, e a falta deles fará com que o cliente perceba os serviços oferecidos pelo hotel como sendo de baixa qualidade.
  • Além disso, avalie de que forma é a experiência do tato de seus clientes em todos os ambientes – não só no quarto. O sofá do lobby é confortável? A caneta usada para preencher o formulário é agradável de escrever? As cadeiras do restaurante são aconchegantes? A temperatura do ambiente está ideal?

Como você viu neste artigo, marketing sensorial é crucial para garantir uma excelente experiência de seu hóspede. O que você acha dessa estratégia? Já utiliza em seu hotel? Quais dessas dicas espera aplicar em seu negócio? Deixe um comentário nos contando sua visão e sua experiência em relação a esse tema. Conhecendo histórias reais poderemos aprender muito mais e, consequentemente, ajudá-los de forma mais efetiva.

Imagens: Freepik; Iconfinder

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