Nossas Sugestões

7 dicas para melhorar o atendimento na recepção do seu hotel ou pousada

7 dicas para melhorar o atendimento na recepção do seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 23/04/18

O atendimento na recepção tem um papel fundamental para garantir uma boa experiência na hotelaria. Afinal, esse contato impacta diretamente a primeira e a última impressão do viajante – o que, consequentemente, influenciará a visão dele sobre seu estabelecimento.

Por isso mesmo, é fundamental que você busque melhorar o atendimento na recepção dia após dia. Nós queremos ajudá-lo nesse desafio! Assim, revelamos a seguir o que você precisa fazer para aprimorar a forma como atende seus clientes no lobby de entrada. Acompanhe!

Como melhorar o atendimento na recepção do seu hotel ou pousada

A tecnologia tem assumido um papel cada vez mais importante no relacionamento entre estabelecimentos e hóspedes. As ferramentas digitais ajudam a agilizar processos e a facilitar a interação com os clientes. No entanto, quando se trata de construir uma experiência marcante na hotelaria, o contato humano ainda é essencial.

Nesse sentido, o atendimento na recepção pode ser crucial para conquistar – ou não – o viajante.

Quer saber como melhorar a eficiência dessa área?

Confira a seguir sete dicas para melhorar o atendimento na recepção e garantir hóspedes mais satisfeitos!

1 – Faça contato visual e sorria

atendimento na recepção do hotel

Nada pior do que um atendente que fala com o hóspede, mas fica o tempo todo olhando para a tela do computador!

É fundamental que, desde o primeiro contato, o viajante se sinta bem-vindo em seu estabelecimento. Assim, fazer contato visual e sorrir são detalhes que ajudam o cliente a perceber o atendimento como mais caloroso e humano. Isso, por sua vez, influenciará sua satisfação durante toda a estadia.

Leia também! 

Guia para melhorar a experiência dos hóspedes

2 – Use a tecnologia a seu favor (e não contra)

atendimento na recepção do hotel

No entanto, nós sabemos que muitas vezes o atendente não consegue olhar para o cliente e precisa ficar “encarando o computador” porque o sistema de reserva é lento ou não funciona. Cabe a você, líder, resolver esse problema! Afinal, a função da tecnologia é dar mais agilidade ao processo. Se estiver atrapalhando o atendimento na recepção do hotel, a ferramenta ou o sistema em questão precisa ser revisado ou substituído.

Leia também! 

Como escolher a melhor ferramenta de gestão de reservas para o seu hotel ou pousada

3 – Evite a formação de filas

atendimento na recepção do hotel

Coloque-se no lugar do hóspede ao chegar cansado de viagem (ou empolgado para explorar a cidade) e dar de cara com uma fila enorme na recepção. Uma primeira impressão nada boa, não é mesmo?

Para evitar a criação de filas, desenvolva processos para agilizar o atendimento na recepção.

Você pode fazer isso por meio de ferramentas que agilizem o check-in e/ou o check-out ou pela reorganização da equipe para acelerar o andamento das atividades.

Leia também! 

7 exemplos de como oferecer uma experiência marcante em seu hotel ou pousada

4 – Prepare profissionais de outras áreas para ajudar

atendimento na recepção do hotel

Uma ação interessante para evitar a formação de filas na recepção do hotel é treinar profissionais de outras áreas para colaborar no atendimento na recepção quando o movimento estiver muito grande.

Os outros colaboradores podem, por exemplo, encaminhar os hóspedes que estão aguardando para uma área especial, mais confortável. Ou mesmo, quando possível, encaminhá-los ao quarto e pedir para eles fazerem o check-in mais tarde.

Leia também! 

Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada

5 – Crie horários flexíveis para check-in e check-out

atendimento na recepção do hotel

Disponibilizar horários flexíveis para check-in e check-out é outra forma de dar mais agilidade ao atendimento na recepção do hotel e, assim, evitar a formação de filas (e clientes insatisfeitos).

Você pode, por exemplo, oferecer como serviço extra (disponível mediante o pagamento de uma taxa) a possibilidade de o hóspede fazer o processo de entrada e saída no momento mais apropriado para ele.

Leia também! 

Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento

6 – Use os dados dos clientes de forma estratégica

atendimento na recepção do hotel

Fazer o check-in e o check-out não deve ser a única responsabilidade dos atendentes da recepção. A atuação deles pode ajudar a fortalecer o relacionamento com os clientes e também a aumentar a receita do negócio.

A utilização dos dados dos hóspedes pode ajudar a direcionar o atendimento nesse sentido. Se é um cliente fiel, por exemplo, o atendente pode utilizar as informações das estadias anteriores para tornar a hospedagem mais personalizada e também oferecer serviços extras, direcionados ao perfil do viajante em questão.

Leia também! 

Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras

7 – Ajude os hóspedes com sugestões de atividades

atendimento na recepção do hotel

Um dos motivos pelos quais serviços como Airbnb fazem tanto sucesso é que os viajantes da atualidade buscam uma experiência local nos destinos que visitam. Ou seja, eles não querem apenas conhecer o lado turístico da sua cidade, querem explorá-la como um local!

Use isso a favor do seu negócio para melhorar o atendimento na recepção do hotel!

Treine seus atendentes para indicar sugestões de atividades e atrações regionais. Se possível, crie um material informativo com essas dicas.

Leia também! 

Como atender as expectativas dos viajantes da atualidade

atendimento na recepção do hotel

Essas dicas o ajudarão a treinar os atendentes do seu estabelecimento, aumentando a eficiência do atendimento na recepção do hotel e, consequentemente, a satisfação dos seus hóspedes.

Coloque-as em prática e encante seus clientes do início ao fim da estadia!

Imagens: Bigstock; Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "7 dicas para melhorar o atendimento na recepção do seu hotel ou pousada"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo