Quer contratar os melhores profissionais para a sua loja? Inclua as perguntas que apresentamos neste artigo em suas entrevistas de recrutamento. Leia e entenda por quê.
Montar uma equipe competente e alinhada com os objetivos da empresa pode ser um desafio e tanto. Afinal, como saber logo de cara que os candidatos a uma vaga de emprego em sua loja atenderão suas expectativas?
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a otimizar seu processo de recrutamento, apresentamos a seguir cinco perguntas que o ajudarão a identificar os melhores profissionais para a sua loja já na entrevista de recrutamento.
Acompanhe!
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Trabalhar no varejo pode ser mais difícil do que parece. Afinal, é preciso saber lidar com clientes difíceis, ser resiliente, aguentar ficar em pé durante muitas horas, e assim por diante.
Por isso mesmo, essa pergunta não pode faltar em seus processos de recrutamento! Dependendo da resposta, você perceberá se o candidato está (ou não) preparado para os desafios que enfrentará caso seja contratado.
Há dois tipos de respostas ideais a essa pergunta:
1) Aquela em que o entrevistado foca na sua empresa e, portanto, fala sobre como gosta da forma como vocês trabalham, dos produtos que oferecem, da maneira como atendem os clientes etc.;
2) Aquela em que ele fala sobre como gosta de interagir com as pessoas e de ajudá-las a satisfazer seus desejos e necessidades. Ou seja, em que demonstra que há habilidades essenciais para trabalhar neste mercado.
Ou seja, são respostas que permitem que você identifique profissionais com talento para vendas e profissionais apaixonados pela sua causa.
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Varejo não existe sem atendimento ao cliente!
Portanto, profissionais que desejam trabalhar neste mercado precisam entender bem do assunto – o que torna essa pergunta tão importante em processos de recrutamento de lojas.
Os melhores profissionais falarão coisas como, por exemplo…
“Um bom atendimento ao cliente deve valorizar cada pessoa que entra na loja, ou fazer o possível para que as necessidades de todos os clientes sejam atendidas, pode ganhar alguns pontos na corrida pela vaga.”
Ou, ainda…
“Um bom atendimento ao cliente significa permanecer amigável e envolvente. Assim, o cliente sairá da loja sentindo-se apreciado.”
Por outro lado, ligue o radar para candidatos que digam que bom atendimento é aquele que gera vendas, e ponto final. O trabalho no varejo vai bem além disso!
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Lidar com clientes grosseiros faz parte do dia a dia de quem trabalha no varejo. Portanto, ser direto com o candidato já na entrevista, e perguntar sobre como ele encara esse tipo de situação, é fundamental para entender se ele está preparado para trabalhar na sua loja.
Neste sentido, os melhores profissionais são aqueles que, ao responder essa pergunta, demonstram que sabem a importância da ter empatia com esses clientes e capacidade de resolver os problemas levantados por eles.
Uma resposta desejada durante a entrevista seria mais ou menos assim: “Se um cliente está sendo grosseiro ou confrontador, primeiro mostro que estou disposto a entender o lado dele. Além disso, faço o possível para demonstrar empatia e tente descobrir a raiz do problema. Então, procuro encontrar possíveis soluções, em vez de pensar sobre o problema. Quanto mais rápido eu chegar a uma resolução, mais rápido o cliente provavelmente se acalmará e se tornará mais educado.”
É claro que uma resposta assim é bastante complexa e até mesmo incomum. Porém, o importante é que seu candidato saiba que em casos como esse, o importante é manter a calma e mostrar empatia.
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Uma das principais frustrações de gestores do varejo é montar um time vitorioso e, em pouco tempo, ver seus campeões indo embora.
Para que isso não aconteça em sua loja, é essencial entender os objetivos profissionais e pessoais do candidato logo no momento da entrevista. Afinal, assim, você saberá se o emprego em sua loja é apenas um “tapa buraco” na carreira daquela pessoa ou se ela está disposta a crescer com você.
Obviamente, não há resposta certa a essa pergunta. Além disso, a resposta ideal depende dos seus objetivos. Você sabe quais são, não sabe?
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Esta é uma ótima pergunta para entender como o candidato define seu próprio senso de produtividade.
– Ele faz isso a partir do número de horas trabalhadas?
– Baseia-se no quanto ele está aprendendo?
As respostas dadas o ajudarão a descobrir não apenas se tais profissionais trabalham duro, mas também se o fazem de maneira inteligente!
E aí, pronto para encontrar os melhores profissionais para a sua empresa?
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Esta não é a primeira vez que falamos sobre entrevista de recrutamento aqui no Blog do Varejo.
Há algum tempo, Sônia Rossi, gerente de desenvolvimento humano da Gazin, concedeu uma entrevista à nossa equipe em que apresentou perguntas que não podem faltar em uma entrevista de emprego para o varejo.
Assista!
E aí, o que achou das perguntas que listamos aqui? Elas já fazem parte do seu roteiro de recrutamento? Se ainda não, comece a utilizá-las. Temos certeza de que elas o ajudarão a encontrar os melhores profissionais para a sua empresa!
Sucesso!