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A Copa do Mundo é aqui!

A Copa do Mundo é aqui!

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/05/18

Entenda a importância do merchandising nas datas comemorativas que afetam o varejo e saiba como preparar sua loja para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™ 

Para quem é lojista, o calendário é marcado não apenas por meses, mas também por diversas datas comemorativas. Ou, pelo menos, deveria ser! Afinal, quem tem um negócio no varejo não pode deixar de aproveitar as oportunidades sazonais que acontecem ao longo do ano.

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Datas comemorativas e os ciclos do varejo

Falando em datas especiais, uma das ocasiões que mais devem movimentar o varejo este ano é a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.

Sua loja já está se preparando para as movimentações e oportunidades geradas por esse evento?

Uma das ações mandatórias para potencializar as vendas no período pré-Copa é arrumar a loja e preparar a decoração para fazer vendedores e clientes entrarem no clima. Afinal, o merchandising tem um papel estratégico importante para impulsionar as vendas dos itens relacionados à Copa!

Para ajudá-lo a entender a importância do merchandising nas vendas referentes a datas comemorativas conversamos com Regina Blessa, presidente do Instituto de Estudos em Varejo e autora dos livros Merchandising no PDV e Merchandising Farma. Acompanhe!

Qual é o papel do merchandising na hora de atrair e conquistar de clientes?

Merchandising na Copa - Regina BlessaA principal função do merchandising é parar o olhar do consumidor. Quando a embalagem ou a exposição conseguem dois segundos da atenção do consumidor estamos a meio caminho da compra.

Numa loja grande, há uma quantidade enorme de produtos a serem percebidos, além dos que já despertam nosso interesse. Num trajeto de compras conseguimos “escanear” tudo com os olhos, mas apenas 10% dos produtos obtêm nossa real atenção. Por isso é que a loja inteira precisa estar bem arrumada.

E nas vendas referentes a datas comemorativas?

Com raras exceções, a maioria das lojas fica do mesmo jeito o ano inteiro. Nada acontece de diferente além de um ou outro produto que muda de lugar. As datas comemorativas ajudam a loja a ter um motivo para mudar e criar, por alguns dias, um ambiente diferente.

Para o consumidor é uma alegria visual perceber que tem coisa nova no pedaço. Nossos olhos se enchem de curiosidade para ver aquelas mesmas decorações e novidades que já conhecemos, mas que também fazem parte da nossa vida.

O que o lojista deve levar em conta na hora de decorar e mudar a disposição de produtos para as datas comemorativas?

  • O tema precisa ser escolhido para uma campanha sazonal. Ou, num caso mais simples, comprar materiais gerais de decoração para não deixar a data passar em branco.
  • Geralmente decoramos a entrada, os caixas, as seções referentes ao evento e aproveitamos para distribuir amostras, fazer degustações, dar brindes e falar um pouco sobre a própria loja, mostrando que nos importamos com os clientes.
  • Os produtos normais podem ficar no mesmo lugar de sempre. Porém, os mais relacionados à data merecem pontos especiais, pilhas e ilhas com maior volume de mercadoria.

Quais são os principais erros que os lojistas cometem em relação ao merchandising e à decoração nas datas comemorativas?

  • O principal erro é fazer a decoração aparecer mais do que os produtos à venda. Decoração no teto, na entrada e os adereços institucionais, tudo bem. No entanto, a decoração nas datas comemorativas não pode tirar a atenção do que vai ser comprado.
  • O segundo erro mais comum é se esquecer de tirar a decoração depois da data. Outro dia fiquei observando o dono de uma loja trocar a iluminação da sua vitrine. Era quase Páscoa e toda decoração continuava carnavalesca. Trocou as lâmpadas e, feliz, fechou a vitrine cheia de máscaras, confetes e serpentinas. Isso não pode acontecer! Para os lojistas que não têm tempo de pensar nisso, aconselho que deixem os seus fornecedores parceiros fazerem seu merchandising, suas vitrines e decorações.

Aprenda mais!

Paulo Souza, Coordenador de Marketing do Grupo Gazin, explica que o segredo para que o merchandising no varejo ajude efetivamente a melhorar os resultados é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar do cliente. Assista à entrevista que Souza concedeu com exclusividade ao Blog do Varejo e aprenda mais sobre como a forma de dispor os produtos na loja pode ajudá-lo a vender mais:

Dicas de merchandising para a Copa do Mundo

Quer decorar e organizar sua loja para a aproveitar ao máximo as oportunidades geradas pela Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™? Siga estes passos:

Passo 1: Decoração

merchandising na copa

Uma das questões mais relevantes no merchandising para datas comemorativas é a decoração do ambiente. Por isso, se você quer vender mais na Copa, precisa pensar nisso! Aqui vão algumas dicas práticas para ajudá-lo nessa missão:

  • Invista nas cores do Brasil. Ao “vestir” sua loja com as cores da nossa bandeira, você mostra aos clientes que, assim como eles, também está torcendo pelo Brasil. Isso ajudará a despertar o interesse neles em entrar na sua loja.
  • Utilize materiais sustentáveis. Dê preferência a materiais recicláveis e/ou que possam ser aproveitados em outras ocasiões. Além de evitar excesso de lixo, dessa forma sua loja chamará a atenção de clientes preocupados com o meio ambiente.
  • Os vendedores também devem entrar no clima. Faça um uniforme especial para essa época. Dessa forma, ficará mais fácil conectar profissionais e torcedores.

Passo 2: Análise do ambiente e dos produtos

Além de decorar o estabelecimento, é importante analisar o ambiente e os produtos mais procurados durante a Copa para entender como organizar a loja de maneira estratégica. Avalie os seguintes fatores:

  • Quais são os produtos mais vendidos nesta época?
  • Além de itens como TVs, geladeiras e home theaters, quais produtos merecem sua atenção? Hack para televisão, sofás, mesas de centro etc.?
  • Estude o ambiente para entender a rota que o cliente percorrerá dentro da loja.
  • Entenda quais são os locais que precisam ser melhorados em termos de circulação, iluminação e disposição dos produtos.

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Passo 3: Organização estratégica da loja

merchandising na Copa

Depois de avaliar quais produtos estarão em destaque durante a Copa do Mundo e como montar uma rota estratégica dentro da loja, é hora de organizar o estabelecimento para potencializar as vendas nesta época. Para isso:

  • Utilize elementos de áudio e vídeo para chamar a atenção dos clientes. Geralmente estes já são produtos muito eficazes para atrair os consumidores. Durante a época de Copa do Mundo, então, quando esses são os itens mais procurados, colocá-los em destaque trará ainda mais resultados!
  • Monte ambientes preparados para os jogos. Em vez de deixar a TV em uma seção, o sofá em outra e o home theater separado, que tal juntar esses elementos e mostrar na prática como eles podem proporcionar uma experiência marcante durante a Copa? Desenvolva ambientes prontos, como sala para assistir aos jogos ou cozinha preparada com petiscos para essas ocasiões.

Acredite: essas ações, simples e fáceis de serem colocadas em prática, não apenas ajudarão a aumentar suas vendas, como tornarão o período da Copa ainda mais divertido em sua loja.

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Bigstock

Reportagem publicada originalmente na Revista da Gazin Atacado

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