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Vídeo: Lições das lojas Gazin sobre Merchandising no varejo

Vídeo: Lições das lojas Gazin sobre Merchandising no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/06/17

Muita gente pensa que merchandising no varejo é algo que diz respeito apenas à exposição de produtos em uma loja. Mas, acredite, vai bem além disso! Se realizada de maneira correta, essa estratégia tem o poder de:

  • Chamar a atenção dos consumidores que passam na rua.
  • Atrair o cliente para a loja.
  • Fazer ele circular pelos diferentes ambientes da loja.
  • Expor os produtos disponíveis de forma estratégica.
  • Ajudar e facilitar o processo de vendas,
  • Potencializar os resultados da loja.

O segredo para que o merchandising no varejo efetivamente contribua em todas essas questões é enxergar a loja não com um olhar de gestor ou de vendedor, mas, sim, com o olhar do cliente. 

É o que explica Paulo Souza, coordenador de Marketing do Grupo Gazin, ao detalhar como o merchandising das lojas Gazin é desenvolvido.merchandising no varejo

Nós temos sempre como princípio básico a percepção do cliente na entrada da loja. Toda a abordagem e estrutura é feita para que o cliente, quando chegue na loja, se depare com coisas que chamem a atenção”, frisa.

Dicas práticas das lojas Gazin sobre merchandising no varejo

Confira a seguir algumas das dicas de Souza para que o merchandising no varejo possa trazer excelentes resultados para as lojas:

1 – Utilize elementos de áudio e vídeo para chamar a atenção do cliente.

aumentar a fidelidade dos clientes

“Usamos como parâmetro a linha de áudio e vídeo, para que quando o cliente passe, ele veja as TVs ligadas. Nada mais interessante do que ver algo com áudio e vídeo. As TVs chamam muita atenção”, explica, ressaltando que toda a rota do cliente é, então, desenvolvida a partir desse ponto de entrada.

2 – Não faça pilhas de produtos muito altas.

aumentar a fidelidade dos clientes

De acordo com Souza, todos os itens da loja devem estar ao alcance da visão dos clientes. Para isso, as pilhas de produtos devem ter no máximo até 1,30 m. “Isso serve para que, em um olhar que ele passe pela loja, o cliente já possa visualizar tudo o que pode encontrar no estabelecimento”, detalha.

3 – Coloque produtos relacionados próximos uns dos outros.

aumentar a fidelidade dos clientes

“Todos os produtos que podem ser vendidos em conjunto, devem estar próximos na loja”, explica o coordenador de marketing do Grupo Gazin. Souza frisa que esse posicionamento dos itens pode favorecer a venda por impulso e gerar mais venda adicional.

4 – Crie ambientes completos para expor os produtos.

aumentar a fidelidade dos clientes

Outra dica de Souza é criar ambientes para mostrar como o produto poderá ficar na casa do cliente. Por exemplo: criar uma sala completa e decorada para mostrar como ficarão os móveis, o sofá e a televisão que a loja vende. “Tudo isso pode fazer o cliente ter vontade de comprar um daqueles produtos ou mais de um”, explica.

Aprenda mais sobre merchandising no varejo

Gostou das dicas? Elas mostram apenas um pedacinho de tudo o que você vai aprender assistindo à entrevista que realizamos com o coordenador de marketing do Grupo Gazin. No vídeo, de apenas seis minutos, ele fala sobre:

  • Como criar uma rota para o cliente dentro da loja.
  • Quais são erros de merchandising no varejo que precisam ser evitados.
  • A melhor maneira de expor os produtos na loja.
  • A importância do merchandising para as vendas adicionais.
  • Como os lojistas podem estar sempre aprendendo mais sobre merchandising no varejo.

Interessado? Aperte o play e confira as dicas de Souza sobre merchandising no varejo:

Artigos sobre merchandising no varejo citados no vídeo:

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Flaticon

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