Quer saber como decorar sua loja de maneira criativa para atrair clientes em busca de algo especial para presentear a pessoa amada no dia 12 de junho? Leia este artigo e inspire-se com algumas ideias e referências visuais de merchandising para o Dia dos Namorados que ajudarão a destacar seu estabelecimento nessa época!
Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor.
Em datas comemorativas, tais técnicas são fundamentais para destacar a loja e atrair mais clientes para o estabelecimento. Afinal, são momentos emocionais, e o apelo visual conta muito para que os consumidores se conectem com as propostas feitas pelas marcas.
Porém, para que ações de merchandising tragam resultados, você precisa ter em mente que não basta apenas espalhar alguns enfeites pela loja. Além disso, é essencial mostrar que o seu negócio se preparou para atender as necessidades dos consumidores nessas ocasiões.
→ Leia também: O papel do merchandising e da decoração nas datas comemorativas no varejo
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a enviar essa mensagem aos clientes que buscam presentes para o dia 12 de junho, apresentamos neste artigo algumas dicas, ideias e sugestões visuais para que o merchandising ajude a potencializar suas vendas de Dia dos Namorados. Acompanhe!
Agrupar os produtos de maneira diferente pode ajudar sua loja a entrar no clima do Dia dos Namorados.
Algumas dicas nesse sentido:
♥ Ao invés de simplesmente empilhar caixas, que tal, por exemplo, formar um coração com elas?
♥ E se você juntasse alguns produtos na vitrine formando a palavra “AMOR”?
Você já parou para pensar que a maneira como você dispõe os produtos pode contar uma história para os clientes? Pois é, e boas histórias envolvem e cativam. Portanto, ajudam a vender!
Algumas dicas nesse sentido:
♥ Você pode, por exemplo, montar uma cozinha completa com decoração de um jantar romântico para expor seus móveis e eletrodomésticos.
♥ Da mesma maneira, é possível também montar um “cineminha romântico” na vitrine para expor televisões e sofás. Que tal?
O tema geral nessa época é o amor. No entanto, se quiser de fato destacar sua loja, você pode utilizar uma temática específica relacionada a essa ocasião.
Algumas dicas de temas nesse sentido:
♥ “Cartas de amor”, com várias cartas românticas espalhadas pela loja.
♥ “Amor é tudo igual”, destacando a diversidade de casais.
♥ “Amor de cinema”, com fotos de vários casais famosos do cinema.
Uma forma interessante de evidenciar seu estabelecimento nessa época é criando um merchandising que ajude a aumentar o clima de “o amor está no ar”.
Algumas dicas nesse sentido:
♥ Um mural para que os clientes possam deixar sua declaração para a pessoa amada.
♥ Espalhe pela loja fotos dos colaboradores da loja com seus pares.
♥ Peça para os clientes enviarem fotos que serão expostas na loja – como incentivo, faça um concurso premiando a foto mais votada.
Outra ideia interessante é concentrar as ações em produtos-chave, que você já sabe que terá bastante saída nessa época. Para isso, baseie-se nas vendas dos Dia dos Namorados anteriores e nas tendências de vendas.
Algumas dicas nesse sentido:
♥ Espalhe pela loja caixas de presente com alguns itens estratégicos que você quer vender mais nessa época – já colocando aquele item na mente dos clientes como um possível presente.
♥ Vitrine com poucos itens ou apenas um produto, usando a decoração para ressaltá-los como possíveis presentes para o Dia dos Namorados.
Monte uma decoração atrativa e interativa, que faça com que as pessoas queiram tirar uma uma foto para compartilhar em suas redes sociais. Além de chamar mais clientes para sua loja, essa estratégia vai ajudar a divulgar sua marca na web.
Algumas dicas nesse sentido:
♥ Tenha um mural com vários corações coloridos, para que as pessoas tirem uma selfie na frente dele.
♥ Faça parceria com artistas da cidade para montar um mural temático para essa época – na fachada ou no interior da loja.
♥ Tenha um espaço para os casais tirarem uma foto romântica.
→ Leia também: 10 ideias de ações de marketing para o Dia dos Namorados
🥰Então, preparado para fazer sua loja entrar no clima romântico dessa época? 🥰
Esperamos que essas dicas e referências o inspirem a criar ações criativas e memoráveis para esse Dia dos Namorados.
Os artigos abaixo reúnem informações que ajudarão sua loja a utilizar o merchandising para vender mais e se conectar com os clientes não só no Dia dos Namorados, mas no ano inteiro!
» O merchandising e a experiência do cliente no varejo
» Como o merchandising pode ajudar a atrair e encantar clientes
» 10 erros de merchandising que prejudicam suas vendas
» 4 táticas de merchandising para aumentar suas vendas
» Infográfico: Como traçar a rota do cliente dentro da loja (+ planilha para mapear o fluxo do seu estabelecimento)
» E-book gratuito: Guia de Merchandising para Varejo
» Vídeo: Lições das lojas Gazin sobre Merchandising no varejo
Sucesso!