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Meta ESMART – saiba o que é e como ela pode ajudar sua loja a vender mais

Meta ESMART – saiba o que é e como ela pode ajudar sua loja a vender mais

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/03/15

É inegável a importância do estabelecimento de metas para o desenvolvimento individual e também das empresas como um todo. Existe até uma frase que diz que “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. É claro que você não quer que sua loja vá por “qualquer caminho”, certo?

Por isso, a leitura do artigo de hoje é imprescindível para que você não apenas entenda a importância de definir metas, mas também, e principalmente, para que você saiba qual é a maneira correta de fazer isso.

Para começar, vamos definir o que é uma meta:

Uma meta é um alvo, é um lugar onde você quer chegar e, portanto, é o que vai definir qual caminho você vai seguir.

 Mas você sabia que existem metas fracas e metas que são efetivamente fortes?

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Raul Candeloro, especialista em Vendas e diretor da revista VendaMais, explica o que é uma meta fraca mostrando alguns exemplos:

  • Quero mudar meus hábitos.
  • Realização pessoal.
  • Quero vender mais e melhor.
  • Preciso emagrecer.
  • Faculdade.
  • Quero ter muito sucesso.
  • Meu objetivo é conquistar meus sonhos.
  • Minha meta é alcançar minhas metas.

Sabe por que metas como essas são fracas?

Porque são metas que não motivam, não definem prioridades, não estabelecem exatamente o que precisa ser feito, ou o que precisa deixar de ser feito. Resumindo, são palavras jogadas ao vento que provavelmente não se tornarão realidade na prática.

Meta ESMART

Para fugir dessas metas que nunca sairão do papel, Raul aconselha a seguir o modelo ESMART, que diz que, para uma meta funcionar, ela precisa ser:

ESpecífica

Mensurável

Alcançável/atingível

Relevante

Ter um tempo para ser atingida

 Quer um exemplo de meta fraca e que pode ser transformada em meta ESMART?

 “QUERO VENDER MAIS”

Ok, esse é o objetivo de todos os lojistas. Mas, ainda assim, é uma meta fraca. Vamos explicar por que:

businessman-in-front-of-a-choice_23-2147505107Não é específica

Afinal, quanto a mais você quer vender? Quer vender mais produtos ou quer melhorar a lucratividade das vendas de uma maneira geral? São coisas diferentes! Você precisa definir exatamente o que você quer se deseja alcançar suas metas. Se não, por mais que você consiga bons resultados nunca sentirá que suas metas foram atingidas. Afinal, qual era a meta mesmo?

Não é mensurável

Se você não define exatamente o que e quanto a mais você quer vender, não tem como mensurar se essa meta está sendo atingida ou se já foi alcançada. Do jeito que a meta está apresentada, se você vender um real a mais pode dizer que já a bateu. Não é bem isso que estava pensando, é?

É alcançável?

Não dá para saber, já que você não definiu quanto a mais e o que a mais você quer vender. Sem a definição correta da meta, não é possível identificar se ela pode ou não ser alcançada, se precisa de ajustes ou deve ser mantida.

É relevante?

Se essa meta é importante para sua loja, ela tem, sim, relevância. Porém, uma relevância fraca e não-específica. Afinal, você quer vender mais por quê? Qual é o impacto que essas vendas a mais terão em seu negócio?

Não define tempo para ser atingida

Outra coisa que mostra que essa é uma meta é fraca é que ela não tem uma data limite para ser atingida. Você quer “vender mais”. Mas e se demorar cinco anos para vender mais? Essa meta ainda será relevante?

DICA IMPORTANTE

Raul ainda explica que uma meta forte é aquela que foca no objetivo de forma positiva e certeira. Por exemplo: não diga que “quer ter menos prejuízo” – isso é uma visão negativa – ou ainda que “quer estar vendendo mais ano que vem” – essa postura não dá a firmeza necessária para que a meta vire realidade.

Agora, um exemplo do que é uma meta ESMART:

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Vou vender 5% a mais de mix de produtos no próximo mês para aumentar o giro de estoque.

Note que a meta não é “Gostaria de vender…”, “Quero vender…”, “Quero estar vendendo…”, ela é certeira, positiva e pontual: VOU VENDER esse número a mais disso, até essa data, por causa daquilo.

Depois de estabelecer a sua meta ESMART vai ficar muito mais fácil definir o caminho para ir até onde você quer chegar. Avalie suas metas, reúna sua equipe e repense seus objetivos de forma mais específica e mensurável levando em conta a relevância de cada um deles e o tempo que levará para eles serem alcançados.

Assim, vocês saberão para onde querem ir e aumentarão as chances de chegar lá felizes, satisfeitos e lucrativos!

Boas vendas!

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