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Métricas do varejo online que podem ser utilizados nas lojas físicas

Métricas do varejo online que podem ser utilizados nas lojas físicas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/11/15

Uma das grandes vantagens que as lojas virtuais têm em relação às lojas físicas é o fato de que, na internet, os lojistas podem monitorar cada “passo” de seus prospects e consumidores. Com ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, é possível saber quantos visitantes um e-commerce recebeu em um dia, quanto tempo cada visitante passou no site, quais produtos foram mais pesquisados e até mesmo qual foi o percentual de usuários que comprou alguma coisa durante a visita.

Pois é, uma baita vantagem, já que na loja física é muito mais difícil ter esse acompanhamento constante, certo?

Mais ou menos…

No varejo off-line é possível, sim, ficar de olho no comportamento dos clientes para entender melhor como eles buscam os produtos e, assim, entender de que forma é possível melhorar a experiência de compra.

Nesse sentido, existem alguns indicadores que são utilizados no e-commerce que podem ser úteis também na sua loja física. São eles:

Contagem de visitantes

Para saber quantos visitantes você recebeu em sua loja em determinado período você pode utilizar equipamentos que monitoram com precisão o fluxo de visitantes ou, ainda, pedir para os vendedores anotarem quantos atendimentos realizaram. 

Por que isso é importante?

A partir do número de consumidores que entraram em sua loja, você pode saber quais dias foram mais movimentados, entendendo, assim, quais são as ações de marketing que atraem mais os clientes. Dessa forma, você poderá aumentar suas chances de fazer com que todos os dias sejam “dias bons”.

Tempo de visitação

Saber como atrair os clientes para sua loja não é o suficiente para conseguir bons resultados em vendas. É preciso, também, aprender a fazer com que eles fiquem na loja até que encontrem o que buscavam. Por isso, contabilizar o tempo de visitação é muito importante. Deixe um profissional dedicado um período na loja para observar o tempo médio que os consumidores gastam para comprar.

Por que isso é importante?

Sabendo a média de tempo que seu cliente gasta em sua loja, você pode direcionar as promoções de forma que ele consiga visualizar todas as possibilidades de compra naquele período da visita. Além também de criar ações com o objetivo de aumentar o tempo de permanência.

Identificação das zonas quentes e zonas frias

Zonas quentes são as áreas mais visitadas de uma loja, enquanto as zonas frias são aquelas em que os clientes quase não vão. Em nosso Guia de Merchandising para Varejo disponibilizamos uma planilha exclusiva para você mapear o fluxo de clientes dentro da loja. Clique aqui e saiba como baixar esse material gratuitamente.

Por que isso é importante?

Conhecendo as zonas quentes e frias da sua loja você identificará quais são os lugares em que pode colocar os produtos que deseja que fiquem em destaque e quais áreas precisam ser melhoradas. A partir desse relatório será possível definir o desenho ideal de sua loja.

Taxa de conversão

Saber quantos consumidores entraram na loja é importante, mas também é essencial entender quantos efetivamente compraram. E é disso que trata a taxa de conversão. Para encontrar esse índice, basta multiplicar o número de clientes que compraram por 100 e dividir pelo número de clientes que visitaram a loja.

Por que isso é importante?

A taxa de conversão ajuda você a entender quais promoções estão dando mais retorno, como sua loja está em relação a seus concorrentes e ainda torna possível a identificação dos motivos que influenciam baixas nas vendas. Para saber mais sobre esse índice, clique nos textos abaixo:

indicadores varejo 1

Você já mede algum desses indicadores aí em sua loja? Compartilhe sua opinião e experiência conosco deixando um comentário aqui embaixo. Se tiver alguma dúvida, também gostaríamos de saber, para poder escrever mais sobre os assuntos que podem lhe ajudar no seu dia a dia.

Boas vendas!

Imagem: freepik

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