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6 péssimos motivos para querer começar a vender pela internet

6 péssimos motivos para querer começar a vender pela internet

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/10/17

Muita gente inicia suas operações web de forma equivocada, com objetivos que não estão alinhados com a realidade de vendas do ambiente virtual. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Conheça a seguir seis péssimos motivos para querer começar a vender pela internet e evite cair nessas armadilhas. Além disso, entenda também quais são as motivações certas para ter um e-commerce de sucesso e inspire-se para iniciar seu trabalho na web!

6 péssimos motivos para começar a vender pela internet

“Quero abrir uma loja virtual porque esse tipo de negócio não exige tanta dedicação como uma empresa física.” Está aí o primeiro indício de que você não entende direito o mundo das vendas pela internet – e, por isso, talvez deva repensar essa ideia. 

Operações de vendas na web são complexas e exigem conhecimento de mercado e uma estrutura segura para os processos acontecerem!

E, detalhe: esse é apenas um dos piores motivos para começar a vender pela internet. Conheça outros a seguir e avalie se você está no caminho certo para alcançar o sucesso no e-commerce ou se precisa ajustar sua visão sobre o negócio online. Às vezes, é melhor ficar onde se está do que dar um passo para um ambiente completamente desconhecido e desconectado da sua missão, dos seus objetivos e dos seus valores.

Vamos lá?

1 – “A LOJA ONLINE SERÁ UM HOBBY . O TRABALHO DE VERDADE É NO VAREJO FÍSICO”

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As atividades de um hobby são opcionais, certo? Você não é obrigado a fazê-las. Porém, as responsabilidades de um gestor de uma loja virtual não são opcionais. Você terá obrigações a cumprir, assim como em uma loja física.

Encarar o negócio como um hobby pode ser uma armadilha fatal para sua empresa. Mesmo que você consiga conciliar outras atividades (pessoais ou profissionais) com o e-commerce, é fundamental encarar a loja virtual como uma organização como outra qualquer – que exige dedicação e cuidados diários.

Aprenda mais:

2 – “VENDER NA INTERNET É MAIS FÁCIL”

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Em certo nível, este pensamento não está totalmente incorreto. Abrir uma loja na internet tem suas facilidades – ainda mais no mundo atual, com tantas ferramentas digitais que facilitam esse processo.

No entanto, o processo de vendas na internet é complexo. Não basta expor um produto na página e achar que a mágica da venda vai acontecer. Assim como em qualquer negócio, é preciso criar ações de marketing específicas para o seu público, acompanhar o comportamento do consumidor e investir no relacionamento pós-venda.

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3 – “NÃO VOU PRECISAR INVESTIR MUITO NA LOJA ONLINE”

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Achar que não vai precisar investir no negócio online é um péssimo motivo para começar a vender pela internet. Esse é um erro que pode acabar gerando prejuízos e dívidas ao empresário.

Existem alguns custos importantes para a manutenção de um e-commerce. Para citar apenas alguns: plataforma do site, ferramentas de pagamento online, logística, fornecedores de produtos e serviços, SAC… As semelhanças com a loja física não são à toa. Vendas online exigem tanto investimento quanto operações offline!

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4 – “QUALQUER UM PODE ABRIR UM E-COMMERCE” 

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Um péssimo motivo leva a outro: por achar que é fácil e que não exige tanto investimento, muitas pessoas acreditam que qualquer um pode abrir um e-commerce. Grande erro! Como já afirmamos, uma loja online precisa ser encarada como uma empresa, não como uma aventura ou um hobby.

Vender pela internet exige, primeiro, conhecimento do mercado. Caso contrário, fica muito difícil atrair o público certo para o site e, consequentemente, os resultados serão ruins. Além disso, é importante também ter conhecimentos de gestão no varejo e do ambiente digital e suas tendências para fazer um trabalho de qualidade na web.

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5 – “POSSO FAZER TUDO SOZINHO”

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Você até pode fazer tudo sozinho, mas vai acabar com tantas tarefas acumuladas que a qualidade dos serviços prestados e dos processos vai ser prejudicada – e, consequentemente, seus resultados de vendas serão piores do que você imagiava.

Para fazer tudo sozinho, o empresário precisará:

  • Desenvolver a plataforma do site.
  • Criar e monitorar as ações de marketing em diferentes canais.
  • Fazer a gestão do estoque e a gestão financeira.
  • Acompanhar os processos de vendas.
  • Enviar os produtos para os clientes.
  • Atender os chamados no SAC… Ufa!

É irreal achar que uma pessoa pode administrar um negócio como esse sozinha. Mesmo que você não tenha uma equipe interna, pode ser que precise contratar alguns fornecedores de serviços – o que, por sua vez, exige também gestão e investimento nesses profissionais.

Aprenda mais:

6 – “VOU TER UM RETORNO MUITO RÁPIDO”

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“E-commerce = custos baixos e retorno rápido.”

Tá aí uma doce ilusão! E, também, uma péssima razão para começar a vender pela internet!

Uma loja virtual precisa de tempo para “engrenar” e começar a dar resultados e lucro efetivos – especialmente se a marca é nova ou não é conhecida na web.

Assim, é importante entender que, como qualquer outra empresa, uma loja online no início de suas operações precisa de uma força a mais para conseguir se destacar na web. Pode ser, por exemplo, que nos primeiros meses você tenha que ter gastos extras com ações de marketing para atrair os clientes. Isso é fundamental para criar sua presença no ambiente online e, aí sim, começar a ver os resultados a aparecerem.  

Leve isso em consideração na hora de decidir começar a vender pela internet!

Aprenda mais:

Os motivos certos para vender pela internet!

começar a vender na internetMas, calma, não queremos que você ache que vender pela internet é uma cilada. Nada disso! Atuar na web é fundamental para estar alinhado com o consumidor atual e estamos aqui para ajudá-lo nesta jornada!

Mas quais são, então, as motivações certas para vender pela internet?“, você deve estar se perguntando.

O vídeo abaixo responde esse questionamento:

  • Aumentar o raio de alcance de sua marca e as possibilidades de vendas.
  • Acompanhar as principais tendências do mercado.
  • Ter uma loja aberta 24 horas por dia.
  • Estar presente nos canais que o consumidor atual está.
  • Ter a possibilidade de aumentar o mix de produtos.

Todos esses são excelentes motivos para começar a vender pela internet!

Aprenda mais sobre como vender na web:

  • começar a vender na internetSe você precisa de ajuda para seus primeiros passos nas vendas online, clique aqui e baixe nosso Guia do e-commerce para o pequeno varejista.
  • Além disso, constantemente publicamos no Blog do Varejo dicas sobre como vender pela internet de maneira eficiente e segura – clique aqui e acesse estes conteúdos.

Outros vídeos

A playlist disponibilizada abaixo reúne vídeos em que especialistas dão dicas importantes sobre como vender pela internet e explicam a importância da presença da loja no ambiente virtual. Dê o play, assista a todos os vídeos e aprenda mais sobre como ter um e-commerce de sucesso!

Agora é com você! Use tudo isso a seu favor antes de dar seus primeiros passos no mundo das lojas virtuais e comece essa empreitada muito melhor preparado. Assim, será muito mais fácil você conseguir se destacar na web!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Freepik; Flaticon

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