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Mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros

Mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros

Por Redação Blog Gazin Atacado • 3/07/17

Você já deve ter notado que a forma como o cliente realiza suas decisões de compra vive mudando. Isso porque os comportamentos dos consumidores estão diretamente ligados com as movimentações do mercado. No Brasil, por exemplo, com a recente crise econômica pela qual o país passou, os hábitos de compra dos brasileiros também sofreram alterações.

Contudo, você pode enxergar nessas mudanças oportunidades para se destacar e conquistar ainda mais clientes! Confira a seguir as principais transformações nos hábitos de compra dos brasileiros e prepare-se para atender as necessidades atuais do seu público.

Mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros

hábitos de compra dos brasileirosA pesquisa Total Retail 2017, realizada pela consultoria PwC, destaca um perfil de cliente que você deve conhecer: aquele que deseja fazer mais com menos!

Foram entrevistados consumidores de 29 países e, no Brasil, a pesquisa ouviu mil pessoas. Veja a seguir as principais conclusões da pesquisa e entenda como sua loja pode se preparar para estar alinhada aos novos hábitos de compra dos brasileiros:  

63% dos entrevistados realizaram mais pesquisas antes de comprar.

hábitos de compra dos brasileiros

Por conta das dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos, antes de adquirir um novo produto, os brasileiros intensificaram as pesquisas no ano passado, indo a várias lojas em busca do melhor preço e da melhor oportunidade.

Isso quer dizer que mais clientes visitarão sua loja procurando um produto específico e, além do preço, o atendimento fará toda a diferença na decisão de compra. Nesse sentido, saber como vender os benefícios dos produtos será um ponto importante para conseguir driblar as objeções focadas apenas no preço.

Aprenda mais:

Para 88% dos clientes, o nível de conhecimento do vendedor é muito importante.

hábitos de compra dos brasileiros

experiência que o consumidor terá dentro de sua loja vai fazer toda a diferença na sua decisão de compra. Os clientes gostam de vendedores atenciosos, que entendem do produto que estão vendendo.

Além disso, 80% afirmaram que gostam quando o profissional se dispõe a verificar se tem o produto no estoque em outras lojas ou no meio on-line, e 73% dos clientes são atraídos por ofertas personalizadas.

Aprenda mais:

55% das pessoas realizam compras em lojas físicas.

hábitos de compra dos brasileiros

O uso da internet como canal de consumo é uma das principais mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros. Ainda que mais da metade dos entrevistados no país afirmem terem comprado em lojas físicas, a preferência por esse meio de compra vem diminuindo cada vez mais – em 2012, 70% dos consumidores preferiam as lojas físicas.

Nesse sentido, para se manter relevante e conquistar os consumidores da atualidade, é importante que sua loja considere investir em e-commerce. Diversificar os canais de venda vai aumentar o alcance de sua marca e as oportunidades de vendas.

Aprenda mais:

53% dos brasileiros pesquisam produtos online.

hábitos de compra dos brasileiros

Além de comprar na web, mais da metade dos consumidores no Brasil também usa a internet para pesquisar sobre os produtos que querem adquirir – enquanto a média mundial é de 44%.

Outro dado importante levantado pela pesquisa é que 53% dos entrevistados no país afirmaram gostar de receber ofertas no smartphone e 55% utilizam o aparelho para finalizar as compras.

Para acompanhar essas mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros, sua loja precisa construir uma forte presença online, oferecendo as informações que os clientes buscam, e também ter um site que se adapte aos dispositivos móveis.

Aprenda mais:

40% dos clientes se sentem motivados a comprar ao visitar as redes sociais da loja.

hábitos de compra dos brasileiros

“O brasileiro acessa com frequência as redes sociais e tem utilizado cada vez mais este canal para trocar experiências de consumo”, diz Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em Varejo e Consumo.

Por isso, mantenha suas páginas nas redes sociais sempre atualizadas com conteúdo relevante. Além disso, monitore de perto as avaliações que recebe dos clientes por lá, pois 61% das pessoas levam em consideração os feedbacks e comentários sobre sua loja nas redes sociais.

Aprenda mais:

hábitos de compra dos brasileiros

Essas foram algumas das principais mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros identificadas pela pesquisa Total Retail 2017. Ainda segundo o estudo, apesar de essas alterações terem origem na crise econômica, o consumidor deve manter seus novos hábitos mesmo com a melhora da economia, o que trará maior competição ao setor varejista no país.

Por isso, entender essas mudanças é extremamente importante para que o seu negócio se mantenha competitivo e relevante no mercado.

E se você notou alguma outra alteração nos hábitos de compra dos brasileiros que não foi citada na pesquisa, deixe um comentário aqui embaixo. Sua opinião e seu conhecimento são muito valiosos para que possamos conhecer melhor o mercado e, assim, oferecer mais conteúdo qualificado.

Boas vendas!

Imagens: FreepikFlaticon

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