Você já deve ter notado que a forma como o cliente realiza suas decisões de compra vive mudando. Isso porque os comportamentos dos consumidores estão diretamente ligados com as movimentações do mercado. No Brasil, por exemplo, com a recente crise econômica pela qual o país passou, os hábitos de compra dos brasileiros também sofreram alterações.
Contudo, você pode enxergar nessas mudanças oportunidades para se destacar e conquistar ainda mais clientes! Confira a seguir as principais transformações nos hábitos de compra dos brasileiros e prepare-se para atender as necessidades atuais do seu público.
A pesquisa Total Retail 2017, realizada pela consultoria PwC, destaca um perfil de cliente que você deve conhecer: aquele que deseja fazer mais com menos!
Foram entrevistados consumidores de 29 países e, no Brasil, a pesquisa ouviu mil pessoas. Veja a seguir as principais conclusões da pesquisa e entenda como sua loja pode se preparar para estar alinhada aos novos hábitos de compra dos brasileiros:
Por conta das dificuldades econômicas enfrentadas nos últimos anos, antes de adquirir um novo produto, os brasileiros intensificaram as pesquisas no ano passado, indo a várias lojas em busca do melhor preço e da melhor oportunidade.
Isso quer dizer que mais clientes visitarão sua loja procurando um produto específico e, além do preço, o atendimento fará toda a diferença na decisão de compra. Nesse sentido, saber como vender os benefícios dos produtos será um ponto importante para conseguir driblar as objeções focadas apenas no preço.
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A experiência que o consumidor terá dentro de sua loja vai fazer toda a diferença na sua decisão de compra. Os clientes gostam de vendedores atenciosos, que entendem do produto que estão vendendo.
Além disso, 80% afirmaram que gostam quando o profissional se dispõe a verificar se tem o produto no estoque em outras lojas ou no meio on-line, e 73% dos clientes são atraídos por ofertas personalizadas.
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O uso da internet como canal de consumo é uma das principais mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros. Ainda que mais da metade dos entrevistados no país afirmem terem comprado em lojas físicas, a preferência por esse meio de compra vem diminuindo cada vez mais – em 2012, 70% dos consumidores preferiam as lojas físicas.
Nesse sentido, para se manter relevante e conquistar os consumidores da atualidade, é importante que sua loja considere investir em e-commerce. Diversificar os canais de venda vai aumentar o alcance de sua marca e as oportunidades de vendas.
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Além de comprar na web, mais da metade dos consumidores no Brasil também usa a internet para pesquisar sobre os produtos que querem adquirir – enquanto a média mundial é de 44%.
Outro dado importante levantado pela pesquisa é que 53% dos entrevistados no país afirmaram gostar de receber ofertas no smartphone e 55% utilizam o aparelho para finalizar as compras.
Para acompanhar essas mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros, sua loja precisa construir uma forte presença online, oferecendo as informações que os clientes buscam, e também ter um site que se adapte aos dispositivos móveis.
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“O brasileiro acessa com frequência as redes sociais e tem utilizado cada vez mais este canal para trocar experiências de consumo”, diz Ricardo Neves, sócio da PwC e especialista em Varejo e Consumo.
Por isso, mantenha suas páginas nas redes sociais sempre atualizadas com conteúdo relevante. Além disso, monitore de perto as avaliações que recebe dos clientes por lá, pois 61% das pessoas levam em consideração os feedbacks e comentários sobre sua loja nas redes sociais.
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Essas foram algumas das principais mudanças nos hábitos de compra dos brasileiros identificadas pela pesquisa Total Retail 2017. Ainda segundo o estudo, apesar de essas alterações terem origem na crise econômica, o consumidor deve manter seus novos hábitos mesmo com a melhora da economia, o que trará maior competição ao setor varejista no país.
Por isso, entender essas mudanças é extremamente importante para que o seu negócio se mantenha competitivo e relevante no mercado.
E se você notou alguma outra alteração nos hábitos de compra dos brasileiros que não foi citada na pesquisa, deixe um comentário aqui embaixo. Sua opinião e seu conhecimento são muito valiosos para que possamos conhecer melhor o mercado e, assim, oferecer mais conteúdo qualificado.
Boas vendas!