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Natal no varejo: dicas práticas para aproveitar bem a data

Natal no varejo: dicas práticas para aproveitar bem a data

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/12/18

Todo profissional de vendas que atua no varejo sabe que o Natal é uma data promissora. Afinal, a tradição da troca de presentes faz com que nesta época do ano vender seja mais fácil do que nunca.

Quer dizer, será que é assim mesmo? Na verdade, não. Se você não fizer a sua parte, as vendas não cairão do céu!

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a ter um excelente Natal em vendas este ano, hoje, dando continuidade a nossa série de conteúdos natalinos, batemos um papo com Ricardo Pastore.

Na conversa, Pastore, que é coordenador e professor do Núcleo de Estudos do Varejo da ESPM e tem mais de 30 anos de carreira como consultor em varejo, falou sobre os erros que os varejistas mais cometem em tempos de Natal, contratação de temporários, fidelização de clientes e muito mais. Acompanhe!

Blog do Varejo – Quais são os principais erros que os varejistas cometem nas vendas de Natal? O que é preciso fazer para evitá-los?

Ricardo Pastore – Vendas de NatalRicardo Pastore – Um dos erros mais comuns é a ruptura de estoques.

O Natal é o principal evento do calendário e a loja precisa estar bem abastecida. O risco então passa a ser comprar demais e sobrar ou comprar de menos e faltar.

A saída é a realizar um planejamento correto, com uso de tecnologias para previsão de demanda.

Além disso, deve-se manter a rotina de inventários em dia. Quem controla estoques dorme com a cabeça tranquila. Porém, quem ainda não consegue manter rotinas e ferramentas de controle, pode tomar um susto a qualquer momento.

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Especialista dá dicas para uma gestão de estoque eficiente – no Natal e o ano inteiro

O que levar em conta na hora de decidir se é preciso contratar profissionais temporários?

A contratação de profissionais já é uma tradição. A loja ganha com isso e muitos dos temporários acabam sendo contratados, pois apresentam bom desempenho. Mas são os processos operacionais da loja que ditarão a necessidade de contratação de um número maior ou menor de profissionais.

A sugestão é fazer uma revisão dos processos, planejar fases da operação que demandem número menor de pessoas e implantar as mudanças.

Por exemplo: adotar o autosserviço ao máximo, organizar as filas e facilitar pacotes e embalagens. Além disso, o pagamento é uma etapa importante; o tempo de emissão do tícket conta muito. Portanto, agilize esse momento.

Para garantir que os temporários se encaixem na equipe é preciso definir o perfil antecipadamente e oferecer condições atraentes para atrair os melhores. Depois, criar um ambiente e ações motivacionais para reter e manter a equipe motivada e em alta produção.

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Como contratar e treinar vendedores temporários para o Natal

O que é possível fazer para garantir que os clientes do Natal se tornem clientes fiéis?

É preciso superar as expectativas.

Para isso, é preciso deixar a loja impecável, atender com atenção, oferecer uma seleção de produtos diferenciada e inovadora e preços competitivos.

Neste sentido, a sugestão é buscar o feedback do cliente depois da campanha para identificar os pontos fortes e fracos e manter o relacionamento.

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programas de fidelidade na hotelaria

Que tipo de promoções podem trazer bons resultados nas vendas de Natal? Por outro lado, o que não funciona?

Depende da estratégia da loja.

Aquelas que optam por preço devem fazer promoções de alto impacto. Ou seja, preço baixo + grande pilhas de produtos.

Porém, aquelas que se diferenciam por qualidade devem garantir que suas campanhas sejam cuidadosamente planejadas, para que a comunicação e a execução valorizem esse posicionamento.

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Que cuidados é preciso tomar para garantir que os clientes tenham uma boa experiência no Natal?

Em primeiro lugar, é preciso conhecer de fato os clientes, seus perfis de consumo, suas características de compra, sua frequência de idas à loja, entre outras informações.

Conhecendo o cliente ou os diversos perfis de clientes, é possível, então, direcionar campanhas quase que customizadas. Assim, os clientes vão se sentir comprando em uma loja pensada para eles e terão o que chamamos de experiência perfeita.

O que todo varejista deveria fazer para garantir que este seja o melhor Natal em vendas de todos os tempos?

  • Minimizar os erros anteriores;
  • Garantir o funcionamento básico;
  • Incluir inovações em produtos, ambientes, atendimento, serviços.

Os clientes gostam que a loja de sua preferência esteja atualizada, pois isso é motivo de orgulho para o cliente, que chega a afirmar aquela loja como “a minha loja”. Portanto, dê ao seu cliente uma loja que dê a ele orgulho de comprar.

Quer ter acesso a mais dicas sobre como vender mais neste Natal? Confira todo nosso conteúdo sobre o tema clicando aqui.

 

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