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A nova geração de consumidores e o varejo físico

A nova geração de consumidores e o varejo físico

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/01/18

Não é segredo para ninguém: a nova geração de consumidores é altamente conectada e está sempre com o smartphone em mãos. E não podia ser diferente. Afinal, os indivíduos da geração Z (que têm entre 13 e 17 anos) nasceram na era digital e estão crescendo com a internet!

Mas você já parou para pensar sobre como esse perfil digital influencia a decisão de compra dessa nova geração de consumidores?

Ao contrário do que muitos pensam, os clientes da geração Z não utilizam apenas plataformas digitais. Apesar de se apoiarem na web para pesquisar e comprar produtos e serviços, eles também valorizam a experiência em lojas físicas!

É o que apontam diversos levantamentos realizados nos Estados Unidos e divulgados recentemente pela eMarketer – uma das principais consultorias de pesquisas sobre vendas e marketing.

Confira as principais descobertas dos estudos focados na geração Z e saiba como atrair a nova geração de consumidores para a sua loja física. Você vai ver como contar com o apoio de plataformas digitais pode ajudá-lo a prosperar!

A nova geração de consumidores e o varejo físico

Uma geração mais multicanal

nova geração de consumidores

A nova geração de consumidores valoriza a experiência multicanal. Ou seja: quer ter acesso a ferramentas digitais no processo de compra e também quer ter a possibilidade de interagir com os produtos na loja física. Estes dados comprovam isso:

  • 65% dos consumidores da geração Z compram produtos online para retirar na loja.
  • 33% dos clientes desse grupo esperam poder comprar na web e retirar na loja.
  • 48% dos consumidores da nova geração esperam poder trocar na loja física produtos que compraram online.
  • 54% dos consumidores da geração Z preferem fazer compras de volta às aulas em lojas físicas.
  • 30% disseram que compram tanto online quanto em lojas físicas.

Para oferecer uma experiência multicanal alinhada às expectativas da nova geração de consumidores, você precisa pensar em maneiras de integrar os processos off-line e online de sua loja.

Baixe nosso e-book “Multicanal para pequenos varejistas” e aprenda a dar os primeiros passos nesse sentido.

O desafio do showrooming

nova geração de consumidores

Showrooming acontece quando um cliente vai até a loja física para olhar e experimentar um produto, mas acaba comprando pela internet. Os clientes da nova geração são extremamente adeptos a essa prática!

  • 34% dos clientes da geração Z realizam compras em uma determinada loja online no mesmo momento em que estão no ambiente físico daquela loja.
  • 54% visitam a loja física, mas fazem compras via celular em sites de lojas concorrentes.

Portanto, para fazer os clientes da nova geração comprarem de sua loja, é preciso ter uma presença forte na web!

Os artigos abaixo podem ajudá-lo nesse sentido. Não deixe de ler!

O poder das redes sociais

nova geração de consumidores

Quer chamar a atenção da nova geração de consumidores? Invista na comunicação via redes sociais! Afinal, esse é o principal canal de informação para esse público.

  • A geração Z é o único grupo que coloca redes sociais acima de promoções e descontos como a melhor forma de ficar sabendo sobre algum produto ou marca.
  • Os millennials são mais influenciados pela experiência na loja. Já as decisões de compra da geração Z são condicionadas por “influenciadores” das redes sociais.

Isso mostra que para atrair a nova geração de consumidores para sua loja, é preciso criar ações estratégicas nas mídias sociais. Seja com campanhas direcionadas a esse grupo nesses canais e/ou usando influenciadores digitais para divulgar seu estabelecimento nas redes.

Estes artigos ensinam como colocar essa estratégia em prática:

Tudo isso comprova que você não precisa temer a nova geração de consumidores. Pelo contrário, precisa aprender a lidar com ela!

E nós queremos ajudá-lo nessa missão. Então, se você ficou com alguma dúvida sobre o que apresentamos aqui, deixe um comentário com suas perguntas. Será um prazer esclarecer essas questões e ajudá-lo a atrair e conquistar a nova geração de consumidores.

Agora é com você! Mãos à obra e boas vendas (para a nova geração de consumidores e também para as velhas)!

Leia também:

Como atrair e conquistar consumidores da geração Z

Informações: eMarketerHRC Retail Advisory  

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