Em janeiro, aconteceu em Nova York o NRF 2018: Retail’s Big Show, o evento mais importante do mundo na área de varejo. No geral, o encontro trouxe duas mensagens importantes para quem atua neste mercado:
1 – Ao mesmo tempo em que a tecnologia deve estar cada vez mais presente nos processos do varejo, o foco nas relações e no contato humano nunca foi tão importante.
2 – Apesar do crescimento das vendas online e das ferramentas digitais, as lojas físicas serão cada vez mais importantes no processo de compra do consumidor.
Quer saber mais sobre as tendências apontadas na NRF 2018?
Continue lendo este artigo, entenda as mudanças que devem acontecer no varejo este ano e prepare seu negócio para acompanhar as movimentações do mercado e dos consumidores.
Nós analisamos as principais coberturas do NRF 2018 e listamos a seguir as tendências apontadas durante o evento.
Atenção!
Muitas das tendências listadas são referentes a movimentações de mercado que já estão acontecendo, e sobre as quais já falamos aqui no Blog do Varejo. Então, fique atento aos artigos indicados ao longo do texto para saber mais sobre cada uma dessas tendências.
Neste ano devemos presenciar um crescimento ainda maior da relevância da loja física. A tecnologia não deve eliminar esse ponto de contato presencial com o cliente. O que deve acontecer, na verdade, é a transformação desse ambiente de compra. Cada vez mais as lojas estarão focadas na experiência do cliente.
O NRF 2018 mostrou que a loja física deve ainda assumir novos modelos de vendas. Por exemplo:
Aprenda mais:
Nem produtos, nem preços. O que mais influencia a decisão de compra do consumidor atual é a experiência. É a experiência que o cliente tem com a empresa que faz toda a diferença para que ele escolha comprar e se relacionar com uma marca no longo prazo.
No NRF 2018, especialistas apontaram que tornar a experiência de compra agradável é crucial para conquistar os consumidores da atualidade. E isso vale não somente para a loja física. Todo ponto de contato do consumidor com a marca conta para a construção da experiência do cliente.
Por isso, mais do que investir em um bom atendimento, a comunicação em todos os canais deve levar em conta aspectos como:
Aprenda mais:
A inteligência artificial (IA) foi um tema em destaque na NRF 2018. Além disso, robótica, machine learning, realidade virtual, reconhecimento facial e de voz e outros temas relacionados também indicaram que o varejo do futuro já está sendo construído agora.
As tecnologias mais avançadas devem ser cada vez mais utilizadas no relacionamento com o consumidor para:
Aprenda mais:
Provadores com sistema digital para o cliente fazer pedido, etiquetas digitais que atualizam os preços de maneira automática, beacons e self check-out foram algumas das tecnologias em destaque na NRF 2018.
Como o foco deve estar cada vez mais na experiência do cliente, as ferramentas do varejo devem estar focadas em:
Aprenda mais:
Com tudo isso em mente, você pode se perguntar: “Eu preciso seguir todas essas tendências?”. A resposta é “não”. O importante é você conhecê-las, entendê-las e começar a se preparar para ver elas tomando conta do mercado. Aos poucos, você pode ir adaptando a sua empresa a essa nova realidade.
Enquanto esse dia não chega aí em sua loja, cuide do básico. Treine sua equipe para atender melhor os clientes, busque entender o que os consumidores que frequentam sua loja querem, aprimore seus serviços… Enfim, esforce-se para ser cada dia melhor. Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!
Sucesso e boas vendas!
A seguir, confira outros artigos aqui do Blog do Varejo que vão ajudá-lo a entender melhor os consumidores da atualidade e as principais previsões para o futuro do varejo.
Depois de ler essas dicas e informações, você vai estar muito mais apto para acompanhar as mudanças do mercado e dos consumidores. Agora, queremos saber:
- Ficou com alguma dúvida?
- Gostaria que explorássemos algum tema específico mais a fundo?
- O que você considera como a principal dificuldade para acompanhar essas tendências?
Deixe um comentário abaixo. Suas sugestões e dúvidas podem servir de inspiração para nossos próximos artigos!
Estou cada vez mais tentando me atualizar com a era digital, em particular acredito que será às nossas novas influenciadores…