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O Dia dos Pais e as oportunidades de vendas

O Dia dos Pais e as oportunidades de vendas

Por Redação Blog Gazin Atacado • 21/07/16

Toda data comemorativa pode ser sinônimo de mais vendas para o varejo. No entanto, não basta simplesmente abrir as portas de sua loja e deixar os clientes entrarem para conseguir os melhores resultados possíveis em uma ocasião como o Dia dos Pais; é preciso trabalhar – e muito!

Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a potencializar suas vendas de hoje até o dia em que os presenteados serão os pais (e as outras pessoas que desempenham esse papel), reunimos a seguir dicas simples e práticas que funcionarão como o empurrãozinho extra que você precisa para comemorar o atingimento de suas metas e a construção de um relacionamento de longo prazo com os clientes que passam pela sua loja nesse período. Acompanhe e aproveite!

6 erros que podem prejudicar suas vendas de Dia dos Pais

Antes de revelar o que sua loja precisa fazer para se beneficiar desta importante data, vamos falar sobre o que você não deve fazer daqui até o dia 14 de agosto. Afinal, manter os erros mais cometidos pelos lojistas nas semanas que antecedem a quarta data mais importante para o varejo longe da sua empresa é o primeiro passo para conseguir bons resultados.

1. Não se planejar corretamente

ciclos01Tudo começa, sempre, com um bom planejamento. Sem uma estruturação de ideias, um cronograma de ações bem pensado, objetivos, estratégias e táticas bem definidos, as promoções serão malfeitas e as ofertas, mal pensadas. Isso, ao invés de potencializar suas vendas, pode prejudicar os resultados e a imagem de sua loja. Não é o que você quer, é?

Dica de leitura:

Quer saber como se planejar corretamente para o Dia dos Pais e para as outras datas comemorativas que têm potencial de contribuir para a melhora de seus resultados? CLIQUE AQUI e leia o artigo que escrevemos sobre os ciclos do varejo e sobre como se preparar para eles.

2. Ignorar a homenagem

Deixar o Dia dos Pais passar em branco pode não só danificar as vendas deste ano, como também as dos próximos. Para entender a lógica por trás desse raciocínio, pense o seguinte: se um cliente for até sua loja este ano e perceber que você não se preparou para ajudá-lo a escolher o melhor presente para o pai dele, com certeza ele não vai voltar no ano que vem, certo? Então, não deixe de incluir essa importante data no calendário de promoções e ofertas anuais de sua empresa. Assim, você irá garantir que as coisas fluam da melhor maneira possível sempre que o segundo domingo de agosto se aproximar.

fathers-day-cards_23-21475085453. Ficar só nas “promoções-clichê”

A falta de criatividade pode ser fatal no varejo. Com tanta concorrência, ser apenas mais uma loja no meio de uma infinidade vai fazer o seu Dia dos Pais ser um fiasco. Por isso, é importante ser criativo na hora de criar as promoções, ofertas e ações de marketing para essa data. Pense nos diferentes tipos de pais e crie campanhas diferenciadas para essa época do ano.

4. Não entender quem é o real público de sua loja nessa data

Outro grande erro que muitos lojistas cometem no Dia dos Pais é focar apenas na figura do pbest-family-ever_23-2147512342ai e se esquecer dos seus reais clientes nesse dia: os filhos, as esposas, os sobrinhos, os afilhados e assim por diante. Sim, porque são essas as pessoas que irão comprar os presentes para os pais (ou para as suas figuras paternas). E não os próprios pais!

Além disso, é preciso entender que diferentes pessoas podem desempenhar o papel de pai – um tio que ajudou na criação, a mãe solteira que sempre fez o papel de pai, o avô que é o segundo pai… Enfim, pais não são todos iguais para todo mundo! E você precisa mostrar que sabe disso nas suas ações de vendas para a data.

5. Não aproveitar a data para conhecer e se aproximar de seus clientes

O cliente estará em sua loja para comprar um presente para alguém especial para ele. Isso pode dizer muito sobre quem ele é, qual é a sua história e quais são suas preferências e necessidades. Portanto, se você ficar só no básico – entregar o que ele pedir e pronto –, vai perder uma grande oportunidade de conhecer a fundo seu consumidor – o que pode garantir muitas vendas no futuro!

6. Não preparar os vendedores

business-team-with-an-idea_23-2147534052Muitos dos erros que citamos até aqui têm origem na falta de preparo dos vendedores para que eles possam aproveitar de verdade a oportunidade de vender mais no Dia dos Pais. Se sua equipe não entender quem são os verdadeiros clientes, se não estiver disposta a conhecer a história do consumidor e não aproveitar a data para entender melhor o perfil do público da loja, pode ter certeza: os resultados ficarão muito abaixo do esperado. É seu papel não deixar que isso aconteça. Você precisa capacitar sua equipe para esta data – e para todas as outras, aliás!

Dica de leitura:

Já falamos sobre como treinar sua equipe de vendas para o Dia das Mães. Mas as dicas também servem para o Dia dos Pais, CLIQUE AQUI e confira.

5 dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais

Evitar os erros citados acima é importante, mas só isso não basta para ter um excelente resultado em vendas na campanha de Dia dos Pais. Para isso, é preciso pensar em ações específicas para aproveitar essa data especial. Se você ainda não sabe o que fazer, as dicas a seguir podem ajudá-lo. Tome nota!

Aproveite a ocasião para conhecer seus clientes

two-employees-speaking_1133-99Uma das missões de vida dos vendedores é sempre conversar com os clientes e garantir que as informações relevantes para a continuidade da relação sejam registradas no sistema depois que ele vai embora. E em épocas de datas comemorativas, isso se torna ainda mais importante.

Com os dados coletados este ano, no Dia dos Pais do ano que vem, por exemplo, sua loja poderá enviar um e-mail sugerindo que ele atualize o modelo de celular que ele deu para o pai dele no último Dia dos Pais, mostrando um conhecimento que facilita (e muito) a venda!

Essa é apenas uma ideia de como usar os dados de seus clientes para vender mais – e satisfazer as necessidades deles. Use sua criatividade para pensar em outras possibilidades!

Conheça os tipos de pais

Nesta data, sua equipe de vendas precisa estar preparada para atender às necessidades dos diversos tipos de pais. Os clientes podem estar comprando presente para:

  • dicas-de-vendas-para-o-dia-dos-pais-2O pai biológico.
  • O padrasto.
  • O avô.
  • O amigo que é pai.
  • O irmão que é pai.
  • O padrinho.
  • O filho (que também é pai).
  • A mãe que é pai ao mesmo tempo.

Saber que existem esses diferentes “alvos” no Dia dos Pais pode ajudá-lo a criar kits especiais para cada um desses perfis. Além disso, vale conversar com o cliente para saber para quem é o presente que ele está comprando. Dessa forma, o vendedor se aproxima do consumidor, abrindo uma brecha para trocar ideias com ele. Quem sabe, nessa conversa, ele perceba que o padrinho também é uma figura paterna e acabe levando um presente para o pai de verdade e outro para o padrinho.

Dica de leitura

Nós publicamos um artigo explicando como entender e atender os reais clientes no Dia das Mães. As dicas de lá também podem ajudá-lo neste Dia dos Pais. CLIQUE AQUI e aprenda.

Elabore kits para os diferentes perfis de pais

A parte mais difícil do Dia dos Pais para seus consumidores, com certeza, é a escolha do presente. A pergunta que não sai da cabeça de seu cliente é: “o que dar para o meu pai?”. Para facilitar essa busca do seu público, você pode elaborar diferentes kits, ou mesmo separar os produtos na loja por categoria:

  • nice-gadget-users_23-2147555813Pai esportivo.
  • Pai inventor.
  • Pai cozinheiro.
  • Pai decorador.
  • Pai faz-tudo.
  • Pai tecnológico.
  • Descanso para o papai.
  • Pai estudioso.

Use sua imaginação e direcione produtos específicos para os diferentes perfis de pais de acordo com os produtos disponíveis em sua loja.

Promova a semana dos pais 

1469112222_calendarA ideia dessa ação é mostrar aos consumidores que sua loja estará totalmente dedicada a ajudá-los a escolher o melhor presente para seus pais. É importante divulgar antecipadamente para os clientes que sua loja estará promovendo uma semana com ofertas especiais para o Dia dos Pais para que eles se preparem para comprar nesse período.

Fazer a semana dos pais também é útil para lembrar aquelas pessoas que sempre deixam para comprar no último dia que uma data importante está chegando. Dessa forma, elas serão alertadas sobre a necessidade de comprar o presente.

Prepare-se para as vendas adicionais 

Por que vender apenas um presente se você pode vender dois? Muitas vezes, o cliente está presenteando o pai, mas pode aproveitar para presentear outra figura paterna – ou até comprar algo para ele mesmo, por que não? Tendo isso em mente, prepare sua equipe para sempre aproveitar toda oportunidade de venda adicional nesse período.

  • venda_adicional_ADSO cliente comprou um celular de presente? Que tal oferecer desconto na compra do segundo aparelho?
  • A cliente está levando uma batedeira? Ofereça um liquidificador para fazer um kit completo. Se você não oferecer, nunca vai conseguir fechar essa venda a mais.

Dica de leitura:

Quer saber como preparar sua equipe para realizar vendas adicionais neste Dia dos Pais (e durante o ano inteiro)? Leia estes dois artigos:

Boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Apresente-as para sua equipe, troque ideias sobre como adequá-las à realidade da sua loja e dos seus clientes, pense em outras boas formas de aproveitar esse período para vender mais e mãos à obra!

Boas vendas!

 

Imagens: Freepik

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