Nossas Sugestões

O futuro do varejo – ponto de venda mágico

O futuro do varejo – ponto de venda mágico

Por Redação Blog Gazin Atacado • 11/06/18

Promover experiências de compra marcantes, onde quer que o cliente esteja. É disso que se trata a tendência ponto de venda mágico. Quer entender melhor esta novidade? Siga a leitura deste artigo que é o primeiro de uma série sobre o futuro do varejo, em que apresentaremos dicas para o pequeno e médio lojista se preparar para as mudanças que estão por vir. 

Vamos lá!

O futuro do varejo

ponto de venda mágico

Ajudar você a se atualizar e acompanhar as mudanças do mercado e do comportamento dos consumidores é uma das missões do Blog do Varejo. Pensando nisso, criamos uma série de artigos que trata das principais tendências que estão moldando o futuro do varejo.

Nosso conteúdo terá como base o mais recente relatório da TrendWatching, uma das maiores empresas de análise de tendências do mundo.

De acordo com o relatório, estas são as principais demandas dos clientes da atualidade:

  1. Ponto de venda mágico.
  2. Deep retail.
  3. Clubes culturais.
  4. A-commerce.
  5. Busca por diversidade e inclusão.

E os pesquisadores da TrendWatching garantem que elas devem se tornar ainda mais fortes e relevantes ao longo de 2018, em 2019 e 2020. Portanto, se você quer garantir que sua loja se mantenha relevante no mercado, precisa acompanhar nossa série e descobrir como se adaptar a essas tendências.

O ponto de venda mágico é nosso primeiro alvo de estudo. Acompanhe!

Ponto de venda mágico

ponto de venda mágico

Promover experiências de compra marcantes, onde quer que o cliente esteja. É disso que se trata a tendência de ponto de venda mágico.

Sabe o gênio da lâmpada, que aparece assim que seu “mestre” o chama, para atender um desejo?

Para os clientes da atualidade, a lâmpada é o smartphone, e sua loja é o gênio!

Com seus celulares em mãos, os consumidores querem ter acesso a pontos de venda em qualquer lugar e a qualquer hora.

Essa tendência vem sendo impulsionada pela evolução das tecnologias móveis. Realidade aumentada, assistentes virtuais (chatbots) e m-commerce ajudam os clientes a comprar em um passe de mágica, por meio de experiências diferenciadas e personalizadas.

Exemplo de ponto de venda mágico: Aplicativo Dafiti Busca Look

ponto de venda mágico

Muitas vezes os clientes veem um produto em algum lugar, gostam dele, mas não sabem onde encontrar algo igual ou parecido. Pensando em resolver esse problema, a empresa de e-commerce de moda Dafiti lançou recentemente o aplicativo Busca Look.

Com a ferramenta, os consumidores podem fotografar o item que gostaram e, a partir da imagem, o app faz uma busca no site por produtos similares. Um verdadeiro ponto de venda mágico:

Como sua loja pode acompanhar a tendência ponto de venda mágico

Esse exemplo da Dafiti é incrível. Mas não ache que apenas empresas que podem investir muito em tecnologia conseguem oferecer um ponto de venda mágico!

De nada adianta utilizar ferramentas superavançadas, sem pensar em ações básicas para sustentar as estratégias multicanais.

É por isso que até mesmo empresas de pequeno e médio porte podem começar a adotar essa mudança! Afinal, o ponto de venda mágico nasce por meio de estratégias de gestão focadas em facilitar o processo de compra em diferentes plataformas.

Portanto, comece pelo básico, adaptando sua gestão e seus processos para esse futuro focado em multicanais.

Algumas dicas importantes nesse sentido:

  • Avalie os canais que você utiliza atualmente para vender e se comunicar com seus clientes.
  • Analise de que forma é possível expandir esses canais. Se ainda não tiver uma loja online, por exemplo, comece a estudar a possibilidade de vender pela internet.
  • Utilize plataformas que seus clientes já usam – como o Facebook e o WhatsApp – para se comunicar e vender para eles nos canais em que eles estão presentes.
  • Se você já vende pela internet, pense em maneiras de melhorar a experiência neste ambiente online, entregando sites que se adaptam ao dispositivo móvel, por exemplo.

Artigos que irão ajudá-lo nesse sentido:

ponto de venda mágico

Queremos saber:

  • O que achou da tendência ponto de venda mágico?
  • Ficou com alguma dúvida?
  • Já começou a se adaptar a essa tendência aí em sua loja?

Deixe um comentário com sua pergunta ou consideração e nos ajude a moldar o conteúdo do Blog do Varejo de acordo com suas necessidades!

E fique ligado que, em breve, publicaremos mais conteúdos dessa série! Assine nossa newsletter (no quadro azul abaixo) e nos acompanhe no Facebook e no LinkedIn.

E mais:

Participe da maior pesquisa sobre tendências no pequeno e médio varejo brasileiro:

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "O futuro do varejo – ponto de venda mágico"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo