fbpx

Nossas Sugestões

O futuro dos meios de pagamento e as transformações no varejo

O futuro dos meios de pagamento e as transformações no varejo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 13/11/18

Conhecer as tecnologias que afetam o seu mercado é importante para se preparar para acompanhar as mudanças de processos e as novas demandas dos consumidores. Neste sentido, uma de suas preocupações deveria ser entender o futuro dos meios de pagamento no varejo. Afinal, é impossível falar de varejo e não falar sobre pagamentos.

Pensando em ajudá-lo nesta missão, revelamos a seguir as principais tendências tecnológicas que devem revolucionar a forma de realizar pagamentos e, com isso, afetar os processos do varejo como um todo. Acompanhe!

Leia também!
Um novo varejo, para um novo consumidor

O futuro dos meios de pagamento e as transformações no varejo

tendências de meios de pagamento

Na primeira parte deste conteúdo sobre tendências de meios de pagamento no varejo, falamos sobre as ferramentas que já estão afetando o mercado.

Ainda não leu este artigo? Confira: Tendências de pagamento no varejo

Dando continuidade a esse tema, hoje vamos apresentar as tecnologias de pagamento que apontam como será o varejo no futuro.

Siga a leitura e conheça ferramentas digitais que prometem trazer mais segurança, agilidade e personalização ao processo de compra e aos meios de pagamento.

Moedas virtuais

meios de pagamento

As moedas virtuais (ou criptomoedas) são geradas, controladas e utilizadas no meio digital. Ou seja, elas não existem fisicamente!

Entre as vantagens das transações feitas com criptomoedas estão a rapidez e a transparência do processo, além de menores taxas.

Entenda como funciona esse sistema financeiro assistindo ao vídeo abaixo. Ele revela detalhes sobre o bitcoin, uma das primeiras criptomoedas do mercado.

Cada vez mais varejistas têm incluído moedas digitais entre suas opções de pagamento. Caso, por exemplo, do Grupo Reserva

O mundo caminha para uma aceitação cada vez maior do bitcoin, e a Reserva sempre esteve ligada à inovação. Nós acreditamos que existe público para consumir com bitcoins. Portanto, nossa ideia é oferecer uma forma de pagamento para facilitar a vida do consumidor. 

declarou Rodrigo Berutti, gerente de Experiência de compra do usuário da Reserva, em entrevista à revista Época.

Outro sinal de que as criptomoedas devem se tornar cada vez mais presente no varejo brasileiro é o surgimento de aplicativos que facilitam a transação das moedas virtuais entre estabelecimentos comerciais e seus clientes. O Bitcoin PDV, por exemplo, afirma já ter mais de 40 mil clientes!

Reconhecimento facial

meios de pagamento

Já imaginou se o seu cliente pudesse realizar o pagamento apenas mostrando o rosto? Bem, logo isso será possível! Afinal, o reconhecimento facial está entre as grandes tendências de meios pagamento do futuro!

Essa tecnologia já é bastante comum em smartphones. Os novos modelos de iPhone, por exemplo, utilizam esse sistema para liberar a tela para o usuário.

No varejo, essa forma de pagar também começa a ganhar alguns adeptos. Um exemplo de utilização dessa tecnologia é o sistema Smile to Pay (sorria para pagar, em tradução literal), desenvolvido pelo grupo chinês Alibaba.

No Brasil, a Mastercard já oferece um sistema de pagamento mobile que reconhece o rosto do usuário. Além disso, a loja online Dafiti começou a testar essa tecnologia em suas operações.

Reconhecimento de veias

meios de pagamento

Pode parecer coisa de filme de ficção científica, mas, acredite: já existe um sistema de pagamento que reconhece as veias do usuário para autorizar a transação financeira.

Esse processo utiliza a autenticação via biometria, que é a tecnologia que faz a leitura de traços humanos para autorizar determinada operação.

O reconhecimento facial é um exemplo do uso de autorização biométrica. No entanto, a biometria de reconhecimento das veias da palma da mão tem se destacado como uma das autenticações mais precisas, oferecendo grande segurança e apresentando-se como uma ótima alternativa para processos de pagamentos.

meios de pagamentoVending machines Deepblue

Recentemente, a equipe do Blog do Varejo esteve no Japan IT Week, evento de tecnologia que aconteceu em Tóquio. Na ocasião, a empresa chinesa Deeplue Technology apresentou modelos de vending machines que utilizam a biometria de veias como forma de pagamento, utilizando o sistema Take and Go (foto acima).

Além disso, eles estão testando um modelo de loja que mistura o uso de câmeras para identificar a retirada de produtos (como na Amazon Go), reconhecimento facial e autenticação de veias. Tudo, claro, para gerar uma experiência de compra hiperpersonalizada.

Outro exemplo da aplicação dessa tecnologia no varejo é a ferramenta Fingopay, desenvolvida pela empresa britânica Sthaler. O sistema faz a autenticação do pagamento reconhecendo as veias do dedo do usuário.

No Brasil, essa tecnologia ainda não está sendo utilizada no comércio. Porém, o banco Bradesco já usa a autenticação por veias em seus caixas eletrônicos.

Leia também!
Como promover uma experiência marcante em sua loja
O merchandising e a experiência do cliente no varejo
Infográfico: A importância da experiência do cliente no varejo

Muitas inovações impressionantes na área de meios de pagamento e no varejo como um todo, não é mesmo?

Pode parecer que essas tecnologias estão muito distantes de sua realidade. Porém, é fundamental conhecer essas transformações para estar preparado para as mudanças que elas irão provocar no varejo nos próximos anos!

meios de pagamento

E falando em tendências, você já participou da nossa pesquisa sobre as tendências no varejo brasileiro?

Estamos desenvolvendo um estudo para entender como as tendências mundiais se refletem nas lojas aqui no Brasil e conhecer as tecnologias e ferramentas que estão impactando o mercado nacional.

Clique aqui e participe dando a sua visão sobre esse tema!

Sucesso e boas vendas!

Imagens: Unplash; StockvaultFreepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 10
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "O futuro dos meios de pagamento e as transformações no varejo"

Comentar