Entenda por que o merchandising e a experiência do cliente caminham lado a lado e confira dicas práticas para organizar sua loja com o objetivo de fortalecer sua marca e o relacionamento com os consumidores.
Merchandising é uma ferramenta de marketing que utiliza técnicas para expor produtos no ponto de venda (PDV) com o objetivo de motivar e influenciar a decisão de compra do consumidor.
Basicamente, a forma como você organiza sua loja tem o poder de atrair e guiar o olhar do consumidor. Mas, além disso, o merchandising também pode passar uma mensagem e tornar o processo de compra mais dinâmico. Sendo assim, ele influencia diretamente a percepção do cliente em relação à sua marca.
“Uma exposição bem-feita não só atrai o consumidor, mas também facilita a compra, economiza tempo, o ajuda a lembrar de necessidades, transmite segurança, higiene e qualidade”, destaca Edson Souza, especialista em Merchandising.
E ele acrescenta:
“Tudo isso contribuirá também para sua fidelização. Afinal, o cliente compra com os olhos e com o coração”
Souza ressalta ainda que muitos consumidores encaram as compras não apenas como um meio de suprir suas necessidades em relação a um produto, mas como uma forma de entretenimento.
E é por isso que os lojistas precisam entender a fundo a relação entre merchandising e a experiência do cliente e investir em estratégias nesse sentido.
“Esse é um fator muito positivo para as lojas físicas, que devem focar em ações orientadas muito mais à experiência do consumidor do que guiadas por algum diferencial físico ou apenas preços”, indica.
Quer organizar sua loja de maneira a influenciar não somente a decisão de compra, mas também a percepção dos clientes em relação à sua marca?
Siga as dicas abaixo!
Cada produto em sua loja tem o potencial de contar uma história ou de indicar momentos e situações que podem acontecer em torno dele.
O merchandising ajuda a criar o cenário para que essas histórias sejam contadas. Afinal, com um bom merchandising é possível oferecer uma experiência mais imersiva e marcante.
Na prática!
Digamos, por exemplo, que você quer contar a história de uma família que gosta de cozinhar. Para isso, você pode montar uma cozinha em sua loja e incluir itens de decoração que ajudam a narrar um acontecimento. Um livro de receitas aberto, panelas no fogão, alguns ingredientes expostos, uma receita escrita em um papel colado na geladeira são algumas maneiras de indicar o contexto.
Por outro lado, uma sala de estar com a TV ligada, um balde de pipoca, alguns doces e dois copos com bebidas indicam a história de um casal assistindo a um filme.
Que tal?
As cores têm um impacto muito importante na percepção dos clientes e podem ser utilizadas no merchandising para gerar determinado sentimento ou sensação.
Nesse sentido, as cores influenciam diretamente a experiência do cliente, e também passam uma mensagem específica em relação à sua marca.
– Estudos indicam que as pessoas fazem um julgamento inconsciente sobre um produto nos primeiros 90 segundos de visualização – e até 90% dessa avaliação inicial é baseada somente em cores.
– 92,6% das pessoas afirmam que o aspecto visual é o fator que mais influencia suas decisões de compra. Aí, encaixam-se cor, design, forma etc.
Este infográfico indica alguns dos sentimentos transmitidos pelas cores:
Na hora de montar seu PDV escolha cores que estejam alinhadas à proposta da sua marca e que também ajudem a transmitir a experiência que você quer que o cliente tenha na loja.
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Como explorar os cinco sentidos no varejo
Você já entrou em uma loja e se sentiu confuso, perdido e até um pouco sufocado?
Isso acontece porque o ambiente pode estar passando a mensagem de desorganização, excesso de informações ou falta de ordem.
Por isso, nunca subestime a importância de organizar a loja de forma balanceada.
Na prática, isso significa distribuir os produtos de forma que você consiga direcionar o olhar do cliente para pontos focais, sem necessariamente sobrecarregar a visão do consumidor.
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Vídeo: Lições das lojas Gazin sobre Merchandising no varejo
Livros lacrados com plásticos, perfumes trancados em um display, celulares nas caixas. Todos esses são exemplos de como arruinar a experiência do cliente por conta da forma como os produtos estão expostos.
Dificultar a experimentação dos itens é um dos erros mais graves de merchandising.
Pare para pensar: o cliente pode comprar qualquer coisa pela internet e a principal vantagem da loja física é o contato direto e a interação com o produto. Então, não faz sentido pensar em organizar o PDV sem incentivar o consumidor a provar e experimentar os itens na prática. Concorda?
Algumas dicas nesse sentido são:
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Case Hard Off – lições do Japão sobre a experiência do cliente na loja
A forma como você organiza o estabelecimento passa uma mensagem importante sobre a identidade da sua loja. E a identidade da loja, por sua vez, tem um papel central na percepção do consumidor e no relacionamento dele com a empresa.
Essa é uma das grandes razões pelas quais o merchandising e a experiência do cliente estão diretamente ligados!
Sendo assim, é fundamental que a sua loja tenha “personalidade”.
A personalidade da marca fará sua loja ser inesquecível e também influenciará a decisão de compra do consumidor.
“As pessoas estão sempre ocupadas e elas têm uma imensa variedade de lugares onde elas podem comprar as mesmas coisas. Se a sua loja não deixar uma impressão extraordinária nos clientes, eles se esquecerão dela antes mesmo de chegarem na calçada”, comenta Bob Phibbs, especialista em vendas e autor do blog Retail Doctor.
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Boas dicas, não é mesmo?
Mas nossa conversa sobre a relação entre o merchandising e a experiência do cliente não termina aqui. Para saber mais sobre o assunto, veja também:
Agora, é com você!
Coloque essas dicas em prática, use o merchandising de maneira estratégica em sua loja, venda mais, fortaleça sua marca e engaje seus consumidores!
Boas vendas!