fbpx

Nossas Sugestões

O passo mais importante da venda

O passo mais importante da venda

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/08/17

Para muitos, a venda termina quando o cliente sai da loja com uma sacola cheia de produtos. No entanto, enxergar o processo comercial dessa forma faz com que grandes oportunidades sejam perdidas. O cliente não pode ser esquecido após a primeira compra! É o retorno dele à sua loja e o desejo dele em indicá-la aos amigos que faz a diferença no seu caixa! Sabendo disso, revelamos a seguir por que o pós-venda é o passo mais importante da venda e explicamos como sua loja pode trabalhar essa etapa. Acompanhe!

O passo mais importante da venda

o passo mais importante da vendaNão é à toa que o pós-venda é considerado o passo mais importante da venda por muitos especialistas. Continuar em contato com o cliente depois da primeira compra vai garantir que sua loja fique marcada na memória dele – o que aumenta as chances de ele voltar a comprar em seu negócio e de recomendar sua marca para amigos e familiares.

Portanto, um trabalho eficiente de pós-venda é sinônimo de: aumento da fidelidade e da retenção de clientes, atração de novos consumidores e crescimento sustentável do faturamento.

Bons motivos para cuidar com carinho desse passo da venda, não é mesmo? 

Como trabalhar o pós-venda de maneira eficiente

Depois de fechar uma venda, você deve garantir que o seu comprador se sinta bem com a decisão que tomou. Você pode fazer isso de várias formas. Por exemplo: logo que a compra for concluída, parabenize o cliente pela escolha, envie um e-mail de agradecimento etc.

O consultor David Finkel, especialista em empreendedorismo e gestão de negócios, indica quatro ações fundamentais para que uma venda seja bem concluída. Saiba quais são e aprenda a executar de maneira mais eficiente o passo mais importante da venda:

1Mostre que sua loja está comprometida em garantir que aquela compra seja um sucesso.

Na prática 

Indique todos os canais de comunicação caso o cliente queira tirar alguma dúvida sobre o produto.

2Ajude o cliente a sentir bem com a decisão que tomou.

o passo mais importante da venda

Na prática 

Mostre depoimentos de outros clientes satisfeitos com aquele mesmo produto que ele comprou.

3Antecipe qualquer problema ou remorso que o comprador possa ter com seu negócio.

Na prática

Ofereça guias de utilização do produto que ele comprou, para ajudá-lo a aproveitar aquela compra da melhor maneira possível.

4Esclareça os próximos passos (entrega, garantia etc.) para reduzir qualquer incerteza ou ansiedade.

Na prática

Ofereça todas as informações necessárias por escrito – em um manual impresso ou por e-mail.

Dessa forma, os clientes vão se sentir mais seguros e confiantes para fechar negócios com você no futuro!

Leia também: Está na hora de usar o pós-venda como pré-venda

Você ainda pode fazer mais para que o relacionamento com este novo cliente seja duradouro. Programas de coaching de negócios sugerem algumas pequenas ações que vão concluir de maneira ainda mais eficaz sua venda. Veja algumas dicas:

  • o passo mais importante da vendaParabenize o comprador pela decisão. Por exemplo: Julio, você fez a escolha certa, parabéns!
  • Eleve a excitação do cliente com o produto. Por exemplo: Agora você vai andar por aí com este celular muito mais potente!
  • Peça indicações. Por exemplo: Você tem algum amigo procurando um produto como esse? Pode indicar nossa loja para ele?
  • Reduza a ansiedade do cliente mostrando exatamente o que acontece em cada etapa até o produto chegar nele. Por exemplo: O produto leva cinco dias úteis para chegar da fábrica, e assim que chegar aqui na loja eu entro em contato para você poder buscar.

Vá além

As ações listadas a seguir vão fazer com que o passo mais importante da venda – o pós-venda – ganhe ainda mais força e que você consiga conquistar de vez os clientes que comprarem em sua loja. Tome nota:

  • o passo mais importante da vendaDepois de concluir a venda, pergunte ao cliente o que o levou a tomar a decisão de comprar aquele produto. Assim, você já conhecerá um motivador para utilizar a seu favor no próximo atendimento.
  • Providencie um presente de despedida. Este é um poderoso influenciador social da reciprocidade.
  • Dias depois da compra, envie um cartão de agradecimento escrito à mão. Essa atitude ainda funciona e é muito elegante!

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o pós-venda

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a executar o passo mais importante de venda de maneira eficaz, garantindo que os clientes sempre retornem à loja e que a indiquem para seus conhecidos.

Boas vendas e um bom trabalho de pós-venda!

Artigos relacionados:

Imagens: Freepik 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 6
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "O passo mais importante da venda"

Comentar