Para muitos, a venda termina quando o cliente sai da loja com uma sacola cheia de produtos. No entanto, enxergar o processo comercial dessa forma faz com que grandes oportunidades sejam perdidas. O cliente não pode ser esquecido após a primeira compra! É o retorno dele à sua loja e o desejo dele em indicá-la aos amigos que faz a diferença no seu caixa! Sabendo disso, revelamos a seguir por que o pós-venda é o passo mais importante da venda e explicamos como sua loja pode trabalhar essa etapa. Acompanhe!
Não é à toa que o pós-venda é considerado o passo mais importante da venda por muitos especialistas. Continuar em contato com o cliente depois da primeira compra vai garantir que sua loja fique marcada na memória dele – o que aumenta as chances de ele voltar a comprar em seu negócio e de recomendar sua marca para amigos e familiares.
Portanto, um trabalho eficiente de pós-venda é sinônimo de: aumento da fidelidade e da retenção de clientes, atração de novos consumidores e crescimento sustentável do faturamento.
Bons motivos para cuidar com carinho desse passo da venda, não é mesmo?
Depois de fechar uma venda, você deve garantir que o seu comprador se sinta bem com a decisão que tomou. Você pode fazer isso de várias formas. Por exemplo: logo que a compra for concluída, parabenize o cliente pela escolha, envie um e-mail de agradecimento etc.
O consultor David Finkel, especialista em empreendedorismo e gestão de negócios, indica quatro ações fundamentais para que uma venda seja bem concluída. Saiba quais são e aprenda a executar de maneira mais eficiente o passo mais importante da venda:
1 – Mostre que sua loja está comprometida em garantir que aquela compra seja um sucesso.
Na prática
Indique todos os canais de comunicação caso o cliente queira tirar alguma dúvida sobre o produto.
2 – Ajude o cliente a sentir bem com a decisão que tomou.
Na prática
Mostre depoimentos de outros clientes satisfeitos com aquele mesmo produto que ele comprou.
3 – Antecipe qualquer problema ou remorso que o comprador possa ter com seu negócio.
Na prática
Ofereça guias de utilização do produto que ele comprou, para ajudá-lo a aproveitar aquela compra da melhor maneira possível.
4 – Esclareça os próximos passos (entrega, garantia etc.) para reduzir qualquer incerteza ou ansiedade.
Na prática
Ofereça todas as informações necessárias por escrito – em um manual impresso ou por e-mail.
Dessa forma, os clientes vão se sentir mais seguros e confiantes para fechar negócios com você no futuro!
Leia também: Está na hora de usar o pós-venda como pré-venda
Você ainda pode fazer mais para que o relacionamento com este novo cliente seja duradouro. Programas de coaching de negócios sugerem algumas pequenas ações que vão concluir de maneira ainda mais eficaz sua venda. Veja algumas dicas:
As ações listadas a seguir vão fazer com que o passo mais importante da venda – o pós-venda – ganhe ainda mais força e que você consiga conquistar de vez os clientes que comprarem em sua loja. Tome nota:
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o pós-venda
Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a executar o passo mais importante de venda de maneira eficaz, garantindo que os clientes sempre retornem à loja e que a indiquem para seus conhecidos.
Boas vendas e um bom trabalho de pós-venda!