Nossas Sugestões

O que buscam os diferentes tipos de turistas brasileiros?

O que buscam os diferentes tipos de turistas brasileiros?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/05/16

Recentemente, mostramos aqui no blog alguns dados importantes sobre o perfil do turista brasileiro (se ainda não viu, clique aqui e confira). Conforme comentamos naquele artigo, conhecer seu público é fundamental para conseguir atender as expectativas e necessidades de seus hóspedes.

Para ajudá-lo ainda mais nesse sentido, reunimos a seguir algumas informações importantes tiradas de uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceira com a Confederação Nacional de Turismo. O estudo mostra o que buscam os diferentes tipos de turistas no Brasil – análise interessante para o seu negócio, não é mesmo?  

Confira os dados a seguir e entenda como atender a cada um dos diferentes públicos que seu hotel ou pousada pode receber.

Interesse por perfil socioeconômico

A pesquisa identificou os principais interesses turísticos de diferentes grupos. Veja:

Homens e mulheres das classes B1 e B2, de 35 a 50 anos, casados e com filhos, buscam:

  • turismo brasil 1Turismo Cultural
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Eventos
  • Turismo de Sol e Praia
  • Turismo Rural

Homens e mulheres das classes B1 e B2, de 25 a 32 anos, solteiros e sem filhos, buscam:

  • turismo brasil 2Ecoturismo
  • Turismo Aventura
  • Turismo Cultural
  • Turismo de Eventos
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Sol e Praia
  • Turismo Rural

Homens e mulheres da classe C, de 25 a 45 anos, buscam:

  • turismo brasil 3Turismo de Sol e Praia
  • Ecoturismo
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Eventos
  • Turismo Religioso
  • Turismo Rural

Homens e mulheres com mais de 55 anos, buscam:

  • turismo brasil 4Turismo Cultural
  • Turismo Religioso
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Eventos
  • Turismo de Sol e Praia

Jovens de 16 a 22 anos, buscam:

  • turismo brasil 5Turismo de Sol e Praia
  • Turismo de Estudos e Intercâmbio
  • Turismo de Eventos
  • Turismo Aventura
  • Turismo Cultural

Percepções e necessidades

Além disso, o estudo aponta quais são as principais necessidades e percepções de diferentes tipos de turistas:

Grupo 1: homens e mulheres das classes B2 e B1, entre 35 e 50 anos, casados e com filhos.

  • perfil turista brasileiro 01Veem a viagem como uma espécie de fuga da rotina cansativa do cotidiano, como uma forma de satisfação pessoal, de realização.
  • Valorizam muito o momento em que estão viajando e, por isso, possuem altas expectativas e esperam bom atendimento e serviços.
  • Geralmente viajam em família e buscam harmonizar os diferentes interesses de viagem, optando por destinos que ofereçam uma gama maior de atividades, suprindo às necessidades das diferentes faixas etárias.
  • Preferem viajar na baixa temporada, pois acreditam que é possível aproveitar melhor as atrações oferecidas pelo destino turístico, sem aglomerações e filas.

Grupo 2: homens e mulheres das classes B2 e B1, entre 25 e 32 anos, solteiros e sem filhos.

  • Para esse grupo, as viagens são uma forma de renovação, com possibilidades de conhecerem e interagirem com diferentes culturas, obtendo novas experiências de aprendizado.
  • perfil turista brasileiro 02A sensação de bem-estar em uma viagem é medida por esse grupo pela cordialidade, educação e receptividade do destino que os recebe.
  • Consideram a relação custo x benefício em uma viagem como uma análise importante para optar por destinos, produtos e serviços. Querem pagar o preço justo pelo valor oferecido.
  • Destinos que ofereçam maior sensação de segurança, agilidade na comunicação e nos serviços, qualidade no atendimento, precisão e facilidade de acesso às informações receberão maior valorização destes consumidores – assim como uma publicidade gratuita, pois eles indicarão aos amigos.

Grupo 3: homens e mulheres da classe C, entre 25 e 45 anos.

  • Esse grupo dá grande importância ao planejamento financeiro familiar para fazer uma viagem.
  • As decisões quanto aos destinos, são, geralmente, tomadas em família, levando em consideração os interesses de todos. Na pesquisa, os filhos foram citados com grande poder de interferência nesse sentido.
  • perfil turista brasileiro 03As viagens são sempre vinculadas à necessidade de descanso e lazer. Diversão e expectativa em desfrutar de excelentes serviços são questões muito valorizadas por esse grupo – se satisfatórios, conquistam a fidelidade deles.
  • Os pacotes turísticos são bem vistos pela segurança em comprar um roteiro formatado por agências experientes, o que oferece maior confiabilidade, e a possibilidade de parcelamento.
  • Supervalorizam produtos e serviços que lhe proporcionem sensações de conforto e de qualidade.

Grupo 4: homens e mulheres com mais de 55 anos.

  • Para esse grupo, viajar é celebrar. Uma viagem é um momento de alegria e de valorização da vida. Eles buscam novidades, renovação e valorizam as diferenças culturais.
  • Desejam atenção, receptividade e não abrem mão da qualidade nos serviços, produtos e atendimento.
  • perfil turista brasileiro 04Estes turistas expressaram desejo por atividades que os movimentem, mas que sejam realizadas respeitando limitações físicas.
  • Preferem viagens com amigos e familiares, organizadas por boas agências de viagens, que tenham conquistado credibilidade e confiança, ou por amigos e colegas mais “descolados” com os quais convivem.
  • A internet aparece como um importante meio para obter informações sobre as opções de viagens, e para a divulgação e comunicação de suas experiências de viagens.

Grupo 5: jovens entre 16 a 22 anos.

  • Para turistas dessa faixa etária, viajar é o momento para se divertir e conhecer outras pessoas. Ao escolher um destino, levam em conta a possibilidade de fazer novos amigos.
  • Valorizam muito as indicações que buscam na internet e com amigos, e se dispõem, sempre, a darem dicas sobre os lugares visitados e contarem as experiências de viagem que tiveram.
  • perfil turista brasileiro 05As informações sobre os destinos e atividades devem ser precisas, fáceis de acessar e com linguagem clara e objetiva.
  • Possuem pouca tolerância para erros e demora na comunicação, podendo, rapidamente, causar a desmotivação durante o processo de decisão e organização de uma viagem.
  • Esse grupo não se interessa por lugares pacatos, mas sentem-se irritados com filas e longos períodos de espera, reforçando, novamente, o anseio por agilidade e rapidez.
  • O espírito aventureiro, para eles, não dispensa a necessidade de sensação de segurança. Isso também é fundamental para que sintam satisfação em uma viagem.

Para avaliar:

Será que seu hotel ou pousada atende às necessidades desses diferentes tipos de turistas? Entender o que buscam e do que gostam os diversos públicos de sua empresa irá ajudar você a criar oportunidades para atrair, agradar e fidelizar seus hóspedes.

Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 4
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "O que buscam os diferentes tipos de turistas brasileiros?"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo