fbpx

Nossas Sugestões

O que é inteligência emocional e por que ela é importante para a sua loja

O que é inteligência emocional e por que ela é importante para a sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/04/16

Você já perdeu ou presenciou alguém perdendo uma venda por conta do temperamento? Pode ser que o vendedor não tenha tido paciência para as dúvidas insistentes do cliente, ou que ele tenha ficado nervoso diante da reclamação de um consumidor. Situações como essas, em que o emocional prejudica o desempenho dos profissionais, são mais comuns do que você imagina. E a causa delas costuma ser uma só: a falta de inteligência emocional!

O fato é que mesmo um vendedor com vasto conhecimento na área comercial pode acabar se prejudicando por conta da ausência dessa habilidade. Sabendo disso, explicamos a seguir o que é a inteligência emocional e revelamos por que ela é importante para o sucesso no varejo.

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Inteligência emocional é a habilidade de identificar, usar, entender e gerenciar suas próprias emoções de forma positiva, para aliviar o estresse, se comunicar melhor e superar conflitos e desafios de forma mais calma. Além disso, a inteligência emocional permite ainda que você pratique a empatia, que consiga entender e reconhecer as emoções do outro.

No entanto, há uma grande diferença entre entender o conceito de inteligência emocional e aplicá-lo no dia a dia. Afinal, todos sabem que é preciso ter calma, quando, por exemplo, um cliente chega gritando na loja. Agora, diante da situação, é extremamente difícil efetivamente manter a calma. Por isso, para adquirir a inteligência emocional é preciso, antes de tudo, reconhecer suas próprias emoções e saber como lidar com elas. Com isso, você poderá entender as emoções do outro e ajudá-lo a se acalmar também.

É importante ressaltar ainda que ter inteligência emocional não se trata de eliminar suas emoções, mas sim de estar consciência delas e de como elas influenciam suas ações e, a partir daí, saber como controlá-las e usá-las a seu favor. Entenda melhor a seguir.

Inteligência emocional envolve as seguintes habilidades:

  • inteligência emocional 3Autoconsciência: você reconhece suas próprias emoções e sabe como elas afetam seus pensamentos e comportamentos. Sabe quais são suas fraquezas e pontos fortes e tem autoconfiança.
  • Autogerenciamento: você é capaz de controlar seus sentimentos e ações impulsivas, administrando suas emoções, comprometendo-se e adaptando-se às circunstâncias.
  • Consciência social: você entende as emoções, necessidades e preocupações das outras pessoas, capta pistas emocionais do outro, sente-se confortável socialmente e reconhece o poder do trabalho em grupo.
  • Gestão de relacionamento: você sabe como desenvolver e manter boas relações, comunica-se claramente, inspira e influencia outras pessoas, trabalha bem em grupo e sabe administrar conflitos.

BENEFÍCIOS DE UMA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL BEM DESENVOLVIDA

Observando os atributos citados acima, fica fácil entender por que excelentes profissionais geralmente possuem alto nível de inteligência emocional. Essa atitude ajuda as pessoas de diferentes formas:

1) Mais saúde física e mental
inteligência emocional 4

Quando um profissional se deixa tomar pelo estresse do dia a dia, acaba ficando constantemente doente, porque não cuida da alimentação, do corpo, e também não consegue relaxar nas horas vagas, estando sempre nervoso e ansioso.  Assim, pessoas que conseguem controlar e administrar suas emoções costumam ser mais saudáveis física e mentalmente.

2) Melhores relacionamentos

Pessoas estressadas e nervosas simplesmente não conseguem se comunicar claramente e não têm paciência para ouvir o que os outros têm a dizer. Dessa forma fica difícil construir bons relacionamentos, não é mesmo? Nesse sentido, a inteligência emocional ajuda ter mais empatia, a entender melhor as necessidades de colegas, clientes e amigos e, assim, construir relações mais sólidas.

3) Gestão de crises e conflitos

Controlar as emoções é fundamental em situações tensas de crises ou conflitos. Quando uma pessoa consegue se manter calma e presente, sem se deixar levar pelo nervosismo, ela passa a administrar melhor o clima e as emoções do ambiente, contribuindo para a resolução de problemas.

Especificamente no varejo, a inteligência emocional é importante para:

  • inteligência emocional 2Oferecer um melhor atendimento ao consumidor: vendedores com alto nível de inteligência emocional conseguem atender bem diferentes tipos de clientes, em diferentes situações. Eles não apenas vendem, mas também constroem relacionamentos.
  • Lidar com as reclamações dos consumidores: a inteligência emocional também é importante para que os atendentes da loja entendam as necessidades dos clientes e consigam acalmá-los sempre que necessário, sem deixar que a tensão da situação abale sua postura profissional.
  • Não perder oportunidades de vendas: durante uma negociação, se o vendedor se deixar levar pelo nervosismo, pode acabar perdendo a oportunidade de venda ou prejudicando a transação, oferecendo, por exemplo, descontos desnecessários. Vendedores com alto nível de inteligência emocional não deixam que a situação chegue a esse ponto.
  • Ter uma equipe forte e alinhada: a inteligência emocional é importante também para manter a equipe da loja em harmonia. Se todos os profissionais são conscientes de suas emoções e também entendem as emoções dos colegas, eles naturalmente conseguem ter um relacionamento melhor.
  • Lidar com as diferentes demandas do dia a dia: a inteligência emocional é essencial para o sucesso profissional em qualquer área. Mas especialmente no varejo, em que diariamente é preciso lidar com diferentes tipos de pessoas e situações, essa é uma habilidade indispensável.

Se depois de ler todas as vantagens da inteligência emocional você estiver se perguntando como pode desenvolver melhor o seu próprio QE (quociente de inteligência emocional), fique ligado aqui no blog. Em breve, publicaremos um artigo com dicas especialmente voltadas a isso! Assine nossa newsletter (no quadro azul abaixo) e não perca nenhuma atualização.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 49
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "O que é inteligência emocional e por que ela é importante para a sua loja"

Comentar