Em nosso post sobre as “5 tendências do Varejo para 2015” (clique aqui para ler), Julio Silva, Gerente Geral do Varejo Gazin, apontou como uma das principais tendências para o ano que vem a utilização de Marketing Direto pelos lojistas. Se você leu e não entendeu muito bem o que ele quis dizer, pode ficar tranquilo. Aqui, vamos explicar o que é esse tal de “Marketing Direto” e quais são os benefícios que ele traz para a sua loja.
Vamos lá?
Marketing Direto é aquele que foca no relacionamento individual com cada cliente. Nesse modelo, a comunicação é muito mais voltada ao consumidor em si do que ao produto. Resumindo, é uma conversa direta que a marca tem com o público.
Para entender melhor, basta fazer a seguinte comparação:
–> O Marketing Direto também é conhecido como: Marketing de Relacionamento, Marketing de Diálogo, Marketing de Resposta Direta e Database Marketing. Todos têm o mesmo sentido.
Uma das principais características do Marketing Direto é que, como o próprio nome diz, ele é direcionado a um público pré-selecionado. Sendo assim, é comum a utilização de listas de e-mails e endereços de consumidores que fazem parte do público-alvo da empresa. Por isso, muitas vezes, está inclusa entre as ações de Marketing Direto a realização pesquisas de mercado para conhecer melhor o público e identificar possíveis clientes.
Estes são alguns dos ganhos que sua loja terá ao utilizar esse tipo de marketing:
Com essa conversa direta com seu público, sua marca cria um canal de interação em que pode conseguir informações valiosas sobre seus consumidores. Exemplo: quais são suas principais dúvidas, o que eles prezam no atendimento, quais são suas necessidades e assim por diante. A partir desse conhecimento profundo do seu público, você consegue formular ações para suprir as expectativas de seus clientes.
Com a utilização do Marketing Direto, você sabe exatamente com quem está falando. Dessa forma, a eficácia das ações de comunicação aumenta – e muito. Afinal, sua marca está se comunicando diretamente com consumidores que fazem parte de seu público-alvo. Dessa forma, o retorno será muito maior comparado a ações de Marketing Indireto.
Com uma comunicação direcionada e com o conhecimento profundo de seu público, você construirá um relacionamento muito mais forte com seu cliente. Ele saberá que não é apenas mais um no meio da multidão. Com o Marketing Direto, seu consumidor terá consciência de que sua marca importa-se com ele e com suas necessidades, e que ele tem um canal aberto para interagir com a empresa.
Outra vantagem desse modelo de Marketing é que ele possibilita a customização de serviços e produtos de acordo com as necessidades e desejos apontados pelo cliente. Por exemplo, se seu público tem demonstrado interesse em celulares, você pode bolar uma promoção envolvendo esses produtos, pois sabe que esses são os itens que os clientes estão procurando.
Por fim, para entender bem as vantagens do Marketing Direto, você pode fazer a relação entre o conceito de “colega” e de “amigo”. Colega é aquele que você encontra de vez em quando, que não tem uma relação muito profunda, que conversa coisas triviais, assuntos que fala com todo mundo em geral. Já o amigo é aquela pessoa com quem você sabe que pode contar sempre, com quem você pode ser abrir, falar sobre suas dificuldades e necessidades. O amigo sempre vai estar disposto a lhe ajudar.
Com o Marketing Direto sua marca constrói uma relação forte e duradoura com seus clientes – sua loja será mais que um colega, será um amigo para eles!
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