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O que é o Snapchat e como sua loja pode usar essa ferramenta

O que é o Snapchat e como sua loja pode usar essa ferramenta

Por Redação Blog Gazin Atacado • 2/05/16

É bem provável que você já tenha ouvido falar no aplicativo Snapchat. Se ainda não, é bom ficar de olho nessa ferramenta. Criado em 2013, esse aplicativo possui atualmente mais de 150 milhões de usuários em todo o mundo, que passam entre 25 e 30 minutos por dia nesta rede. No Brasil, de acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, 11 milhões de pessoas usam a ferramenta – o equivalente a um a cada 10 internautas! Bastante coisa, não é mesmo?

snapchat para varejo 1E o que é o Snapchat?

É um aplicativo de mensagens instantâneas para smartphones que envia fotos e vídeos para uma timeline (onde todos os seguidores dos usuários podem ver) ou diretamente para uma pessoa específica.

Diferenciais e características

snapchat varejo (1)Conteúdo temporário

O grande diferencial é que o conteúdo divulgado na plataforma não fica gravado para sempre. Quando se envia uma foto ou vídeo para a timeline, a mensagem dura 24 horas. Já quando se envia diretamente para um usuário, ela se apaga em poucos segundos. Isso cria um senso de urgência – as pessoas querem ver o conteúdo antes que ele saia do ar.

snapchat varejo (4)Foco em tempo real

O fato de o conteúdo não ser permanente faz com que as mensagens trocadas no aplicativo sejam totalmente focadas no “tempo real”, no que está acontecendo no momento. Além disso, só é possível publicar algo a partir da câmera da plataforma. Ou seja, não há como selecionar uma foto que foi tirada anteriormente. Dessa maneira, as mensagens são muito mais espontâneas, como em uma conversa.

snapchat varejo (3)Edições divertidas e customizadas

O Snapchat disponibiliza diariamente filtros divertidos para as fotos. Além disso, há os chamados “geofiltros”, que são como figurinhas que os usuários podem colocar em suas fotos e vídeos quando estiverem em determinado local. Exemplo: ao fazer um snap em São Paulo, diversos geofiltros referentes à cidade aparecerão como opção para que se inclua na imagem.

snapchat varejo (2)Engajamento com os jovens

Grande parte dos usuários dessa plataforma são jovens da geração Y (nascidos entre 1982 e 1994). Nos Estados Unidos, por exemplo, 85% dos usuários do Snapchat fazem parte desse grupo. E no Brasil, segundo levantamento da GlobalWebIndex, um a cada quatro internautas de 16 a 19 anos possuem o aplicativo. Estar presente nesse canal é uma excelente forma de fortalecer o relacionamento com esse público, que tem forte influência na decisão de compra (entenda mais aqui).

“Ok, e como a minha loja pode atuar nessa rede?”

Se essa é a pergunta que você está se fazendo agora, nós temos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse sentido. Confira a seguir sete sugestões para que sua loja comece a usar o Snapchat como canal de comunicação e interação com seus clientes:

snapchat para varejo (1)1) Bastidores da loja

Que tal mostrar como funcionam os bastidores da sua loja? Os clientes vão gostar de saber como é o estoque, como são as diversas áreas da empresa, como os vendedores se preparam, etc. Essa é uma maneira de usar o Snapchat para se aproximar do público, deixando ele participar do dia a dia da loja.

snapchat para varejo (4)2) Apresentação dos funcionários

Outra maneira de trazer o público para perto da sua loja por meio do Snapchat é usando a rede para apresentar os funcionários que trabalham com você. Os vendedores podem se apresentar, falar mais sobre eles, contar o que eles fazem, de onde vieram, etc. Assim, quando o cliente chegar na loja e reconhecer determinado profissional, se sentirá mais à vontade em ser atendido por ele.

snapchat para varejo (2)3) Passo a passo

O Snapchat também pode ser um canal para que sua loja ajude os clientes a entenderem como funcionam determinados produtos. Você pode criar pequenos vídeos mostrando as novas funcionalidades da última geração de celular, ou indicando a melhor maneira de instalar equipamentos ou eletrodomésticos. Assim, o público achará o conteúdo divulgado por sua marca útil e estará sempre interessado no que sua loja tem a dizer (entenda mais sobre essa estratégia nesse post).

snapchat para varejo (5)4) Avaliações de produtos

Além de ajudar os clientes a utilizarem os produtos que eles já compraram, sua loja pode usar o Snapchat para orientá-los no processo de decisão. Nesse sentido, fazer pequenos vídeos com avaliação de produtos, mostrando as principais funcionalidades e benefícios e fazendo comparações com itens da mesma linha, será interessante para atrair a atenção do público.

snapchat para varejo (6)5) Envio de ofertas exclusivas e customizadas

Já que esse canal permite uma aproximação tão grande com o público, então, que tal utilizá-lo para fortalecer o relacionamento com os clientes oferecendo ofertas exclusivas e/ou personalizadas? Por exemplo, se um cliente compartilhou que o celular dele está travando, você pode oferecer um desconto para que ele compre um novo aparelho em sua loja. Ou, ainda, dar vantagens para quem comprar algo na loja e for seguidor no Snapchat.

snapchat para varejo (7)6) Interação com os clientes

Se quer clientes engajados, você precisa interagir com eles nessa rede. Comentar em suas fotos e vídeos, quando apropriado, pode ser uma opção. Além disso, tirar selfies com clientes satisfeitos comprando determinado produto e publicar no aplicativo também é uma maneira divertida de incluí-os na comunicação e, ainda, fortalecer a credibilidade da marca.

snapchat para varejo (3)7) Filtros geográficos personalizados

O Snapchat possibilita que usuários e empresas façam seus próprios filtros geográficos. Assim, se sua loja estiver promovendo um evento ou uma promoção especial, por exemplo, pode fazer um filtro para essa ocasião. Os clientes que fizerem um snap no local terão como opção incluir esse filtro em suas fotos ou vídeos. Uma ótima maneira de expandir a divulgação de sua marca (para saber como fazer isso, clique aqui).

Dicas importantes!

  • É preciso ter alguém cuidando da conta da loja no Snapchat. Se você, como gestor, não puder fazer isso, tem a opção de contratar alguém ou ainda pedir para que os próprios vendedores atualizem a plataforma.
  • Mas é importante que as pessoas que publiquem conteúdo no Snapchat de sua loja representem bem os valores de sua marca. Eles serão a voz da empresa nesse canal.
  • Como essa é uma rede que foca no conteúdo em tempo real, a atualização precisa ser constante. Não é necessário publicar diversos conteúdos por dia, mas um ou dois vídeos e/ou fotos diários irão ajudar a manter sua marca ativa (e visível) no aplicativo.
  • Não esqueça de divulgar o perfil de sua loja no Snapchat em outras plataformas (como Facebook, Twitter, Instagram, site e na própria loja, no momento do contato com o cliente), para que os clientes que já são usuários do aplicativo possam encontrar sua marca por lá.

Ficou com alguma dúvida sobre o uso do Snapchat? Deixe um comentário aqui embaixo que responderemos em um próximo artigo sobre o tema! 

Boas vendas.

Imagens: Freepik e Iconfinder

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