Nossas Sugestões

O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar sua loja na web

O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar sua loja na web

Por Redação Blog Gazin Atacado • 31/08/15

Ao procurar por “geladeira” no Google, o internauta terá aproximadamente 19 mil resultados. Para o termo “TV HD”, o Google mostra 850 mil sites.

Esses exemplos mostram quão difícil é alcançar o consumidor na web.

Com isso em mente, pare e pense: Não seria incrível se, no meio de tantas páginas, ao pesquisar na internet por determinado produto que sua loja vende, o consumidor encontrasse o seu e-commerce logo de cara? 

Pois saiba que existe uma “ferramenta” que torna isso possível! Ela se chama SEO. 

Não sabe do que estamos falando? Calma, estamos aqui para explicar… 

O que é SEO?

SEO é a sigla para a expressão em inglês “Search Engine Optimization”, que quer dizer otimização de busca. Ao utilizar técnicas de SEO em seu site, você aumenta as chances de sua página ter uma posição de destaque no Google quando o cliente buscar por sua marca ou pelos produtos que você vende.

dicas para vender na internet 1COMO FUNCIONA 

Quando um internauta faz uma pesquisa no Google, o buscador tem alguns parâmetros para avaliar a relevância de cada página de acordo com as palavras que o usuário utilizou em sua pesquisa. Baseando-se nesses parâmetros, ele determina qual site vai ficar na primeira posição, qual vai ficar na segunda e assim por diante. Quanto mais conteúdo relevante e quanto mais bem desenvolvida for a página, maior destaque ela ganha. 

As técnicas de SEO ajudam a deixar sua página com mais credibilidade e mais alinhada aos parâmetros de análise do Google, trabalhando palavras-chave específicas no conteúdo do site.

DICAS DE SEO PARA E-COMMERCE 

O SEO pode ser trabalhado no desenvolvimento do site, dentro do código de programação. Porém, existem algumas técnicas de conteúdo que contribuem para que o site fique bem posicionado e que você mesmo, lojista, pode aplicar no seu e-commerce.

Veja a seguir algumas dicas práticas e simples sobre como trabalhar o SEO de sua loja online para deixá-la em destaque nos buscadores: 

Determine as palavras-chave

dicas para vender na internet (5)Um dos primeiros passos é definir as palavras-chave pelas quais seu site irá ser encontrado. Escolha palavras que tenham a ver com seu negócio, com o que você vende e com os termos que seus clientes poderão utilizar quando estiverem procurando algo que você vende. 

Digamos que você tenha uma loja de móveis. Neste caso, pode usar as seguintes palavras-chave: loja de móveis; móveis de madeira; móveis para casa; loja de móveis em Curitiba; móveis em Curitiba; cozinha de madeira, etc.

Tenha uma estratégia de conteúdo

A qualidade do conteúdo do site é um dos fatores mais importantes para que o Google coloque sua página na frente de outras. Por isso, é importante cuidar para que sua loja online tenha um conteúdo bem escrito, relacionado ao seu negócio e às palavras-chave que você determinou para trabalhar.

Estas são algumas dicas importantes quanto ao conteúdo do e-commerce:

  • dicas para vender na internet (2)Escreva textos sem erros gramaticais.
  • Inclua posts ou notícias relacionadas aos produtos e à sua loja.
  • Desenvolva guias sobre como utilizar os produtos.
  • Evite conteúdo copiado de outro lugar – sites com textos duplicados são colocados lá para baixo da lista do Google.
  • Utilize vídeos do YouTube sempre que possível, é um tipo de conteúdo que ajuda a posicionar bem seu site.
  • Confira aqui nosso post sobre Marketing de Conteúdo e aplique as dicas em seu e-commerce.

Cuide da descrição dos produtos

dicas para vender na internet (4)É muito importante que suas palavras-chave estejam dentro da página de cada produto. Dessa forma, quando seu cliente buscar por “geladeira” por exemplo, ele poderá ser direcionado direto para a parte do seu site em que as geladeiras estão. 

Para fazer a descrição dos produtos, inclua as palavras-chave específicas de cada um deles, colocando as características e também os benefícios. Se tiver algum guia, manual ou qualquer outro conteúdo relacionado ao produto, também deixe à disposição na página. Quanto mais estruturada sua descrição estiver, mais chances ela terá de aparecer na pesquisa de seu consumidor.

Coloque palavras-chave nas imagens do site

dicas para vender na internet (3)Talvez seu cliente busque pelos produtos na aba “Imagens” do Google. Se você quer que sua loja apareça nesta pesquisa, precisa incluir palavras-chave também nas fotos dos itens do seu site. 

Quando estiver separando as imagens que irão para o seu site, nomeie-as com as palavras-chave específicas. O nome do produto e suas características pode ser uma boa opção. Por exemplo “fogão 2 bocas cook top preto”.

Inclua avaliações e depoimentos

dicas para vender na internet (1)Muitos consumidores, antes de comprar algo, pesquisam o que outros consumidores estão falando sobre aquele produto. Por isso, é importante também incluir na loja online depoimentos e avaliações de seus clientes.

Disponibilize em cada página de produto a possibilidade de os clientes avaliarem o produto, a entrega e o atendimento. Deixe espaço para eles comentarem e também inclua botões de redes sociais incentivando o compartilhamento das páginas. Tudo isso contribui para aumentar a credibilidade do seu site perante o Google.

Viu só, o tal SEO nem é tão complicado como você imaginou, não é mesmo? Seguindo essas dicas, você já estará dando um enorme passo para deixar seu site em destaque quando o consumidor buscar por algo que você vende. E aí, as chances de ele se tornar seu cliente aumentam consideravelmente. Coloque essas dicas em ação e comprove isso na prática.

Boas vendas!

Imagens: freepik 

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


3 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

3

comentários em "O que é SEO e como isso pode ajudar a destacar sua loja na web"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo