fbpx

Nossas Sugestões

O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada

O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada

Por Redação Blog Gazin Atacado • 10/05/16

Storytelling pode parecer uma expressão muito diferente, mas saiba que ela remete a algo que faz parte da vida de todo mundo. Em inglês, “tell” significa narrar ou contar; e “story”, história. Então, storytelling nada mais é do que a boa e velha técnica de contar histórias!

Essa técnica é utilizada na literatura, no cinema, no teatro e também nas casas de muitas pessoas – quem aí tem avós ou pais que são verdadeiros contadores de história?

Mais recentemente, o storytelling passou também a ser utilizado como ferramenta de marketing, pois possui alto poder de engajamento. Uma história tem o poder de chamar a atenção do público, fazendo com que ele se aproxime da marca.

O seu hotel ou pousada também pode – e deve – se utilizar dessa técnica para atrair a atenção de seus clientes e fortalecer o relacionamento com os hóspedes. Sabe aquela expressão “Minha vida daria um filme?”. Então, o dia a dia do seu estabelecimento também pode render boas histórias!

Sabendo disso, listamos a seguir algumas sugestões de como utilizar o storytelling para divulgar o seu negócio. Acompanhe, reflita sobre essa possibilidade, planeje a execução dessa ideia e depois veja os resultados surgirem. Você não vai se arrepender!

storytelling hotel pousada (2)Conte a história do seu hotel ou pousada

Quando contamos nossa história a alguém, estamos criando uma conexão com essa pessoa, revelando a ela de onde viemos, qual nossa origem. Da mesma forma, ao contar a história do seu hotel ou pousada, você estará fortalecendo os laços entre sua marca e seu público.

Portanto, preocupe-se em contar (pessoalmente e também em suas ações de comunicação e marketing) como o hotel surgiu, quem foram seus fundadores, como ele se desenvolveu ao longo do tempo, etc. Isso vai fazer com que o cliente conheça melhor o seu negócio e sinta-se mais à vontade em se hospedar aí. Confiança é a base de tudo!

storytelling hotel pousada (5)Conte histórias dos profissionais da sua empresa

Outra maneira de se aproximar dos clientes é contando as histórias dos profissionais que trabalham em seu hotel ou pousada. Sabe aquela camareira que está há anos com vocês, ou aquele gerente que começou como office-boy e foi crescendo dentro da hierarquia da empresa? Com certeza eles têm boas histórias para contar, que representam bem a imagem de sua marca. Não deixe isso morrer nos corredores da empresa.

As pessoas preferem ficar na casa de amigos do que de desconhecidos, certo? A lógica é a mesma nesse caso: seus clientes conhecerão os profissionais do hotel ou pousada e se sentirão mais à vontade para se hospedar nele.

storytelling hotel pousada (4)Conte histórias de seus hóspedes

Saber o que outros hóspedes já viveram no seu hotel ou pousada também pode ser um fator decisivo na escolha do seu público. Você não precisa necessariamente pedir para os próprios hóspedes contarem a história. Pode fazer, por exemplo, uma encenação em vídeo, com atores, preservando a identidade dos clientes.

Um pedido de casamento, uma lua de mel inesquecível, um fim de semana com a família – todas essas histórias têm o poder de encantar seu público e atrair muitos hóspedes querendo construir memórias parecidas.

Conte a história local

storytelling hotel pousada (3)A história da região onde o seu hotel está localizado também pode ser muito interessante para chamar a atenção do público. Contar a história da cidade, do bairro, das pessoas que fazem parte do município mostra que sua marca valoriza a tradição e a vida local.

Dessa forma, as pessoas se sentirão atraídas pelas histórias da região e irão querer se hospedar em um hotel ou pousada que preze pelos costumes locais. Essa ação vai encantar aqueles hóspedes que gostam vivenciar o dia a dia do lugar que estão visitando.

Mas como contar essas histórias?

Se você gostou das ideias citadas acima, mas não sabe como colocá-las em prática, siga as dicas a seguir:

  • Procure utilizar diversos tipos de mídias para contar uma história: textos, imagens, vídeos. Tudo isso se faz necessário para engajar o público.
  • Escolha as plataformas que serão utilizadas para contar as histórias. Você pode criar um canal no YouTube, contar as histórias em um blog ou mesmo criar uma página na web específica para esses conteúdos.
  • Não esqueça que uma história pede uma narrativa – ou seja, precisa ter começo, meio e fim. Muito mais do que apenas um texto, uma história deve ter elementos que envolvam o leitor.
  • Na sua história, pense em quem serão os personagens principais, qual será o ápice do enredo e qual é a mensagem que ele deve passar.
  • Envolva a equipe do seu hotel ou pousada no desenvolvimento das ações que vão contar suas histórias. Muitas vezes, pessoas que você nem imagina que podem contribuir nessa atividade guardam as melhores histórias.
  • Contrate profissionais ou uma empresa especializada (como jornalistas ou agências de comunicação) para desenvolver uma estratégia efetiva para a construção e divulgação de sua história.

Quer um exemplo de utilização do storytelling no setor de turismo? Veja abaixo o vídeo lançado recentemente pela TAM, em que se conta a história de um avô e um neto em uma viagem dos sonhos.

Então, empolgado para contar as histórias de seu hotel ou pousada? Apostamos que muito do que você, seus profissionais e seus hóspedes vivenciam no dia a dia poderia render boas narrativas. Compartilhe suas experiências e vivências com o seu público e encante seus clientes!

PS: Se você já estiver utilizando o storytelling como ferramenta para engajar seus clientes e prospects, não deixe de nos contar como faz isso. Deixe um comentário nos explicando suas ações. Sua história pode virar um artigo aqui no blog!

Imagens: Freepik.com

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 11
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O que é storytelling e como usá-lo para divulgar o seu hotel ou pousada"