Nossas Sugestões

O que os bombeiros podem ensinar para os vendedores

O que os bombeiros podem ensinar para os vendedores

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/04/15

academiaImagine a seguinte situação: Você sofreu um acidente, está preso dentro do carro e chega uma ambulância. De repente, o bombeiro abaixa-se e pergunta: “Posso ajudá-lo?”.

Não faz sentido, não é mesmo? É claro que ele pode ajudar você!

Com os clientes de sua loja é a mesma coisa. Não entendeu? Claudio Diogo esclarece qual é a lógica por trás disso no módulo “Vendas”, do curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo.

Claudia explica que, se os clientes entraram em sua loja, com certeza eles estão esperando que seus vendedores o ajudem. Perguntar “Posso ajudá-lo?” não faz sentido também nessa situação.

Porém, outras perguntas podem ser muito úteis. Para demonstrar a importância disso, ele faz uma comparação com os bombeiros.“Quando eles chegam em um acidente, já sabem exatamente que providências devem tomar para salvar a vida dos que estão em perigo. E sabe por quê? Eles se preparam vigorosamente, eles conhecem profundamente cada detalhe das operações para poder agir com eficiência e rapidez quando necessário”, destaca.

Claudio conta ainda que esses profissionais já saem da ambulância sabendo o que lhes espera e que ferramentas eles precisam para ajudar os “clientes” deles.

“Da mesma maneira deve ser com os profissionais de vendas. Quando o cliente entra na loja, você tem que estar extremamente preparado. É preciso conhecer os produtos, o que eles fazem, como funcionam, as linhas, as possibilidades”, destaca Claudio.

O especialista explica ainda que, além do conhecimento sobre a loja e os produtos, existe outra ferramenta indispensável para o sucesso nas vendas: as perguntas! Mas, claro, não são perguntas no estilo “Posso lhe ajudar?”, e sim perguntas que levem o vendedor a ter um conhecimento profundo daquele consumidor. 

business-brainstorming-concept_23-2147506559

Como fazer isso? Ele sugere que os líderes reúnam-se com os vendedores e, em conjunto, façam um exercício pensando em possíveis perguntas para diferentes necessidades e perfis de clientes.

Assim, quando receber um consumidor na loja, o vendedor estará preparado para fazer perguntas inteligentes e que sejam úteis para que ele conheça mais os clientes e entenda como a loja pode ajudá-lo. .

Gostou da dica do Claudio? Esse é apenas um dos inúmeros ensinamentos que ele oferece no curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo. Clique aqui, inscreva-se e aproveite para receber o conhecimento desse e de outros grandes especialistas.

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 0
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "O que os bombeiros podem ensinar para os vendedores"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo