Criar ações para valorizar a lealdade dos clientes é uma excelente maneira de se aproximar do seu público. Mas para isso, é crucial alinhar essa estratégia às expectativas dos hóspedes. Precisa de ajuda nessa missão? Este artigo é para você! Entenda o que os viajantes esperam dos programas de fidelidade na hotelaria e alinhe as ações do seu estabelecimento.
Uma pesquisa global feita pela Oracle identificou que cerca de 60% dos viajantes não participam de programas de fidelidade. A constatação? Muitos hotéis e pousadas estão perdendo a oportunidade de usar essa estratégia para se aproximar do seu público!
O estudo, que entrevistou 8 mil consumidores de viagem no Brasil, Austrália, México, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos, revelou que:
Saiba mais sobre o que os viajantes esperam dos programas de fidelidade na hotelaria e alinhe as ações do seu estabelecimento para garantir o retorno dos seus hóspedes.
Os consumidores da atualidade não querem sentir que são apenas mais um no meio da multidão. Eles esperam que as marcas ofereçam experiências personalizadas aos seus perfis e preferências. E isso também acontece na relação entre viajantes e hotéis.
Na pesquisa da Oracle, fica claro que os consumidores de viagem querem ter recompensas individualizadas nos programas de fidelidade. Estes são alguns dados que corroboram esse raciocínio:
Lição!
Em vez de oferecer brindes específicos para cada nível de pontuação, permita que o hóspede escolha entre duas, três ou mais opções de recompensas. Analise seu público e crie gratificações baseadas nos diferentes perfis de viajantes que o seu estabelecimento recebe, aumentando as chances de o hóspede sentir que determinada recompensa foi pensada para ele.
O programa Marriot Rewards oferece aos participantes a possibilidade de escolher suas recompensas em um site com diversas opções de atividades – upgrades, workshops, shows etc. Assim, os hóspedes podem selecionar a recompensa mais alinhada à sua preferência.
Saiba mais em: www.marriott.com/marriott-rewards/use.mi
Uma das principais barreiras para a participação em programas de fidelidade é a dificuldade em ganhar e utilizar os pontos. Um terço dos participantes da pesquisa da Oracle afirmou não participar desse tipo de programa por conta da impressão de que dá muito trabalho.
Outras descobertas importantes nesse sentido:
Lição!
Na hora de desenvolver o processo de cadastro e pontuação, leve em consideração o fato de os hóspedes quererem ter acesso fácil às recompensas. Além disso, tenha em mente que as premiações precisam ser interessantes. Se for muito difícil conseguir pontos ou se a compensação não valer a pena, seu programa de fidelidade não trará o resultado esperado.
Sabendo que os viajantes atuais querem recompensas instantâneas em vez de terem que ficar esperando meses para juntar pontos, o grupo The Leading Hotels of the World criou um esquema simples e prático: a cada cinco estadias, o membro do programa ganha uma hospedagem gratuita. Simples e eficiente!
Saiba mais: www.lhw.com/leaders-club/membership
Você já pensou em oferecer recompensas por compartilhamentos nas mídias sociais? O estudo da Oracle mostrou que muitos viajantes gostariam de ser recompensados por isso – especialmente os mais jovens.
Lição!
Procure integrar diferentes canais no seu programa de fidelidade. Mesmo que você não utilize as redes sociais para gerar pontos, essas plataformas podem ajudá-lo a entender melhor o seu público e, assim, oferecer recompensas mais interessantes.
O programa Marriot Rewards também aderiu à tendência de recompensa por citações nas redes sociais. Por meio da campanha Connect and Collect, os membros do programa ganham pontos por compartilharem no Twitter, no Facebook ou no Instagram suas experiências no hotel. Para isso, basta utilizar a hashtag #MRPoints.
Saiba mais: https://mrpoints.chirpify.com/rewardspoints/register
Agora que você já sabe o que os viajantes esperam dos programas de fidelidade na hotelaria ficará mais fácil criar sistemas de recompensa alinhados aos hóspedes da atualidade. Esperamos que as informações e os cases deste artigo ajudem você nessa missão!
- E se tiver alguma dúvida, basta deixar um comentário!
Agora é com você! Leve tudo isso em consideração e aprimore seu programa de fidelidade.
Sucesso!