Eles representam 24% da população mundial e têm revolucionado processos em diversos mercados. No segmento de viagens e turismo não poderia ser diferente. De quem estamos falando? Dos membros da geração Y, é claro. Você e sua equipe estão preparados para atrair e fidelizar este público? Não tem certeza? Nós podemos ajudá-lo! Saiba quais são as questões mais importantes para os viajantes millennials e entenda como engajá-los.
Nascidos entre 1980 e 2000, os membros da geração Y (ou millennials) têm tido um papel cada vez mais relevante no mercado de viagens e turismo.
De acordo com uma pesquisa feita pela Sabre, empresa de tecnologia voltada ao segmento hoteleiro, até 2020, os viajantes millennials serão os consumidores que mais gastarão com viagens.
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Analisando diferentes tendências no comportamento destes consumidores, apresentamos a seguir algumas das características mais importantes dos viajantes millennials. Elas indicam as questões mais relevantes para eles em suas decisões de compras de viagens.
Entenda melhor esse público e saiba como atrair e fidelizar hóspedes dessa geração por meio de serviços alinhados às preferências e necessidades deles!
Os millennials são frutos da era da televisão e do telefone fixo. Porém, cresceram junto com a expansão da internet e dos celulares. Ou seja, são “filhos” da transformação digital do século XX. Como resultado, estão mais dispostos a experimentar ferramentas que os ajudem no dia a dia. Aliás, essa foi a geração que impulsionou o crescimento das vendas on-line!
Nesse sentido, na hora de viajar, os millennials também utilizam a tecnologias digitais para ter mais rapidez e conveniência na compra de passagens e reservas de hotel.
De acordo com pesquisas citadas no relatório The Millennial Brief on Travel and Lodging, desenvolvido pela FutureCast®, consultoria de marketing especializada em tendências de consumo na geração Y:
Além da tecnologia, a personalização é outro fator importante que gera a conveniência que os viajantes millennials demandam. Os viajantes dessa geração querem receber ofertas e informações de viagens que estejam alinhadas às suas preferências e necessidades – facilitando sua busca e decisão de compra.
Um estudo realizado pela SalesForce indica que os millennials consideram que fornecer dados pessoais é um pequeno preço a se pagar para ter acesso a experiências de compra personalizadas. O levantamento apontou que:
Para pensar:
- De que forma seu hotel ou pousada atende à demanda dos viajantes millennials por mais rapidez e conveniência na hora de fazer reservas?
- Seu estabelecimento está coletando e utilizando as informações dos hóspedes para promover uma experiência mais personalizada?
— Como personalizar a experiência do hóspede
— Dicas para simplificar o check-in e o check-out em seu estabelecimento
— Como simplificar a jornada de compra dos hóspedes
Outra característica marcante dos consumidores millennials é que eles gastam mais em experiências do que em itens materiais.
Em uma pesquisa realizada pela Accenture:
Quando se trata de viagens, experiências são valorizadas pelos millennials porque elas os ajudam a conhecer e vivenciar outras culturas. Dados do relatório da FutureCast® indicam que:
Sendo assim, ao invés de irem aos locais turísticos mais tradicionais, os viajantes millennials preferem ter contato com a comunidade local, conhecendo a história, a gastronomia e as pessoas da região. Essas experiências em terras “desconhecidas” os ajudam a formar suas próprias identidades.
Para pensar:
- De que maneira o seu estabelecimento está facilitando a conexão entre os hóspedes e a cultura local?
- Como seu hotel ou pousada pode ajudar os viajantes a terem experiências marcantes?
— Serviços extras para viajantes a lazer
— A importância do engajamento com a comunidade na hotelaria
— 5 ideias para dar um toque mais pessoal na estadia em seu hotel ou pousada
Leia com calma cada um dos artigos indicados ao longo do post para avaliar como o seu estabelecimento pode acompanhar essas tendências e, assim, atrair os viajantes millennials.
No próximo artigo desta série falaremos sobre outras duas características importantes desse público e que podem ajudar o seu hotel ou pousada a fidelizar hóspedes dessa geração. São elas:
– Busca por compartilhamento de valores.
– Interesse por informações relevantes.