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O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial

O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/01/15

Existem milhares de filmes, livros, palestras, artigos, blogs, sites e gurus falando sobre um assunto que mexe com a cabeça de todos os profissionais, de todas as áreas. O que esses materiais abordam é a busca pela resposta de uma pergunta que aposto que já passou pela sua cabeça – se é que ainda não está aí, martelando seus pensamentos. A dúvida em questão é a seguinte:

Afinal, qual o segredo para o sucesso? 

É claro que existem vários fatores que influenciam o sucesso de um profissional ou de um negócio. Desde conhecimento, experiência até determinação. Mas em um mundo globalizado e conectado, em que você precisa se preocupar não só com o concorrente que está do outro lado da rua, mas também com aquele que está do outro lado do mundo, uma coisa é essencial para o sucesso: DIFERENCIAÇÃO.

Se a gente lhe perguntasse o que faz sua loja diferente dos seus concorrentes, qual seria sua resposta?  Sabemos que não é nada fácil se destacar em um mercado tão concorrido. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas sobre como encontrar seus diferenciais. Confira:

Diferente para quem?

Antes de tudo, é preciso saber quais são os diferenciais que realmente importam para o seu público, e, para isso, é necessário conhecê-lo muito bem.

Por exemplo: um diferencial como atendimento on-line não será muito atrativo se seu público mora em uma região com pouco acesso à internet.

Outro grande erro das lojas é oferecer “preço baixo” como diferencial. Será mesmo que o preço é o melhor atrativo para os consumidores? A princípio, pode parecer que sim, mas se o atendimento for ruim, se a entrega atrasar – ou seja, se “o barato sair caro” – esse diferencial não vai fazer sua marca se destacar (pelo contrário!).

Procure conhecer e entender o seu público e saber não só que tipo de produto eles buscam, mas também quais são os valores que eles prezam.

Diferente em relação a quem?

Ao conhecer bem seu público, você poderá identificar quem são seus reais concorrentes – aqueles que atendem o mesmo perfil de consumidor que sua loja. Se você vende eletrodomésticos, não há motivo em se preocupar com as lojas que vendem móveis. Preste atenção naqueles negócios que podem realmente atrapalhar suas vendas.

Além disso, a venda pela internet tem crescido cada vez mais. Não faça do e-commerce seu inimigo, ele pode ser seu aliado. Analise o mercado on-line e estude maneiras de se inserir nele..

GUIA PARA ENCONTRAR SEUS DIFERENCIAIS

A seguir, confira três de perguntas essenciais que podem ajudar a encontrar os verdadeiros diferenciais de sua loja:

man210Quais são os principais valores de seu negócio?

Avalie se esses valores estão alinhados aos valores do seu público – interno e externo. Ser um negócio que pensa além dos aspectos financeiros, mas também morais e de vida, é um grande diferencial. Realizar projetos ambientais e sociais são algumas maneiras de mostrar que você se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade. Para muitos consumidores, esse pode ser o diferencial que vai fazê-los escolher comprar em sua loja, e não no concorrente.

thumbs16Quais são os principais pontos fortes?

Analise seus próprios pontos fortes e os de seus concorrentes. Entenda de que maneira você se destaca em relação a eles e também em quem sentido eles são superiores. A partir daí, estude formas de compensar isso. Exemplo: se o ponto forte do seu concorrente é a entrega rápida, o seu atendimento personalizado pode ser mais importante para os clientes.


Quais são seus principais pontos fracos?

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Conhecer as suas falhas é importante porque a partir das correções pode surgir um grande diferencial. Mas é fundamental, também, analisar em que sentido seus concorrentes deixam a desejar. O erro deles pode ser uma grande oportunidade para que sua loja ofereça um diferencial consistente. Se, por exemplo, o Serviço de Atendimento ao Consumidor do seu concorrente é ruim, ao fornecer um SAC de qualidade sua loja irá se destacar, oferecendo justamente aquilo que os consumidores não irão encontrar no concorrente.

Esperamos que esse guia possa lhe ajudar a encontrar e desenvolver diferenciais que farão sua loja se destacar, atraindo e fidelizando cada vez mais clientes. 

Boas vendas!

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comentários em "O que sua loja tem que as outras não têm – dicas para identificar seu diferencial"

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  1. PAULO PORTO disse:

    Muito bom artigo,fácil ,objetivo,gostei vou praticar.

    1. Redação Blog Gazin Atacado disse:

      Que bom que gostou, Paulo. Ficamos felizes em saber. Esperamos que as dicas surtam efeito na sua loja.
      Sucesso!

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