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Os funis do varejo – Parte 1: Funil de Clientes

Os funis do varejo – Parte 1: Funil de Clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 16/09/15

academiaNo módulo 10 do curso Formação de Líderes, da Academia do Varejo, Marcelo Caetano, especialista em Vendas, apresenta os três funis que os gestores do varejo precisam acompanhar para que sua loja tenha sucesso. São eles:

  1. Funil de Clientes
  2. Funil da Equipe
  3. Funil Financeiro

Vamos falar sobre cada um deles aqui no blog. Começando pelo Funil de Clientes. 

No Funil de Clientes acontece o acompanhamento e a análise da movimentação do cliente na sua loja. Desde o momento em que ele entra e começa a consumir, até quando ele deixa de comprar e abandona sua empresa para comprar no concorrente. 

Analisar esse caminho, ponto a ponto, é fundamental para identificar indicadores como, por exemplo, ticket médio e taxa de conversão – itens importantíssimos para o resultado de sua empresa”, explica Caetano.

Com ele, você poderá responder a perguntas como:

  • Como os clientes chegam até sua loja?
  • Para quantos clientes novos você vendeu no último mês?
  • Quantos clientes voltaram a comprar com você?
  • Quantos clientes sumiram da sua loja no último ano? 

Primeiro passo – atraindo clientes para sua loja

A primeira análise do funil é focada nos clientes que estão fora dele – os prospects que estão em sua cidade, seu bairro, sua região. Trazer esses possíveis clientes para dentro da sua empresa é função do Marketing e da Comunicação. 

funil de clientes 02

Nesse sentido, você pode atuar em meios mais tradicionais – como televisão, jornais, revistas, etc. – ou em mídias mais digitais – como redes sociais, blogs, newsletter etc.   

  • O que a sua loja faz atualmente para trazer clientes para sua base?
  • Verifique quais mídias você utiliza e quais delas traz mais retorno para você. 

funil de clientes 03

“Muitas vezes nós nos acostumamos a trabalhar com uma mídia e mantemos elas sem nem mesmo monitorar se dá resultado ou não. Ou porque você conhece o dono da rádio, é amigo do pessoal da televisão ou porque ‘sempre fez assim’. Mas será que os canais que você utiliza atualmente realmente são os canais mais eficientes? Analise e, se preciso, mude”, aconselha Caetano.

Para descobrir quais canais estão dando certo, o especialista indica que você realize uma pesquisa de interesse. Pergunte para os clientes que estão em sua loja como eles ficaram conhecendo sua marca, por quais canais eles chegaram até lá. Isso vai lhe dar um bom panorama sobre o melhor caminho a ser seguido.

Segundo passo – identificando clientes novos e atuais 

Depois que você conseguiu atrair novos clientes para sua loja, é hora de coletar outra informação importante: entre os consumidores que estiveram na sua loja no último período, quantos deles já compraram com você e quantos deles estão comprando pela primeira vez. 

funil de clientes 04Por que é importante saber isso? 

  • Se grande parte dos clientes já compraram, significa que eles ficaram satisfeitos e estão voltando.
  • Se um bom número de clientes nunca comprou com você, significa que sua campanha de marketing deu resultado, que sua campanha atraiu clientes novos.
  • E se a campanha trouxe clientes que já compraram com você, significa que você poderia estar atuando em outras mídias, atingindo públicos diferentes.

 funil de clientes 01

Viu só como a análise do Funil de Clientes pode trazer muitas informações valiosas? Abordamos aqui apenas dois pontos dele, mas você pode aprender como realizar a análise completa do Funil de Clientes lá na Academia do VarejoCLIQUE AQUI e cadastre-se para fazer o curso de Formação de Líderes. É online e gratuito!

Boas vendas!

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