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Os funis do varejo – parte 3: Funil Financeiro

Os funis do varejo – parte 3: Funil Financeiro

Por Redação Blog Gazin Atacado • 30/09/15

academiaVocê já viu aqui no blog dois processos importante para a gestão dos seus clientes e da sua equipe de vendas.

São eles:

Funil dos clientes

Onde você acompanha e analisa a movimentação do cliente na sua loja. Desde o momento em que ele entra e começa a consumir, até quando ele deixa de comprar e abandona sua empresa para consumir no concorrente. Saiba mais aqui.

Funil da equipe

Com esse funil, você consegue identificar o perfil ideal de colaborador para sua loja, sabendo quem são os profissionais que você deve contratar e quais são aqueles que você precisa demitir. Saiba mais aqui.

No post de hoje, falaremos sobre o outro funil do varejo – o Funil Financeiro, que é uma maneira de você gerenciar a entrada e a saída de dinheiro de sua loja de forma eficiente. 

Em sua aula no curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, o especialista em vendas Marcelo Caetano fala da importância desse funil para que as contas de sua loja fiquem em dia e para que a empresa consiga crescer.

Ele destaca que o grande desafio dos gestores é trabalhar o seu Ciclo Financeiro. Entenda

O ciclo financeiro e o crescimento de sua loja

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Ciclo Financeiro é o tempo que você leva para comprar e vender uma mercadoria. Você tem a entrada do dinheiro na empresa e tem a saída do dinheiro para pagar o fornecedor. Se esse ciclo fica muito longo, ele compromete muito a sua empresa.

 Marcelo esclarece que o tamanho do ciclo financeiro influencia o crescimento de sua loja por conta do capital investido que fica parado no estoque.

Muitas empresas percebem que têm muito dinheiro travado dentro da empresa e que, para crescer, precisa investir mais dinheiro ainda”, destaca o especialista. Ele indica que, nesse caso, a empresa tem dois caminhos:

  • Ou continua investindo na empresa – com capital próprio ou de terceiros (sabendo que pode pagar a mais por isso)
  • Ou trabalha melhor o seu ciclo financeiro para que o tempo de entrada e saída de dinheiro seja cada vez mais rápido.

Como dar agilidade ao funil financeiro

businessman63Marcelo dá o exemplo de uma empresa para a qual ele já prestou consultoria. Essa empresa comprava de um fornecedor da China. O processo entre eles fazerem o pedido, receberem os produtos da China, venderem aqui no Brasil e faturarem produto, levava cerca de 150 dias. “Imagine que essa empresa trabalhava cinco meses com o seu capital próprio. Para ela crescer, ela precisava de muito dinheiro”, evidencia.

O especialista destaca que isso pode acontecer com sua loja, mesmo comprando de um fornecedor local. “Se seu estoque fica parado, seu giro pode chegar até 150 dias também”, alerta.

Marcelo indica que o seu ciclo financeiro pode ficar longo porque os produtos não venderam e ficaram acumulado no estoque, ou também por conta da falta de credibilidade de seu fornecedor. “Se você não confia que o fornecedor vai entregar no prazo, você estoca mais do que precisa, para garantir que terá o produto. Mas isso pode fazer seu capital ficar parado”, informa.


Ele dá algumas dicas para dar agilidade a esse processo:

  • Não dá para esperar o estoque terminar para fazer o pedido.
  • É preciso antecipar as necessidades para que, assim que o produto sair, já tenha outro entrando e isso dê agilidade ao processo e diminua o ciclo financeiro.
  • Untitled-4Tenha um fornecedor com uma logística eficiente. Dessa forma, grande parte do seu estoque não vai ficar na loja, e sim em movimento.
  • Quanto mais rápido for o transporte de produtos, mais rápido será o seu ciclo.

Se o seu processo de compra com o fornecedor é mais rápido, você vende o produto mais rápido, consegue fazer o capital girar e coloca mais dinheiro dentro da empresa para crescer”, aconselha.

Quer saber mais sobre esse e outros processos importantes para a gestão de sua loja? Saiba que pode aprender tudo isso gratuitamente no curso online de Formação de Líderes da Academia Gazin. Clique aqui, inscreva-se e comece hoje mesmo a adquirir os conhecimentos que farão você e sua loja evoluírem.

Imagens: freepik 

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