Programas de fidelidade são excelentes ferramentas para:
Quer saber mais sobre os benefícios dos programas de fidelidade no varejo e conhecer as preferências dos consumidores em relação às recompensas que esses programas oferecem? Continue a leitura deste artigo. Ele o ajudará a começar a pensar no programa de fidelidade da sua loja!
⇒ Saiba como montar um programa de fidelidade:
30 mil consumidores, de 63 países, foram entrevistados pela consultoria Nielsen em uma pesquisa global sobre programas de fidelidade. Entre as principais descobertas, destacam-se estas três:
1) Programas de fidelidade são diferenciais importantes no varejo.
2) Programas de fidelidade contribuem para a retenção de clientes.
3) Programas de fidelidade ajudam a aumentar a frequência de visitas às lojas.
As recompensas financeiras parecem ser o principal atrativo para os consumidores participarem de um programa de fidelidade. Além disso, de acordo com a Nielsen:
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No entanto, esse cenário varia de acordo com a faixa etária. Consumidores mais novos se mostram mais propensos a recompensas como prioridade no atendimento, serviços exclusivos e personalização:
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Além disso, outros tipos de benefícios que parecem agradar grande parte dos consumidores em todo o mundo são a possibilidade de ganhar benefícios por compras feitas em multicanais e a personalização das recompensas. Nesse sentido, a Nielsen apontou que:
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⇒ Apesar da busca pelas vantagens financeiras ser uma preferência global, cada vez mais os consumidores preferem ter vantagens relacionadas à experiência que eles têm com a loja.
⇒ Em vez de recompensas fixas, pré-estabelecidas, oferecer a possibilidade de os clientes escolherem suas recompensas é uma tática importante para conquistar os consumidores atuais.
⇒ A personalização de serviços e produtos também é uma vantagem muito atrativa para os clientes da atualidade. E isso também é vantajoso para a loja, já que, em busca de ter acesso a recompensas personalizadas, os consumidores estão mais dispostos a compartilhar informações pessoais.
⇒ Esse acesso aos dados dos clientes, por sua vez, contribui para que a loja conheça melhor o seu público e possa direcionar de forma mais efetiva suas ações de marketing.
Entendendo tudo isso, você já pode começar a desenhar o seu programa de fidelidade (ou a repensar o que tem atualmente). Em nosso próximo artigo, falaremos sobre os tipos de programas de fidelidade e sobre como escolher o melhor para a sua empresa. Aguarde e confira!