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Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site

Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site

Por Redação Blog Gazin Atacado • 4/10/16

Como você viu em nosso último artigo, a internet tem um papel importante no planejamento de viagem dos brasileiros (saiba mais aqui). Nesse sentido, além das redes sociais, uma das principais ferramentas utilizadas pelos viajantes em todo o mundo são as OTAs – agências virtuais de viagem (em inglês, Online Travel Agencies) e as OTCs – empresas virtuais de viagem (do inglês Online Travel Companies).

As OTAs e OTCs oferecem diversos serviços relacionados à viagem e hospedagem, entre eles: passagens de avião e ônibus, reserva em hotéis e aluguel de carro. Esse mercado vem crescendo constantemente e as agências de viagem online são, atualmente, responsáveis por boa parte das vendas no mercado brasileiro de turismo.

OTAs e OTCs X hotéis e pousadas

Nota-hotelaria-2ós já falamos aqui no blog sobre a importância de seu estabelecimento estar presente nesses canais – neste artigo. Garantir a presença online de sua marca e ser encontrado pelo seu público estão entre os principais motivos para isso.

No entanto, a expansão desse mercado vem criando um impasse entre agências online e hotéis. Isso porque os sites de OTAs estão impedindo que o cliente chegue até o canal oficial dos estabelecimentos.

Um estudo da Phocuswright, uma consultoria internacional na área de turismo, mostrou que a grande maioria das pessoas prefere fazer reservas por meio de OTAs ao invés de utilizar canais diretos – como os sites das companhias áreas e dos hotéis.

A pesquisa indicou que, no Brasil, 75% dos viajantes usam agências online para reservar acomodações para suas viagens – apenas 21% visita diretamente o site dos hotéis.

Por que isso acontece?

Em geral, muitos clientes usam agências online porque, nesses canais, eles podem pesquisar e comparar os serviços de diferentes empresas, ler avaliações de outros usuários e fazer a reserva tudo em um só lugar. A pesquisa da Phocuswright conseguiu identificar alguns dos motivos específicos dessa preferência das pessoas pelas OTAs. São eles:

  • ota-hotelaria-5O site é mais fácil de navegar, de reservar e de cancelar.
  • Estou acostumado a fazer reservas por esse canal.
  • Eu confio nessa marca.
  • Sites de OTAs geralmente têm os melhores preços.
  • Eu gosto do aplicativo móvel das OTAs.
  • Não consegui achar o que buscava em nenhum outro lugar.
  • Sou membro do programa de fidelidade de uma agência online.

Agora que você já sabe por que as pessoas preferem as OTAs, fica a dúvida:

Como, então, atrair o hóspede diretamente para o seu site?

A questão principal aqui não é combater as OTAs, e sim aprender com elas sobre como se relacionar com o consumidor atual. Nesse sentido, aí vão algumas dicas para destacar sua marca na web e aumentar o tráfego do seu site:

ota-hotelaria-61) Melhore a qualidade do seu site

Você viu que um dos motivos que fazem as pessoas preferirem agências online é a facilidade de uso do site. Então, se você quer atrair mais hóspedes para sua página oficial, precisa investir no desenvolvimento de um site fácil de usar e com um design agradável e responsivo.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Transforme os visitantes do seu site em hóspedes do seu hotel ou pousada

ota-hotelaria-32) Fortaleça a imagem de sua marca

Muitas pessoas preferem reservar hotéis pelas OTAs porque confiam na empresa por trás dos sites. Por isso, quanto mais forte for a imagem de sua marca no mercado, maiores serão as chances de você garantir que as pessoas procurem o site do seu hotel.

>> Dica de leitura para colocar em prática: 6 formas de trabalhar a reputação do seu hotel e pousada

3) Ofereça conteúdo qualificado

ota-hotelaria-1A pesquisa da Phocuswright mostrou também que muitos viajantes escolhem fazer reservas por meio das OTAs porque não encontram o que precisam em outro lugar. Então, é bem provável que, se alguém busca por hotéis em sua região e não encontra o seu site, sua página esteja com informações insuficientes. A melhor forma de reverter esse cenário e atrair um público qualificado é oferecendo conteúdo de interesse do seu público.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Marketing de conteúdo na hotelaria

ota-hotelaria-84) Ofereça benefícios exclusivos

Se grande parte das pessoas que usam agências online o fazem por conta do programa de fidelidade, seu hotel também pode oferecer esse benefício para atrair mais clientes para sua página. Dê vantagens par quem fizer a reserva direto pelo site. Por exemplo: estacionamento gratuito, café da manhã cortesia, check-in antecipado etc.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Por que e como criar um programa de fidelidade

ota-hotelaria-45) Crie pacotes e promoções segmentadas

Os viajantes usuários de OTAs estão em busca da melhor oferta. Então, por que o seu hotel não oferece a eles promoções de acordo com suas necessidades? Faça pacotes de ofertas para grupos diversificados e atraia a atenção de diferentes tipos de viajantes.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

ota-hotelaria-76) Use o Marketing de Influência

Outra maneira de se destacar na web e aumentar o número de visitantes do seu site é usando o Marketing de Influência. Faça parcerias com blogueiros de viagens para que eles direcionem o público à sua página.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Marketing de influência na hotelaria

ota-hotelaria-97) Use as redes sociais

As redes sociais são excelentes ferramentas para atingir um público específico, se relacionar com seus clientes, fortalecer a imagem de sua marca e, assim, atrair mais visitantes para o seu site. Divulgue conteúdos e interaja com os usuários dessas redes.

>> Dica de leitura para colocar em prática: Como usar o Facebook para fortalecer a imagem de seu hotel ou pousada

Aprenda mais:

Seguindo essas dicas você conseguirá atrair mais viajantes para o seu site e fazer mais reservas diretamente pela sua página. Se você quer aprender mais sobre os viajantes atuais e suas preferências na hora de se relacionar com as marcas na web, leia também:

O conhecimento é uma ferramenta preciosa de transformação. Use todas essas lições a seu favor e veja seus resultados melhorarem dia após dia.

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

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comentários em "Como driblar as OTAs e atrair visitantes direto para seu site"

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  1. Maria Cecília disse:

    O assunto é sempre complicado, porém parece que que tem uma empresa que está disposta a resolver esse problema de maneira inovadora, eles não cobram comissões dos hotéis, acreditam que nos hóspedes pagamos por essas comissões, por ela ser calculada encima de nossa reserva, eles propõe que os hotéis ae cadastrem, oferecendo a melhor tarifa, já que não precisa pagar comissão e dão a nós hóspedes a escolha de pagar quanto quiser pelo o trabalho deles que é reservas.

    Acredito que seja justo, olhando no meu lado de hóspede, logicamente sabia que esses sites ganhavam algo, mais não tanto, eles anunciam que não cobram taxas, mais ficam com uma porcentagem da minha reserva, se fosse um anúncio em um site, como faço com minha empresa em mídias sociais e alguns portais, cobraria por “impressão”.

    O nome da empresa é Reserva Cool, eu achei interessante, até estou lendo sua matéria por vídeos publicados por eles que me vez querem entender o funcionamento desses sites.