Nossas Sugestões

Guia dos pagamentos por aproximação de celular

Guia dos pagamentos por aproximação de celular

Por Redação Blog Gazin Atacado • 22/10/18

Cada vez mais consumidores utilizam carteiras digitais e esperam poder fazer  pagamentos por aproximação de celular. Saiba mais sobre essa tendência e entenda por que sua loja deveria adotar essa modalidade de pagamento lendo este artigo!

A revolução mobile

pagamentos por proximidade de celular

A tecnologia mobile é uma das grandes responsáveis pelas transformações que o varejo vem passando nos últimos anos. Afinal, a evolução dos dispositivos móveis empoderou os consumidores, que passaram a ter a possibilidade de acessar informações sobre os produtos e sobre as lojas e também efetuar compras a qualquer hora e de qualquer lugar!

Agora, graças à expansão da tecnologia NFC (Near Field Communication), esses aparelhos móveis ganharam mais uma nova função: a de pagamento.

O que é a tecnologia NFC e como funcionam os pagamentos por aproximação de celular

pagamentos por proximidade de celular

NFC é a sigla para a expressão inglesa Near Field Communication, que, em tradução livre, significa Comunicação por Campo de Proximidade. Essa tecnologia permite que dispositivos que possuam chips compatíveis troquem informações entre si.

Como o nome diz, essa troca só acontece quando os aparelhos estão próximos – mais ou menos como funciona com o Bluetooth ou nos cartões de transporte público de algumas cidades.

Nos pagamentos por aproximação de celular, utiliza-se a tecnologia NFC para realizar a transação. Para isso, o cliente deve ter um aplicativo mobile que possui seu cartão de crédito ou débito digital. Ou seja, ele abre o app, aproxima o smartphone do terminal de pagamento da loja e pronto: o pagamento está feito!

Algumas opções de sistemas de smartphones que possuem a tecnologia NFC e permitem realização de pagamentos por aproximação de celular no Brasil são:

Google Pay (Android)
— Samsung Pay
— Apple Pay

Em relação aos terminais de pagamento, grande parte das máquinas já possui a tecnologia NFC. No entanto, muitas vêm com essa função desativada de fábrica. Se este for o caso do sistema que você utiliza em sua loja, converse com a provedora do seu terminal e verifique a possibilidade de oferecer aos seus clientes a opção de eles realizarem pagamentos por aproximação de celular.

Uma dica é observar se a máquina possui um símbolo como este:

pagamentos por proximidade de celular

Isso indica que é possível realizar pagamentos por aproximação no terminal.

Outra modalidade de pagamentos por aproximação

Recentemente, a Cielo lançou uma forma de realizar pagamentos mobile sem a utilização da tecnologia NFC – é o pagamento por QR Code.

Funciona assim: na hora de cobrar o cliente, a máquina gera um QR Code. O cliente, então, aponta o smartphone para fazer a leitura do código e realiza a transação.

Razões para aderir aos pagamentos por aproximação de celular

pagamentos por proximidade de celular

Percival Jatobá, vice-presidente de produtos da Visa do Brasil, estima que, até 2020, 77% dos pontos de vendas já tenham máquinas que fazem esse tipo de pagamento.

Segundo Jatobá, essa tecnologia traz uma vantagem importante para o lojista. “Na medida em que você incorpora o pagamento por aproximação, existe uma redução de 25% na manutenção do equipamento. Ou seja, há um ganho de eficiência“, declara.

Mas esse é apenas um dos motivos para adotar essa tendência de pagamentos. A seguir, apresentamos outras três razões para aderir aos pagamentos por aproximação de celular. Acompanhe!

1 – É uma tendência em crescimento

pagamentos por proximidade de celular

Segundo um estudo realizado pela Visa, os pagamentos mobile cresceram 431% no primeiro semestre de 2018 em relação ao mesmo período no ano passado. Além disso, o levantamento apontou ainda que o valor transacionado por meio de pagamentos por proximidade cresceu 372%.

De acordo com o portal eMarketer, a previsão é que 37% dos usuários de smartphones em todo mundo utilizem essa modalidade de pagamento em 2019 – chegando até 40% em 2021.

Ou seja, cada vez mais os consumidores utilizarão esse tipo de pagamento. Consequentemente, eles irão esperar que as empresas estejam alinhadas com essa tecnologia. Portanto, se a sua loja não aderir aos pagamentos por proximidade de celular, poderá perder muitas oportunidades de vendas.

Leia também!

Um novo varejo, para um novo consumidor

2 – Atrair consumidores das novas gerações

pagamentos por proximidade de celular

Os consumidores millennials e da geração Z cresceram no ambiente digital e estão mais dispostos a utilizar ferramentas móveis para facilitar suas atividades no dia a dia – e isso inclui, claro, a compra de produtos e serviços.

É por isso que os pagamentos por proximidade de celular, que tornam as transações mais rápidas e dinâmicas, são muito atrativos para esse público.

38% dos millennials utilizam aplicativos e ferramentas para pagar contas. (Fonte: First Data)
— 61% dos consumidores millennials e da geração Z preferem sair de casa sem a carteira do que sem o celular.(Fonte: LivePerson)
— 69% dos membros da geração Z utilizam aplicativos móveis financeiros no dia a dia. Por outro lado, apenas 15% dos consumidores da geração baby boomer são adeptos a essas ferramentas. Isso, por sua vez, indica que a utilização de carteiras digitais é algo natural para a nova geração de consumidores. (Fonte: Accenture)

Quer atrair clientes millennials e da geração Z? Então, você precisa adaptar os processos da sua loja (inclusive os de pagamento) às preferências desse público.

Leia também!

Conheça os consumidores millennials e saiba como vender para eles
Como atrair e conquistar consumidores da geração Z
A nova geração de consumidores e o varejo físico

3 – Aprimorar a experiência na loja física

pagamentos por proximidade de celular

Com a expansão do comércio eletrônico, as lojas físicas ganharam uma nova função: a de oferecer experiências de compra marcantes.

Neste cenário, as ferramentas digitais não irão substituir a experiência proporcionada pelo contato presencial com os consumidores, mas sim aprimorar esse atendimento, tornando os processos mais dinâmicos e interativos.

Os pagamentos por proximidade de celular atuam nesse sentido. Afinal, eles facilitam o fechamento da compra, oferecendo um processo digital alinhado ao perfil do novo consumidor.

Leia também!

Amazon Go e o varejo centrado no mobile
As lições da Amazon Books para o varejo

Esperamos que essas informações o ajudem a entender melhor essa nova modalidade de pagamento e também a importância de adaptar sua loja a essa tendência. 

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar sua opinião sobre esse tema? Deixe um comentário com sua pergunta ou consideração. Nossa equipe buscará responder seus questionamentos em um próximo artigo.

E ainda: responda a nossa pesquisa e participe do debate sobre as novas tecnologias e tendências que estão transformando o varejo.

pagamentos por aproximação de celular

Sucesso!

Imagens: Bigstock

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


1 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 5
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

1

comentários em "Guia dos pagamentos por aproximação de celular"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo