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Palavras mágicas para ativar o lado emocional de seus clientes

Palavras mágicas para ativar o lado emocional de seus clientes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/12/15

Nós já falamos diversas vezes aqui no blog sobre a importância da experiência de compra no varejo – não só para o relacionamento da marca com seu público, mas também para a decisão de compra do consumidor. Nesse sentido, o apelo emocional tem um papel fundamental no atendimento ao cliente – e, consequentemente, no resultado em termos de vendas.

Muitos especialistas apontam que grande parte de nossas escolhas são feitas de maneira inconsciente e que as emoções contam muito nesse processo. 

Que tal comprovar essa teoria em sua loja

É claro que o lado racional também é muito importante, você vai precisar mostrar fatos que comprovem que aquele produto que está oferecendo é mesmo muito bom e pode fazer diferença na vida de quem o adquirir. Porém, existem alguns truques na comunicação com os clientes que ajudam a despertar o lado emocional deles, fazendo com que sintam-se mais conectados com o produto e, consequentemente, mais propensos a levá-lo para casa. 

Sabendo disso, apresentamos a seguir algumas dicas para que você realize um atendimento focado na missão de ativar a emoção do consumidor, aumentando as possibilidades de concretizar a venda. Vamos lá?

10 palavras mágicas

Todo vendedor sabe que escolher corretamente as palavras a serem utilizadas pode fazer diferença entre o fechamento ou não de uma venda. Para ajudá-lo a acionar os sentimentos de seus clientes, listamos as dez palavras com maior efeito emocional nos consumidores. Inclua-as em seu discurso e conecte-se mais profundamente com seu público. 

  1. Você (Além do pronome de tratamento em si, o NOME do cliente também é uma palavra poderosa. Descubra como seu cliente se chama no começo do atendimento, memorize essa informação e a utilize a seu favor!)
  2. emoção vendas 1Novo/novidade
  3. Descobrir/descoberta
  4. Resultados
  5. Comprovado
  6. Economizar
  7. Saúde/saudável
  8. Segurança/seguro
  9. Garantia/garantido
  10. Amor 

emoção vendas 2

Como transformar palavras racionais em emocionais 

Para deixar sua fala mais voltada à emoção, confira a seguir algumas formas de dar às expressões racionais um sentido mais emocional:     

  • Ao invés de “adicionalmente” = use “tem mais”; “e ainda há mais
  • Ao invés de “ansioso”; “angustiado” = use “preocupado
  • Ao invés de “difícil” = use “duro”; “forte
  • Ao invés de “imediatamente” = use “agora mesmo
  • Ao invés de “possivelmente” = use “quem sabe”; “talvez
  • Ao invés de “superior” = use “melhor
  • Ao invés de “concluir” = use “terminar” 

emoção vendas 3

10 emoções para ativar na hora da compra

Veja agora 10 emoções que têm forte influência na decisão de compra do consumidor e alguns exemplos de frases que podem aflorá-las em seu consumidor: 

  • Medo = “Não vai perder essa oportunidade, hein?
  • Culpa = “Essa sua compra pode fazer diferença na vida da sua família.
  • Confiança = “Não há nenhuma condição escondida nessa promoção.
  • Valorização = “Você não vai encontrar nenhuma condição melhor em outro lugar.
  • Pertencimento = “Vários clientes já compraram e estão aproveitando os benefícios desse produto.
  • Competição = “Imagine o quanto seu vizinho vai ficar com inveja…
  • Gratificação instantânea = “Se você comprar hoje, ganha um brinde exclusivo.
  • Liderança = “Você será o primeiro em seu grupo de amigos a ter esse produto.
  • Tendência = “Você terá o mesmo produto que diversas celebridades têm.
  • Tempo = “Esse produto vai fazer você economizar muito tempo.”

emoção vendas 4

Gostou das dicas? Transformar a experiência de compra do seu consumidor em algo marcante é um fator fundamental na nova era do consumo digital. Por isso, invista em um atendimento focado no lado emocional do seu cliente, para não apenas fechar uma compra, mas também conectar-se com ele de forma mais profunda, construindo um relacionamento forte e duradouro.

Informações: HubSpot
Imagens: freepik
 

 

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