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Entenda o perfil dos compradores de TV e saiba como vender para eles

Entenda o perfil dos compradores de TV e saiba como vender para eles

Por Redação Blog Gazin Atacado • 6/06/18

Nas próximas semanas, sua loja deve ser invadida por pessoas querendo comprar um novo aparelho de televisão. Afinal, quem é que não quer assistir aos jogos da Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™ da melhor forma possível, não é mesmo? Sua equipe está preparada para aproveitar essa oportunidade? Nós podemos ajudá-lo a garantir que sim! Para isso, revelamos neste artigo qual é o perfil dos compradores de TV e o ajudamos a se preparar para atendê-los. Acompanhe!

Recentemente, contamos aqui no blog que tudo indica que 2018 será um ano e tanto para as lojas que vendem televisores.

Com a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™, o desligamento do sinal analógico em muitas cidades e o crescimento dos serviços de streaming (como Netflix), a procura por TVs mais modernas deve movimentar lojas em todo o país.

Hoje, dando continuidade ao debate, queremos ajudá-lo a entender o perfil dos compradores de TV. Para isso, usamos como ponto de partida uma pesquisa realizada recentemente pela consultoria GlobalWebIndex, com mais de 350 mil consumidores, que revelou como as pessoas se comportam na hora de comprar televisores.

Vamos lá?

Quem são os compradores de TV?

Conheça as principais descobertas do estudo e entenda como aproveitar o bom momento para as vendas de televisores, alinhando as ações de comunicação e as campanhas de vendas da sua loja às preferências dos compradores de TV.

Perfil dos compradores de TV

Potencial para a venda de smart TVs 

Apenas um terço dos participantes do estudo da GlobalWebIndex possui uma smart. Esse dado demonstra que há grande espaço para a expansão das vendas desse tipo de produto. Além disso, a maioria dos entrevistados afirmou que está planejando comprar uma TV plana nos próximos seis meses.

Aproveite essa oportunidade para criar ações específicas voltadas a convencer o consumidor a investir em uma smart TV.

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Aparelhos de TV ainda têm a preferência dos consumidores

85% dos consumidores revelaram que assistem a programas de televisão em diferentes dispositivos pelo menos uma vez por semana. No entanto, apesar de usarem laptops, tablets e smartphones com esse mesmo propósito, a maioria dos consumidores ainda prefere os aparelhos de TV.

Na hora de vender televisores, destaque a experiência única proporcionada pelo aparelho, indicando as funcionalidades em destaque e as vantagens de assistir TV em uma tela maior.

Mobile como segunda tela

Nove em cada 10 consumidores de TV utilizam outro dispositivo como segunda tela enquanto assistem televisão. Eles estão utilizando essa segunda tela para:

  • Acessar rede sociais – 50%.
  • Conversar com amigos – 49%.
  • Ler e-mails – 38%.
  • Ler notícias – 33%.
  • Entre outras atividades.

Essa característica dos consumidores indica que campanhas que agreguem essas duas categorias de produtos – TVs e dispositivos móveis – podem ter grande potencial para aumentar os resultados da loja por meio da venda adicional.

Jornada de compra online

Os compradores de TV utilizam a internet para buscar mais informações sobre os diferentes modelos disponíveis no mercado. Entre os canais mais utilizados na jornada de compra desses clientes, destacam-se:

  • Ferramentas de busca – 49%.
  • Redes sociais – 45%.
  • Avaliação de consumidores – 40%.
  • Avaliação da marca/produto – 36%.
  • Aplicativos móveis – 32%.

Para captar a atenção dos clientes que estão em busca de TV, sua loja precisa ter uma presença forte no ambiente online, especificamente nos canais citados acima.

Consumidores multicanais 

Os consumidores de TV passam em média 53% do dia conectados à internet. Grande parte desse tempo é gasto em notebooks e computadores desktop. Por outro lado, o número de horas online gastas diariamente em dispositivos móveis cresce a cada ano. De fato, segundo o estudo da GlobalWebIndex, o consumidor de TV possui um comportamento multicanal – 86% dos entrevistados afirmaram que utilizam as duas plataformas para acessar a web ao longo do dia.

Esse cenário indica duas oportunidades para os lojistas: de fazer venda adicional, agregando esses dispositivos nas ofertas aos clientes; e de alcançar os consumidores nas diferentes plataformas que ele utiliza.

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Preferência por entrega gratuita

Entre os fatores que mais influenciam a decisão de compra dos consumidores de TV, a entrega gratuita é o que tem maior destaque, indicada por 60% dos participantes. Além disso, também são importantes para compradores de TV:

  • Cupons de desconto – 47%.
  • Facilidade para troca – 38%.
  • Avaliações de outros clientes – 38%.
  • Processo de compra rápido e fácil – 35%.

Seja na loja online ou na loja física, oferecer entrega facilitada desses aparelhos ajudará a chamar a atenção dos clientes que estão em busca de uma nova TV para assistir à Copa do Mundo.

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Aprenda mais!

compradores de TV

Pensando em ajudá-lo a preparar sua loja para vender melhor produtos tecnológicos, inclusive TVs, acompanhando a evolução do mercado e as principais tendências, conversamos com Fred Rocha, palestrante especialista em varejo e consumo. Ouça nosso podcast e aprenda mais. Para isso, basta clicar aqui.

Leia os outros artigos da nossa série com dicas para ajudá-lo a vender mais na Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™!

Agora, é com você!

Use essas informações para preparar sua equipe para aproveitar as oportunidades de vendas de TVs que devem surgir este ano.

Sucesso!

Reportagem publicada originalmente na Revista Gazin Atacado

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