Antes da internet, os canais de compra e venda eram limitados – e todos sabiam qual era o caminho que o cliente precisava percorrer para chegar até uma loja e até o produto que buscava (boca a boca, anúncio, “ao acaso”, etc.).
Porém, com a expansão da web, tudo mudou. Os consumidores atuais vivem conectados – seja em casa, no trabalho ou na rua – e agora eles podem comprar também por outros meios: computadores de mesa, notebooks, tablets e smartphones.
Entender as preferências de compra do consumidor online é importante para que você saiba quais canais utilizar e disponibilizar para que o cliente compre em sua loja virtual.
Uma pesquisa feita nos EUA mostrou quais são as ferramentas preferidas dos consumidores na hora de comprar online. Destacamos alguns dados importantes deste estudo:
1) O computador de mesa e o notebook ficaram em destaque como os dispositivos mais utilizados para pesquisa e compra de produtos online.
2) Entre homens e mulheres, os dispositivos mais utilizados para fazer compra online foram o computador de mesa e o notebook, mas olhando apenas para os dispositivos móveis, é possível verificar que os homens compram mais por tablet e smartphone do que os as mulheres.
3) O computador de mesa e o notebook são os mais utilizados para fazer compra online por todos os grupos de faixas etárias. Porém, os dispositivos móveis são mais usados entre jovens de 18 a 29 anos e também entre os consumidores de 30 a 39 anos. Entre os clientes de 40 anos ou mais, a utilização de tablets e smartphones para fazer compras online é pequena.
4) Vários aplicativos móveis de compra online têm surgido nos últimos anos. Porém, a maioria dos consumidores que compra na internet por meio de tablets e smartphones ainda prefere fazer a transação pelo navegador do seu dispositivo (tais como Chrome, Mozilla, Internet Explorer, Safari, etc.)
Esperamos que os dados possam lhe ajudar a entender melhor a forma como os clientes compram pela internet e, assim, que você possa direcionar suas ações para estar em sintonia com os consumidores online.
Referência: Consumer Tell All – device of choice for online shoppers and buyers Imagem: freepikE se você ainda não tem uma loja virtual e gostaria de começar a vender na web, nós podemos lhe ajudar!
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