Quando o assunto é gestão na hotelaria e o papo acontece em janeiro, muito provavelmente o assunto central será planejamento. E não poderia ser diferente. Afinal, no primeiro mês do ano, todo mundo está preocupado em trabalhar para garantir que o ciclo que se encerra (mesmo que simbolicamente) em 31 de dezembro seja o melhor possível.
Mas é impossível planejar um ano ignorando o que aconteceu no anterior!
Analisar erros e acertos do ano que passou e saber como usar esses dados a seu favor pode fazer toda a diferença no seu planejamento para este ano.
Sabendo disso, para e pense:
Você consegue dizer se o ano passado foi um ano positivo ou negativo para seu hotel? Sabe quais metas foram atingidas ou quais investimentos valeram a pena?
Não tem certeza? Está na hora de descobrir! O roteiro de planejamento que apresentamos a seguir pode ajudá-lo nessa missão.
Antes, porém, vamos falar sobre o que mais você precisa pensar nessa hora…
O grande objetivo de todo estabelecimento hoteleiro é conquistar cada vez mais hóspedes, certo? Então, comece descobrindo quantas pessoas se hospedaram em seu hotel/em sua pousada no ano passado, quais foram os meses mais movimentados, e qual o perfil dos seus hóspedes.
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Além disso, compare os dados do seu estabelecimento com as informações do mercado. No site do Ministério do Turismo você encontra dados mensais do desempenho do setor hoteleiro no Brasil.
Todos os setores do hotel podem contribuir com este balanço do ano, trazendo um levantamento dos pontos positivos e negativos de cada área. Por exemplo: o setor financeiro pode fazer um levantamento sobre quais produtos tiveram aumento de custo e quais foram repassados ou não no preço final dos serviços do hotel. Assim, será possível saber se vai ser necessário realizar algum tipo de reajuste e qual tamanho dele.
A partir do levantamento de cada setor, é possível analisar os erros e acertos, pensar no que é preciso ajustar este ano, e, é claro, construir o seu planejamento para 2018.
Para que sua retrospectiva de um ano que passou seja efetiva e o seu planejamento para o ano novo fique impecável, você precisa entender quais são as áreas do seu hotel/da sua pousada que merecem uma análise detalhada em relação aos resultados do ano que passou. Além disso, deve entender de que forma essa avaliação pode indicar o melhor caminho a ser seguido em 2018. Para isso, este é um ótimo caminho:
A análise das principais reclamações e dos elogios mais feitos pelos clientes no ano passado pode indicar informações muito valiosas para que seu estabelecimento possa ter um ano “novo” melhor. Afinal, esses feedbacks revelam muito sobre as preferências e expectativas dos hóspedes – e quanto mais alinhado seu negócio estiver com o que eles querem, melhores serão seus resultados.
Analise:
No planejamento:
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Entender quais foram as melhores e as piores épocas do ano passado para o seu estabelecimento pode ajudá-lo a se preparar melhor para esses períodos no ano novo.
Analise:
No planejamento:
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Também é importante analisar o desenvolvimento da sua equipe ao longo do ano. Entender no que os profissionais evoluíram e no que eles mais falharam no ano passado indicará as áreas específicas em que os treinamentos do seu estabelecimento devem focar no ano novo.
Analise:
No planejamento:
Como treinar a equipe do seu hotel ou pousada
Além de olhar para dentro do seu hotel ou da sua pousada, também é importante estudar como o mercado como um todo se comportou no ano passado, tirando lições valiosas para este ano. Ao entender de que forma o mercado hoteleiro vem mudando, você poderá pensar em ações específicas para fazer seu estabelecimento acompanhar essas transformações.
Analise:
No planejamento:
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Analisando essas questões, com certeza você encontrará informações relevantes para fazer deste ano um ano incrível para o seu estabelecimento. E este é apenas um modelo inicial. Adapte as questões a serem analisadas de acordo com suas operações e processos e potencialize os resultados dessa ação!
E lembre-se:
A análise é apenas o primeiro passo do planejamento. Depois de pensar em ações que poderão potencializar seus resultados neste ano, desenvolva um planejamento completo, com objetivos, metas, responsáveis por cada ação e prazos. Isso vai ajudar a garantir que suas ideias do começo do ano sejam colocadas em prática ao longo dos 12 meses seguintes.
Bom planejamento e um ótimo ano novo para o seu negócio!