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Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual

Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para montar uma loja virtual

Por Redação Blog Gazin Atacado • 12/03/17

Depois de ver os números que mostram o crescimento do e-commerce no Brasil (confira aqui), pode ser que você tenha decidido que é hora de entrar nesse mundo digital e montar uma loja virtual.

Se você tomou essa decisão, tenha em mente que a preparação para iniciar um trabalho de vendas pela internet é parecida com o processo de abrir uma loja física: você precisa de um planejamento detalhado para que tenha sucesso nessa jornada.

Nesse sentido, uma das etapas mais importantes é o desenvolvimento da loja virtual. Assim como você escolheria cuidadosamente o local para abrigar o seu negócio na rua, também precisa ter muita atenção na hora de selecionar a melhor plataforma de e-commerce onde irá abrigar sua loja virtual.

Como montar uma loja virtual

Basicamente, você tem dois possíveis caminhos:

  • Desenvolver sua própria estrutura, “construir” sua loja virtual.
  • Ou utilizar uma plataforma pronta para abrigar o seu negócio na web. Como se você estivesse alugando um prédio, só que no mundo digital.

Para seguir o primeiro caminho, você precisa de pessoas para construir esse e-commerce: os desenvolvedores web. Existem profissionais e empresas especializados nesse tipo de trabalho.

Mas, para muitos, especialmente para quem está começando e não tem muito capital, é mais prático e barato ir pelo segundo caminho, escolhendo uma ferramenta já pronta.

Se optar pela segunda opção, é fundamental que você tenha muito cuidado na hora de selecionar o sistema de e-commerce. Para ajudá-lo a entender o que deve levar em consideração nessa escolha, listamos 15 importantes perguntas que você deve responder na hora de definir qual é a melhor plataforma para montar uma loja virtual. São elas:

1 – Qual é o seu orçamento?

montar uma loja virtualTenha em mente exatamente quanto você pode investir nessa ferramenta. Leve em consideração que, além dos custos iniciais, muitos sistemas cobram uma mensalidade e também eventuais extras para manutenção ou ajustes.

Portanto, essa informação deve ser analisada em conjunto com seu planejamento financeiro. Sabendo quanto de retorno você espera nos próximos períodos, você entenderá também quanto poderá investir ao longo dos próximos meses na plataforma.

2 – Qual é o tempo e o método de implantação?

montar uma loja virtualDepois do fechamento do contrato, em quanto tempo sua loja virtual poderá estar ativa na web? Se a implantação é mais demorada, você precisa se preparar com antecedência, para que isso não atrapalhe o seu planejamento.

Além disso, verifique se o processo é feito presencialmente ou se é desenvolvido online. Fique atento: agilidade e transparência nessa etapa podem indicar a eficiência do fornecedor.

3 – Como funciona o suporte da plataforma?

montar uma loja virtualQuando você precisa de suporte, é porque geralmente algo de ruim ou inesperado aconteceu com sua loja virtual, você precisa corrigir isso, mas não sabe como. Nesses momentos de crise, é fundamental que o fornecedor seja rápido no atendimento.

Portanto, antes de tomar uma decisão verifique como funciona o suporte das plataformas de seu interesse: se há atendimento online, qual o horário de funcionamento, qual é o tempo médio para resolução do problema etc. É também interessante verificar se o fornecedor oferece informações e treinamentos para que você possa tentar corrigir o problema sozinho.

4 – O site é rápido e funcional?

montar uma loja virtualPara tentar descobrir a resposta dessa pergunta, você deve ir além do que o fornecedor informa. Se possível, peça para testar a ferramenta por um período para que você possa verificar na prática se as funcionalidades do site são eficientes, ágeis e fáceis de usar.

Também ajuda nessa hora pedir indicação de outras lojas que utilizam a ferramenta, para analisar a plataforma em funcionamento e também a satisfação dos clientes daquele fornecedor.

5 – O site é seguro?

montar uma loja virtualA segurança do site é uma questão crucial na hora de escolher a plataforma para montar uma loja virtual. Afinal, tanto os dados dos seus clientes quanto as informações sobre o seu negócio estarão lá.

Saiba quais são as certificações e selos de segurança que a ferramenta precisa ter lendo este artigo: http://bit.ly/seguranca-ecommerce

6 – Como funciona o cadastro do cliente?

montar uma loja virtualAqui, duas questões precisam ser observadas: primeiro, se o cadastro é rápido e fácil – se for muito complicado para o cliente fechar a compra, as chances de ele abandonar o carrinho serão maiores. Em segundo lugar, entenda como funciona o banco de dados da plataforma e se você terá acesso facilitado às informações dos clientes. Esses dados precisam estar acessíveis e ser facilmente gerenciáveis.

7 – Como funciona a automação do processo de compra?

montar uma loja virtualEntenda como a plataforma gerencia o processo de compra, se é tudo automatizado, como você pode acompanhar e se há alguma etapa que necessita de aprovação manual. Saber como essa gestão do processo de compra acontece na ferramenta vai ajudá-lo a entender se a metodologia do sistema atende suas necessidades e se está alinhado ao seu negócio.

A decisão final vai depender se você busca uma plataforma mais automatizada ou alguma ferramenta em que você possa ter mais controle sobre cada etapa da venda.

8 – O design pode ser customizado?

montar uma loja virtualVocê pode mexer nas cores? Pode incluir seu logo? Quais são as possibilidades de customização do design? É primordial que a plataforma de e-commerce possibilite que você possa personalizar o visual do site de acordo com a identidade de sua marca.

Clique aqui e entenda como o design da loja virtual pode influenciar as vendas.

9 – Há flexibilidade para fazer modificações no catálogo?

montar uma loja virtualAlém de possibilitar que você personalize o visual, é importante também que você verifique se a plataforma permite que sejam feitas mudanças no catálogo de produtos de maneira prática e eficiente.

Descubra, por exemplo, se você pode trocar as fotos dos produtos e adicionar itens você mesmo ou se precisa solicitar essas mudanças ao fornecedor cada vez que precisar alterar algo.

10 – O site se adapta aos dispositivos móveis?

montar uma loja virtualOs dispositivos móveis são canais cada vez mais presentes no processo de compra. Por isso, na hora de escolher o sistema para montar uma loja virtual, verifique se a plataforma adapta seu design para o acesso mobile.

Assim, os clientes que acessarem o site via smartphone ou tablet também poderão comprar em sua loja virtual.

11 – Quais os métodos de pagamento disponíveis?

montar uma loja virtualDescubra quais são os sistemas de pagamento disponíveis na plataforma. Quanto maior a diversidade de possibilidades, melhor. Dessa forma, você atende as necessidades de diferentes perfis de clientes – desde os que gostam de pagar no cartão de crédito até os que preferem pagamento digital ou via boleto bancário.

Além disso, também verifique a credibilidade e a segurança que esses sistemas oferecem, eliminando ao máximo a possibilidade de fraudes.

12 – Os clientes podem avaliar a compra e os produtos?

montar uma loja virtualA avaliação de seus clientes na loja online pode aumentar a taxa de conversão em até 58%.

Por isso, se a plataforma oferecer ferramentas para que seus consumidores possam avaliar a compra, o produto e a própria loja virtual, entenda que esse é um diferencial importante que ajudará a melhorar seus resultados.

13 – Há mecanismos de SEO?

montar uma loja virtualAo utilizar técnicas de SEO em seu site, você aumenta as chances de sua página ter uma posição de destaque no Google quando o cliente buscar por sua marca ou pelos produtos que você vende. Então, na hora de escolher a plataforma para montar uma loja virtual, verifique se o sistema possui ferramentas de SEO, que ajudarão seu e-commerce se destacar na web.

Para aprender mais sobre o que é SEO e como isso pode ser benéfico para suas operações online, clique aqui.

14 – Há integração com outros sistemas?

montar uma loja virtualAlém da loja virtual, é possível que você utilize outros sistemas sem sua empresa, tais como ferramenta de e-mailCRM.

Se a plataforma de e-commerce oferecer possibilidade de integração com outros sistemas, ela com certeza dará muito mais agilidade às suas tarefas, sendo um diferencial importante a ser levado em conta nessa escolha.

15 – Há informações sobre o volume de vendas e produtos no estoque?

montar uma loja virtualPor fim, também analise se a plataforma em questão oferece relatórios sobre as movimentações da sua loja virtual.

Quanto mais automatizado for esse processo de análise das informações das vendas e do comportamento do cliente no seu site, mais agilidade e praticidade esse sistema irá oferecer à sua gestão.

Parceiro Gazin

O programa Parceiro Gazin oferece uma plataforma de e-commerce que atende a esses importantes requisitos citados neste artigo. Com ele, você consegue montar uma loja virtual de maneira prática e muito facilitada. Entenda as funcionalidades e vantagens do Parceiro Gazin assistindo ao vídeo abaixo:

Para mais informações, acesse: gazinatacado.com.br/parceiro-gazin

Esperamos que esse guia possa orientá-lo nesse importante processo de escolha da plataforma de e-commerce. Montar uma loja virtual é um processo que demanda atenção e planejamento. Contar com as melhores ferramentas é importante para garantir segurança, credibilidade e agilidade às suas operações na internet.

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de adicionar alguma pergunta nessa lista? Deixe um comentário abaixo com suas perguntas e opiniões. Elas enriquecem o nosso conteúdo!

Sucesso e boas vendas na web!

Imagens: Freepik; Flaticon

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