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Plataformas digitais, relacionamento humano

Plataformas digitais, relacionamento humano

Por Redação Blog Gazin Atacado • 9/02/17

Recentemente, falamos aqui no blog sobre a relevância das lojas físicas no varejo, especialmente por conta do toque humano que o atendimento presencial proporciona.

No entanto, esse toque humano também pode – e deve – estar presente nos canais digitais do seu negócio. O relacionamento com o consumidor nessas plataformas exige a utilização de estratégias para humanizar a marca, proporcionando uma comunicação personalizada e autêntica.

Quer saber como fazer isso? As dicas abaixo podem ajudá-lo:

1 – Humanize suas relações nas redes sociais

Um estudo feito pela Google destacou que as mídias sociais são ambientes extremamente humanos. De acordo com os pesquisadores, nessas plataformas, as relações e a comunicação acontecem de forma imediata, “crua” e sem filtro.

Por isso, os usuários dessas redes não toleram marcas que escondem ou não mostram quem são verdadeiramente. Os consumidores nas mídias sociais exigem autenticidade e sinceridade das empresas.

Nesse sentido, veja algumas dicas para humanizar o relacionamento com seus clientes nas redes sociais:

Sempre responda os comentários.

Sejam eles positivos ou negativos, é fundamental você mostrar que está ouvindo o que o cliente tem a dizer e que está tomando as devidas providências, caso seja uma reclamação.

Observe o comportamento dos seus seguidores.

Veja de quem eles estão falando mal e bem, quais são os problemas que eles precisam resolver, quais são suas necessidades no dia a dia. Alinhe o conteúdo divulgado nessas redes de acordo com o perfil dos consumidores que seguem sua loja.

Sempre que possível, entre na conversa.

Imagine que um seguidor marcou um amigo dele em um post da sua loja que fala sobre como escolher câmeras fotográficas. Envie uma mensagem para esse amigo, dizendo que está à disposição para tirar qualquer dúvida que ele tenha em relação a essa decisão.

Artigos que podem ajudá-lo a colocar essas ações em prática:

2 – Use o poder dos influenciadores

Justamente por ser um ambiente extremamente humano, nas redes sociais, celebridades e personalidades inalcançáveis não são tão efetivas para engajar o público. Já influenciadores podem ajudar – e muito!

Diferente das celebridades, os chamados “influenciadores digitais” são pessoas comuns, com as quais seus clientes podem se identificar e se relacionar de maneira mais acessível.

Os influenciadores geralmente atuam em uma ou mais redes sociais para se conectar com o público. Para saber com qual deles fazer parceria, pesquise quem são as personalidades da internet que têm mais a ver com a sua loja e se os canais em que elas atuam estão alinhados com os canais que o seu público utiliza.

Algumas formas de usar influenciadores em suas ações de marketing:

  • Um YouTuber famoso, que faz avaliações de produtos tecnológicos, pode avaliar um lançamento de sua loja.
  • Fornecer equipamentos de cozinha (batedeira, liquidificador etc.) para uma blogueira de gastronomia.
  • Fazer um sorteio de um vale-compras entre os seguidores de determinado influenciador.
  • Enviar brindes para celebridades das redes sociais que geralmente fazem a divulgação do que recebem.

Artigos que podem ajudá-lo a colocar essas ações em prática:

3 – Use as informações online a seu favor

Muitos acreditam que a tecnologia afasta as pessoas. Mas o fato é: cada vez mais as ferramentas digitais possibilitam que as empresas conheçam de forma mais profunda seus clientes, fazendo com que, na verdade, elas se aproximem mais de seus públicos.

Nunca na história foi tão fácil conseguir informações sobre consumidores. No ambiente online, sua loja pode ter acesso a dados que vão ajudá-lo a construir uma estratégia de comunicação personalizada e direcionada a perfis de público específicos.

A seguir, veja algumas maneiras de realizar esse levantamento:

  • Pesquisas diretas com os clientes – por e-mail ou um formulário no site.
  • Utilizando os dados disponibilizados pelos clientes na hora da compra.
  • Oferecendo conteúdo relevante em troca de informações. Exemplo: para baixar um e-book, ele precisa preencher os dados de um formulário.
  • Análise dos seguidores da loja nas redes sociais.
  • Comentários dos clientes nos canais oficiais dos concorrentes, para entender os pontos fortes e fracos deles.

Artigos que podem ajudá-lo a colocar essas ações em prática:

4 – Personalize e diversifique a comunicação online

Seja nas redes sociais, no site, no blog ou na loja virtual, a forma como você se comunica com seus clientes também é um fator essencial para que o relacionamento com eles seja mais humanizado nesse ambiente digital.

Seus consumidores precisam sentir que estão falando com uma empresa feita de pessoas – assim como ele –, que não é apenas uma marca vazia ou um robô do outro lado da tela. Mesmo que você utilize tecnologia para dar mais agilidade à comunicação, é fundamental que a linguagem e o conteúdo oferecido estejam alinhados aos perfis dos seus clientes.

As estratégias sugeridas a seguir podem ser muito úteis nesse sentido:

Conheça a fundo seu público.

Faça pesquisas com seus clientes para entender suas preferências e necessidades específicas. Dessa forma, você pode criar, por exemplo, lista de e-mails segmentadas e enviar ofertas e informações direcionadas a diferentes perfis.

Crie conteúdo qualificado.

Com um conhecimento mais profundo sobre o seu público, você também poderá desenvolver conteúdos com o objetivo de ajudá-lo a resolver seus problemas e fornecer informações que podem ser úteis em seu dia a dia. Assim, sua marca se aproxima do consumidor e se torna mais presente na vida dele.

Diversifique seus canais de comunicação.

Já se foi o tempo em que a empresa ter um e-mail e um telefone de contato era o suficiente para o consumidor. Hoje em dia, sua loja precisa estar preparada para atender o cliente em diferentes canais – redes sociais, chats online, mensagens instantâneas etc.

Artigos que podem ajudá-lo a colocar essas ações em prática:

Conhecendo melhor seu público, atuando de forma ativa nas redes sociais, oferecendo conteúdo que ajude o consumidor no dia a dia e utilizando uma linguagem alinhada ao perfil dos seus clientes, sua loja irá se comunicar de forma humanizada com seu público, mesmo utilizando plataformas digitais.

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo a fortalecer o relacionamento online com seus clientes!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem alguma consideração a fazer em relação a esse assunto, deixe um comentário aqui embaixo com sua pergunta e/ou opinião. Conhecer o seu ponto de vista é de extrema importância para nós.

Boas vendas!

Informações NRF   |   Imagens: FreepikFlaticon

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