fbpx

Nossas Sugestões

Por que as empresas fecham?

Por que as empresas fecham?

Por Redação Blog Gazin Atacado • 26/06/16

Você já parou para pensar sobre o que faz algumas empresas terem sucesso e outras nem tanto? Sabe quais são os aspectos que contribuem para que uma organização cresça cada vez mais e quais são os fatores que fazem com que outra acabe fechando suas portas antes mesmo de completar cinco anos de vida? Não? Mas não acha que seria bom descobrir as respostas a essas perguntas e usá-las como base para desenvolver o seu negócio?

Isso é possível com a ajuda do levantamento feito pelo Sebrae-SP que avaliou o sucesso e o fracasso das empresas durante seus primeiros cinco anos de atividade!

De acordo com o estudo, grande parte das organizações não consegue superar os primeiros anos de vida por motivos relacionados a três aspectos da gestão: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento do empreendedor.

Vamos analisar juntos essa descoberta?

Planejamento prévio

Segundo a análise do Sebrae, grande parte dos empreendedores que falharam no comando de uma empresa não levantou informações importantes sobre o mercado antes de colocar a mão na massa:

  • por que as empresas fecham (1)26% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes.
  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio.
  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam.

Eles também não realizaram um planejamento de negócios, e mais da metade não desenvolveu o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa.

  • 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios.
  • 50% não determinaram o valor do lucro pretendido.
  • 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido.
  • 38% não identificaram necessidades atendidas pelo mercado.

O planejamento prévio aprofundado permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso. Já escrevemos alguns artigos aqui no blog que ajudam nesse sentido. Leia clicando nos links abaixo:

Gestão empresarial

A análise do Sebrae também identificou que as empresas que costumam sempre aperfeiçoar seus produtos e serviços, estar sempre atualizadas em relação às novas tecnologias e inovar constantemente seus processos, tendem a sobreviver no mercado.

Além disso, o conhecimento do segmento mostrou-se fundamental:

  • por que as empresas fecham (5)Entre as empresas que continuaram em atividade, 72% possuíam conhecimento ou experiência prévia no ramo do negócio em questão.
  • Já entre as que fecharam, apenas 58% dos varejistas tinham esse know-how.

Outra questão fundamental a ser analisada é quanto à estratégia de diferenciação e prospecção.

  • As empresas que mais tiveram sucesso foram aquelas que utilizaram serviços e produtos diferenciados para atrair mais clientes.
  • A maioria das empresas que fecharam usaram a estratégia de preços competitivos.

Leia alguns artigos que dão informações importantes para que você se mantenha atualizado quanto às novidades do mercado e também saiba como se diferenciar, sem ter que ser pelo preço:

Comportamento do empreendedor

por que as empresas fecham (7)O estudo do Sebrae indicou ainda que o fato de o empreendedor estar sempre buscando novas informações de mercado e persistindo em seus objetivos contribuiu para o sucesso das empresas que continuaram em atividade.

  • Ter um plano de ações para atingir metas e objetivos fez total diferença entre os empresários que tiveram sucesso em seu empreendimento e aqueles que precisaram fechar o seu negócio.

Outro fator fundamental é a busca por parcerias e conhecimento:

  • Entre as empresas que fecharam, em grande parte delas os empreendedores nunca realizaram nenhum curso e nem buscaram parcerias com governo e outras instituições.

Para ajudá-lo a realizar o planejamento de ações em sua loja, escrevemos os artigos a seguir:

Curso on-line gratuito para líderes do varejo

academia gazinEvite os mesmos erros daqueles empresários que tiveram que fechar as portas de seu negócio. Busque conhecimento, faça cursos e esteja sempre em busca da melhoria contínua de sua gestão. Quer saber como ser um gestor melhor e garantir a sustentabilidade de sua loja? Comece realizando o curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo. O curso é gratuito e conta com a participação de grandes especialistas do mercado.

CLIQUE AQUI e saiba como ter acesso às aulas.

Você concorda com essas informações? Na sua visão, o que faz uma empresa ter sucesso e quais são os motivos que levam ao fechamento do negócio? Deixe um comentário com sua opinião!

Informações: Sebrae SP
Imagens: Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


0 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

0

comentários em "Por que as empresas fecham?"

Comentar