Você já parou para pensar sobre o que faz algumas empresas terem sucesso e outras nem tanto? Sabe quais são os aspectos que contribuem para que uma organização cresça cada vez mais e quais são os fatores que fazem com que outra acabe fechando suas portas antes mesmo de completar cinco anos de vida? Não? Mas não acha que seria bom descobrir as respostas a essas perguntas e usá-las como base para desenvolver o seu negócio?
Isso é possível com a ajuda do levantamento feito pelo Sebrae-SP que avaliou o sucesso e o fracasso das empresas durante seus primeiros cinco anos de atividade!
De acordo com o estudo, grande parte das organizações não consegue superar os primeiros anos de vida por motivos relacionados a três aspectos da gestão: planejamento prévio, gestão empresarial e comportamento do empreendedor.
Vamos analisar juntos essa descoberta?
Segundo a análise do Sebrae, grande parte dos empreendedores que falharam no comando de uma empresa não levantou informações importantes sobre o mercado antes de colocar a mão na massa:
Eles também não realizaram um planejamento de negócios, e mais da metade não desenvolveu o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa.
O planejamento prévio aprofundado permite que se conheça melhor o mercado antes de abrir a empresa, o que tende a aumentar as chances de sucesso. Já escrevemos alguns artigos aqui no blog que ajudam nesse sentido. Leia clicando nos links abaixo:
A análise do Sebrae também identificou que as empresas que costumam sempre aperfeiçoar seus produtos e serviços, estar sempre atualizadas em relação às novas tecnologias e inovar constantemente seus processos, tendem a sobreviver no mercado.
Além disso, o conhecimento do segmento mostrou-se fundamental:
Outra questão fundamental a ser analisada é quanto à estratégia de diferenciação e prospecção.
Leia alguns artigos que dão informações importantes para que você se mantenha atualizado quanto às novidades do mercado e também saiba como se diferenciar, sem ter que ser pelo preço:
O estudo do Sebrae indicou ainda que o fato de o empreendedor estar sempre buscando novas informações de mercado e persistindo em seus objetivos contribuiu para o sucesso das empresas que continuaram em atividade.
Outro fator fundamental é a busca por parcerias e conhecimento:
Para ajudá-lo a realizar o planejamento de ações em sua loja, escrevemos os artigos a seguir:
Evite os mesmos erros daqueles empresários que tiveram que fechar as portas de seu negócio. Busque conhecimento, faça cursos e esteja sempre em busca da melhoria contínua de sua gestão. Quer saber como ser um gestor melhor e garantir a sustentabilidade de sua loja? Comece realizando o curso de Formação de Líderes, da Academia do Varejo. O curso é gratuito e conta com a participação de grandes especialistas do mercado.
Você concorda com essas informações? Na sua visão, o que faz uma empresa ter sucesso e quais são os motivos que levam ao fechamento do negócio? Deixe um comentário com sua opinião!