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Por que seu site precisa de uma página de perguntas frequentes

Por que seu site precisa de uma página de perguntas frequentes

Por Redação Blog Gazin Atacado • 27/09/16

Você pode responder às principais dúvidas de seu cliente antes mesmo de ele perguntar. Como? Inserindo em seu site uma página com perguntas frequentes: o famoso FAQ, se preferir – sigla em inglês para Frequently Asked Questions.

A definição de FAQ é simples: uma sessão de seu site destinada a esclarecer questionamentos comuns, ou seja, as perguntas frequentes de seus clientes sobre seu negócio, seus produtos e serviços, o funcionamento e prazo de suas entregas, garantias, etc.

pagina-de-perguntas-frequentes-varejo-3Você pode chamar essa página como quiser: Dúvidas Comuns, Perguntas Frequentes, Perguntas e Respostas, Questões Habituais, FAQ… O importante é deixar claro que aquele local possui conteúdos relevantes e que respondem efetivamente aos principais questionamentos acerca de seu negócio, produtos ou serviços.

Uma sessão de Dúvidas Comuns é importante em qualquer página, mas ainda mais quando estamos lidando com transações online e páginas de e-commerces.

Exemplo de FAQ

É comum confundir essa página com a sessão “Sobre o Negócio”, ou seja, aquela que conta um pouco da sua história e fala sobre sua marca. Por isso, é importante ter em mente: a sessão de FAQ é específica, vai direto ao ponto.

Aqui mesmo, nos sites do Grupo Gazin, você tem bons exemplos de como funcionam FAQs eficientes.

A página Consórcio Gazin, por exemplo, disponibiliza respostas a Perguntas Frequentes do Consórcio Nacional Gazin e do Consórcio de Imóveis. Separadamente, o site explica um pouco sobre as atividades na página Sobre o Consórcio Gazin, e em outro item há um link que leva à página Sobre o Grupo Gazin. Acesse os links para entender a dinâmica e se inspirar!

Motivos para ter uma sessão de Dúvidas Frequentes

Por meio da sessão de dúvidas comuns do consórcio acima, o FAQ atinge os principais objetivos de uma página de perguntas frequentes:

  • Aliviar ansiedades acerca de um produto à venda e que não são facilmente esclarecidas na página de venda.
  • pagina-de-perguntas-frequentes-varejo-1Reduzir chamadas e poupar tempo das equipes de atendimento.
  • Melhorar a navegação de seu site e permitir que as pessoas encontrem respostas diretamente pelo Google, gerando tráfego online e aumentando a visualização da marca.
  • Ganhar a confiança do consumidor ao demonstrar conhecimento e explicar o modelo de negócios e seus produtos.
  • Encantar clientes ao responder questões antecipadamente de forma criativa e proativa.
  • Ajudar o consumidor indeciso a esclarecer suas dúvidas e fechar negócio.

Perceba que, ao utilizar corretamente uma página de FAQ, você atinge vários benefícios de uma só vez, o que mostra um bom site ajuda na redução de custos da empresa. Quer algumas provas?

Com essa página você economiza tempo e dinheiro. A partir dela, esclarece dúvidas em diferentes partes do processo de compra, potencializa e alivia as equipes de atendimento, “chama” o consumidor para fazer negócios, aumenta as chances de venda, expande o potencial de sua marca e surge como referência sobre um assunto específico.

Como escolher as perguntas frequentes do meu site?

Nunca, jamais, never, em nenhuma circunstância você deve lotar sua página de perguntas e respostas.

Ao colocar uma centena de questões disponíveis, você dificulta a vida do usuário a encontrar o que ele busca – para não dizer que está chamando o consumidor de ignorante ao expor informações óbvias sobre o negócio e presentes em outras partes do site.

É importante, portanto, selecionar as principais questões. E quais são elas? Aqui vão alguns destaques sobre o que considerar em uma sessão de perguntas frequentes:

  1. Dúvidas que rotineiramente você (ou sua equipe) recebe por meio de e-mails, do próprio site, por contatos telefônicos, face a face, e outros canais de atendimento.
  1. pagina-de-perguntas-frequentes-varejo-2Seu produto precisa de esclarecimentos que tornariam a página de venda no site muito pesada e dificultaria o entendimento (veja o exemplo do Consórcio Gazin acima).
  1. Ao trabalhar com e-commerces e negociações online, informar sobre prazos de entrega e garantias. Seja claro quanto às políticas de devolução, troca e suporte;
  1. Você tem a oportunidade de mostrar seus diferenciais. Por exemplo, se o seu produto ou serviço é um pouco mais caro, esclareça os benefícios agregados.
  1. Leve em conta os produtos-foco e palavras-chave do seu negócio.
  1. Dividir e organizar questões comuns por assuntos facilita a navegação. Seja simples e prático!
  1. Em alguns (vários!) casos você pode oferecer links para a página de seu produto ou serviço, pois nunca se sabe se um usuário entrou em seu site por um link em uma ferramenta de busca como o Google.

Por fim, facilite o acesso à página de perguntas frequentes. Coloque-a visível em sua página, em um ponto em que o link seja facilmente visualizado em todas as etapas do processo de compra. Um FAQ é uma oportunidade para conquistar clientes e remover obstáculos no momento de fazer negócios. Faça dele seu aliado!

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