Nossas Sugestões

6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria

6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 5/09/19

Demandas sazonais, reputação da marca, tipos de quartos, perfis de clientes e posicionamento de mercado. Estas são algumas das questões que influenciam diretamente o preço da diária na hotelaria.

Saiba mais a seguir e entenda como precificar seus quartos de maneira flexível e eficiente. Assim, você conseguirá aproveitar ao máximo as oportunidades de aumentar seu faturamento e destacar sua marca!

6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria 

preço da diária na hotelaria

Para precificar quartos na hotelaria basta saber o valor dos custos envolvidos nos serviços dessas áreas, correto? 

Não é bem assim!

Ao estabelecer o valor da sua diária, é importante levar em conta diversos fatores – como, por exemplo: 

1) Sazonalidade e demandas periódicas
2) Posicionamento da marca
3) Preço praticado pelos concorrentes
4) Diferenciais do estabelecimento
5) Reputação do hotel
6) Tipos de viajantes e estadias 

Aprenda mais sobre cada um desses fatores!

Fator #1 que influencia o preço da diária na hotelaria 
Sazonalidade e demandas periódicas

Dependendo da época do ano ou do dia da semana a procura por quartos em sua região aumenta ou diminui. Isso, por sua vez, influencia diretamente o valor das tarifas.

Além disso, eventos locais também impactam na demanda por hospedagem e, portanto, também condicionam o preço da diária na hotelaria.

Dica importante!

Para entender melhor as flutuações do mercado e prever possíveis demandas, recomendamos que utilize as técnicas de forecast. Afinal, através do estudo do desempenho do negócio e de fatores externos, o forecast ajuda a projetar resultados e cenários futuros.

Aprenda mais!
Guia prático do forecast na hotelaria

Fator #2 que influencia o preço da diária na hotelaria 
Posicionamento da marca

– Você quer que seu hotel seja lembrado como o mais barato da região?
– Ou prefere que ele seja reconhecido pelos diferenciais e pela excelência?

Essa é uma questão diretamente relacionada à precificação da hospedagem.

É importante entender que ser mais barato não necessariamente significa oferecer uma estadia de má qualidade. No entanto, gastos com treinamentos da equipe e oferecimento de serviços extras pesam no orçamento e impactam na experiência dos hóspedes. Consequentemente, esses gastos devem ser levados em conta no preço da diária na hotelaria. 

Além disso, quando um hotel é o mais barato da região, os viajantes já têm uma expectativa mais baixa em relação ao serviços e à qualidade do atendimento. 

Dica importante!

Entender qual é o posicionamento que você quer que o seu negócio tenha no mercado e como quer que os clientes percebam sua marca é crucial para direcionar os processos do estabelecimento, incluindo a precificação.

Aprenda mais!
Branding na hotelaria

Fator #3 que influencia o preço da diária na hotelaria 
Preço praticado pelos concorrentes

Não aconselhamos entrar em uma “guerra de preços” e muito menos tentar sempre comparar suas tarifas com as de outros negócios. Contudo, entender os valores praticados no mercado pode ser um indicador relevante. 

Afinal, saber a média do preço da diária nos estabelecimentos que concorrem com o seu ajuda a direcionar a estratégia de preço que o seu negócio irá adotar. Em geral, é um bom indicador para saber se as tarifas estão muito acima ou muito abaixo do mercado.

Dica importante!

Mas, atenção! Nessa comparação, entenda se o concorrente realmente tem os mesmos serviços e o mesmo nível de atendimento que o SEU estabelecimento oferece. Afinal, baixar o preço apenas para se igualar ao mercado, sem levar em conta seus diferenciais e custos, vai prejudicar seu faturamento e sua imagem.

Aprenda mais!
Dicas para monitorar concorrentes no setor hoteleiro

Fator #4 que influencia o preço da diária na hotelaria 
Diferenciais do estabelecimento

preço da diária na hotelaria

Se o seu hotel ou pousada oferece algo inovador, ou uma experiência única, que o hóspede não vai encontrar em outro lugar, você pode (e deve) cobrar a mais por isso!

Como indicamos no item anterior, é importante entender os diferenciais do seu estabelecimento que justificam o fato de o valor da sua diária ser maior do que a dos seus concorrentes.

Aliás, adotar uma estratégia de marketing focada nesses diferenciais, ao invés de ressaltar apenas o preço, vai ajudar a destacar sua marca e atrair mais viajantes interessados em uma experiência marcante e única.

Dica importante!

Uma maneira interessante de aumentar o preço da diária na hotelaria é incluindo serviços extras na estadia. Você pode, por exemplo, oferecer gratuitamente: café da manhã, estacionamento e traslado.

Aprenda mais!
Como aumentar a receita do hotel com a venda de serviços extras

Fator #5 que influencia o preço da diária na hotelaria
Reputação do hotel

A indicação de outros viajantes pesa muito na decisão dos seus potenciais clientes. Ou seja, se o seu hotel ou pousada é bem recomendado no mercado, as pessoas estarão dispostas a pagar mais por essa “segurança” na escolha da hospedagem.

Portanto, a reputação do hotel influencia o preço da diária na hotelaria. Afinal, quanto maior a credibilidade do seu estabelecimento, maior será a demanda e, assim, seu hotel poderá praticar tarifas mais elevadas.

Entre um hotel muito barato, mas sem nenhum review, e um estabelecimento mais caro, mas bem avaliado, há muito mais chances de o viajante escolher a segunda opção.

Dica importante!

É importante criar estratégias para que seu hotel receba mais feedbacks dos clientes. Além disso, utilize reviews como forma de fortalecer sua marca – e justificar seu preço.

Aprenda mais!
A importância da reputação da marca na hotelaria

Fator #6 que influencia o preço da diária na hotelaria 
Tipos de viajantes e estadias

preço da diária na hotelaria

Outra questão que influencia o preço da diária na hotelaria está relacionada ao perfil dos clientes e da estadia.

Digamos, por exemplo, que há um grupo grande de viajantes querendo ficar em seu hotel durante uma semana. Portanto, você pode oferecer uma tarifa mais atraente do que o preço de uma diária individual.

– Além disso, se há um viajante corporativo que todo mês se hospeda em seu estabelecimento, oferecer uma diária especial como forma de recompensar a lealdade pode ser uma boa.

– Há também a possibilidade de oferecer uma tarifa mais baixa para reservas feitas antecipadamente, mas sem reembolso para cancelamentos.

– Ou, ainda, dá para oferecer um preço mais alto em troca de maior flexibilidade para cancelamentos e para a realização de check-in e check-out.

Dica importante!

Entender o comportamento e as preferências dos seus clientes é fundamental para direcionar as estratégias de precificação do seu estabelecimento de acordo com as necessidades e preferências do seu público.

Aprenda mais!
Como criar as personas do seu hotel ou pousada

Outras dicas sobre como definir o preço da diária na hotelaria

preço da diária na hotelaria

5 estratégias de precificação para hotelaria
Diferentes maneiras de oferecer quartos na hotelaria
Como pequenos hotéis e pousadas podem lidar com a paridade tarifária
4 grandes desafios de vendas para hotéis – e como superá-los
4 dicas para desenvolver uma estratégia de distribuição eficiente na hotelaria

Agora, é com você!

Analise esses fatores na hora de determinar o valor das suas diárias e, assim, tenha uma estratégia de precificação mais flexível e eficiente.

Dessa forma, será possível aproveitar melhor as diferentes oportunidades de destacar seu estabelecimento e aumentar a lucratividade do seu negócio.

Sucesso!

Imagens: Envato; Freepik

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


4 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 8
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

4

comentários em "6 fatores que influenciam o preço da diária na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo