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Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos

Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos

Por Redação Blog Gazin Atacado • 18/10/18

Preste bastante atenção no título deste artigo, especialmente nas últimas cinco palavras: Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos.

Isso mesmo, a seguir, vamos apresentar dicas sobre como valorizar seus clientes fiéis, sem prejudicar o faturamento de sua loja! Que tal?

Ressaltamos isso por um motivo: programas de fidelidade são ótimos para garantir que os clientes continuem fiéis à sua marca, porém, muitos deles recompensam os consumidores apenas com descontos nos produtos. E esse é um grande erro estratégico. Afinal, é como se você dissesse aos seus clientes:

— “Obrigado por comprar nossos produtos com preços integrais. Poderíamos ter vendido mais barato, mas não fizemos isso. Então, agora que você já comprou bastante, tem direito a preços menores.

Dessa forma, não parece que sua loja passou a cobrar menos, e sim que antes estava cobrando mais. Ou seja, os consumidores podem se sentir enganados!

Não é o que você quer, certo?

Entenda que, se você tem clientes fiéis, é porque oferece os produtos e serviços que eles buscam, alinhados às necessidades deles. Foi isso que, para começar, fez com que eles voltassem à sua loja.

premiar a fidelidade

Agora, se seus clientes são “fiéis” apenas porque você dá desconto, na verdade, eles não são fiéis, estão apenas procurando um preço mais baixo. Consequentemente, assim que aparecer um desconto maior, a suposta fidelidade acabará na hora.

Leia também: Desconto: vilão ou herói?

3 dicas para premiar a fidelidade dos clientes de forma correta 

premiar a fidelidade

O segredo para premiar a fidelidade dos clientes, sem precisar dar descontos, é saber utilizar os dados deles para promover uma comunicação direcionada e um atendimento personalizado.

Seus clientes fiéis estão sempre em sua loja e, portanto, você já os conhece, sabe quais são as preferências e necessidades deles. Use esse conhecimento para fazê-los continuar comprando com você!

Para isso, você pode, por exemplo:

1. OFERECER UMA COMUNICAÇÃO EXCLUSIVA E EM PRIMEIRA MÃO

premiar a fidelidade

Uma forma de premiar a fidelidade dos clientes é antecipando para eles as novidades da loja.

— Digamos, por exemplo, que você receberá uma nova linha de produtos semana que vem. Você pode, então, repassar essa informação aos clientes fiéis antes mesmo de os itens chegarem à loja. Assim, se eles tiverem interesse, já podem se programar para adquirir aqueles itens.

Aprenda mais:

7 e-mails de pós-venda para conquistar a fidelidade dos clientes

2. FAZER SUGESTÕES ALINHADAS AO HISTÓRICO DE COMPRA

premiar a fidelidade

Você sabe quais são os produtos que seus clientes fiéis compraram em sua loja, certo? Portanto, sempre que possível, faça sugestões alinhadas a essa informação!

Neste sentido, é possível oferecer produtos adicionais, que melhorem sua aquisição anterior, ou ainda novas versões dos itens que eles já têm.

Por exemplo:

Seu cliente comprou um modelo de celular no ano passado? Que tal avisá-lo que, no próximo mês, a versão atualizada do aparelho estará disponível na loja?
Da mesma forma, o consumidor que comprou uma televisão 3D pode aceitar sua sugestão de adquirir um home theater.

Simples, não?

Aprenda mais:

Personalização no varejo: você está fazendo certo?

3. OFERECER SERVIÇOS E ATENDIMENTO EXCEPCIONAIS 

premiar a fidelidade

Todos os seus clientes – novos ou não – esperam receber um atendimento excelente. Porém, os consumidores fiéis merecem um serviço ainda mais melhor. Afinal, eles tornaram-se fiéis porque foram bem atendidos! Então, tudo o que você precisa fazer agora é manter (ou até mesmo elevar) o nível de excelência.

Para isso, utilize-se das informações que possui deles para oferecer um serviço acima da média e totalmente alinhado às necessidades dos clientes.

Que tal oferecer alguns serviços extras somente para os clientes mais fiéis? Entrega gratuita, garantia estendida e crédito facilitado são alguns exemplos neste sentido.
Você também pode pensar em uma forma de tornar premium o atendimento a esses clientes. Permitir o agendamento de atendimento, para que o cliente não fique esperando, e oferecer a possibilidade de ele comprar online e retirar na loja são algumas maneiras de fazer isso.

Viu como você não precisa obrigatoriamente dar descontos para premiar a fidelidade dos clientes?

Bacana, não? Agora, é com você! Use estas dicas como ponto de partida para repensar suas estratégias de fidelização e conquistar resultados cada vez melhores.

Sucesso e boas vendas!

Aprenda mais:

Vídeo: A importância da venda de serviços no varejo

Participe do debate!

O que você faz para premiar a fidelidade dos clientes? Já tem um programa de fidelidade ou já pensou em fazer um? Deixe nos comentários suas opiniões e ideias sobre esse tema e inspire outros varejistas brasileiros!

Leia também:

premiar a fidelidade

»» Guia: Como atrair e fidelizar clientes
»» Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja
»» Os programas de fidelidade no varejo
»» Tipos de programas de fidelidade e como escolher o melhor modelo
»» Como fidelizar clientes usando gatilhos mentais

Imagens: Bigstock

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comentários em "Como premiar a fidelidade de seus clientes, sem ter que dar descontos"

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  1. Hélio disse:

    Acredito que um programa de bonificação vinculado a quantidade de produtos adquiridos, podem não somente melhorar as vendas, como também contemplar os desejos ou propósitos de nossos clientes e isso, pode ser feito com uma pré avaliação na relação custo beneficio, pra evitar arrependimentos ou prejuízos inesperados.
    Não conheço milagres da multiplicação nos negócios, e sim programas de incentivo vinculados em quando o mais é menos ou adquira X e ganhe Y, proporcionando aquela vantagem que todos gostam.

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