Nós já falamos aqui no blog (neste post) sobre o que é o POP – procedimento operacional padrão – e também mostramos (neste texto aqui) como desenvolvê-lo, indicando um exemplo prático.
Porém, nem sempre apenas criar os procedimentos e registrá-los é o suficiente para que todos os profissionais da loja executem as tarefas de forma padrão. Um pode entender de uma forma, outro pode entender de outra.
Em sua aula sobre “Processos”, no curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo, Rodrigo Saporiti destaca que, além de criar os POPs, é fundamental também treinar os colaboradores para que eles absorvam os procedimentos de forma clara, tirem suas dúvidas e também deem sugestões para melhorar os processos.
Você tem dúvida sobre quais temas e assuntos você deveria criar POPs em sua loja? Confira a seguir alguns dos principais tópicos relacionados às diferentes áreas de seu negócio sobre os quais você deveria criar procedimentos operacionais padrões e treinar os profissionais em relação a eles.
Aborde processos de gestão em geral. Os gerentes devem ter POPs relacionados aos seguintes temas:
- Contratações
- Demissões
- Folgas
- Promoções
- Comissões
- Carteira de clientes
- Desconto
- Controle de Indicadores
- Metas
- Motivação de equipe
- Organização Geral da Loja
- Controle de Estoque
- Vitrine
- Disposição de produtos
- Divisão de tarefas
Os profissionais responsáveis pelo caixa precisam aprender procedimentos relacionados à operacionalização e também à manutenção do caixa. Nesse sentido, estes são os POPs sugeridos por Saporiti:
A equipe comercial deve ser treinada levando em conta algumas questões de gestão e também sobre o processo de vendas em si.
Mesmo que a limpeza da sua loja seja feita por uma equipe terceirizada, é importante que ela esteja alinhada aos processos e aos valores de sua loja. Estes POPs são excelentes para isso:
- Quais produtos utilizar
- Forma mais segura de utilizá-los
- Como evitar desperdício
- Como usar equipamentos especiais
- Rotinas ideias e horários para a realização da limpeza
Pode ser que seu estoque seja pequeno, mas isso não significa que ele não precisa estar organizado. Aliás, quanto mais organização, melhor utilizado ele será. POPs para isso:
- Diferenciação de materiais
- Formas de armazenamento e conservação
- Noções de vendas
- Gestão de entrada e saída de itens
- Disposição dos produtos
- Categorização dos produtos
Esses são alguns dos tópicos abordados por Saporiti em sua aula. Assista aos vídeos completos gratuitamente para saber mais. As aulas online do curso de Formação de Líderes da Academia do Varejo irão mostrar como você pode ser um gestor eficiente e como potencializar os resultados de sua loja. Clique aqui e inscreva-se.
Imagens: freepik
A criacao dos POP sem duvida qualificam ainda mais uma empresa
Aumentar o nível de conhecimento é essencial para o dia a dia do negocio