Nossas Sugestões

10 ideias de promoções na hotelaria

10 ideias de promoções na hotelaria

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/08/17

Quando estão escolhendo onde se hospedar, os viajantes sempre procuram ofertas  seja para conseguir um desconto, uma facilidade, um bônus ou mesmo para ter acesso exclusivo a algum serviço. Para ajudar seu estabelecimento a se destacar nesse sentido, listamos a seguir 10 ideias de promoções na hotelaria. Inspire-se nelas para aprimorar as suas ofertas. Seus clientes agradecem  e seu caixa também!

Tipos de promoções na hotelaria

promoções na hotelaria

Existem diversos formatos de promoções na hotelaria. Antes de definir qual você vai colocar em prática, é importante entender que, no geral, elas podem ser de quatro tipos:

1 – Promoções sazonais.

2 – Pacotes promocionais.

3 – Eventos.

4 – Ofertas do programa de fidelidade.

10 ideias de promoções na hotelaria

A seguir, entenda mais sobre cada um desses tipos de promoções na hotelaria e confira algumas ideias de ações que vão ajudar a atrair e fidelizar clientes.

1 – Promoções sazonais

promoções na hotelaria

Como o próprio nome diz, são promoções temporárias, relacionadas a diferentes períodos do ano. Essas ações são interessantes especialmente para as épocas de baixa temporada. Além disso, elas podem despertar o senso de urgência no viajante, fazendo com que ele queira fazer logo a reserva para não perder aquela oportunidade.

Ideias de promoções sazonais:

  • Aproveite as estações do ano para fazer promoções sazonais. No inverno, seu hotel pode promover festivais de sopa ou fondue; e no verão, pode oferecer uma programação especial para o calor, como uma festa na piscina, por exemplo.
  • Crie promoções com tempo limitado. Faça ofertas relâmpago, com o oferecimento de descontos ou condições especiais válidas somente por um determinado período. Se você direcionar essa promoção para épocas de baixa temporada, a oferta pode ajudar a evitar uma já esperada queda na ocupação.
  • Faça promoções para datas comemorativas. Ao desenvolver ofertas para datas especiais, seu estabelecimento vai chamar a atenção de quem está procurando uma opção de presente ou de atividade para comemorar essas ocasiões. Exemplos: serviços especiais no Dia das Mães, jantar romântico no Dia dos Namorados; ceia no Natal etc.

Aprenda mais: Como se preparar para a sazonalidade na hotelaria

2 – Pacotes promocionais

promoções para estabelecimentos hoteleiros

Os pacotes promocionais oferecem um conjunto de serviços direcionados a determinados públicos. Esse tipo de oferta ajuda a posicionar o hotel como uma referência na respectiva área para qual a ação é direcionada. Seu estabelecimento pode se tornar o preferido de famílias, dos viajantes corporativos ou dos amantes de esportes radicais, dependendo dos tipos de pacote que oferecer.

Ideias de pacotes promocionais:

  • Desenvolva pacotes que destacam os serviços oferecidos pelo seu estabelecimento. Digamos que o seu hotel ou pousada possui diversas atrações para famílias. Então, é interessante criar um pacote especial para esse público. Quando você faz uma oferta incluindo os diferenciais do seu estabelecimento, ajuda a posicionar o seu negócio como referência para aquele público.
  • Faça pacotes promocionais com parceiros de sua região. Outra maneira de desenvolver pacotes interessantes para o seu negócio é por meio da parceria com negócios da sua região. Assim, por exemplo, você pode oferecer um pacote de estadia com direito a um tour gastronômico na cidade, ou com direito a um passeio de barco.

Aprenda mais: Como criar pacotes e promoções para atrair mais hóspedes

3 – Eventos

promoções para hotéis e pousadas

Neste caso, as promoções podem estar ligadas a eventos promovidos pelo próprio estabelecimento, para eventos acontecendo na região ou para atrair empresas que queiram utilizar a estrutura do estabelecimento para promoverem seus eventos.

Ideias de promoções de eventos:

  • Crie uma oferta especial para atrair participantes para o seu evento. Se o seu hotel ou pousada está promovendo um evento, é possível que consiga atrair mais hóspedes nesse período. Para aproveitar essa oportunidade, ofereça desconto ou condição especial para os participantes que quiserem se hospedar aí na ocasião.
  • Faça parceria com promotores de eventos da sua região. Se o seu estabelecimento é parceiro das empresas que organizam eventos na sua região, sua marca poderá ser citada nos materiais de comunicação do evento, atraindo seus participantes. Ofereça condições especiais para eles como um incentivo a mais.
  • Crie ofertas para atrair eventos para o seu hotel. Essas promoções devem ser direcionadas às empresas que queiram realizar eventos no seu estabelecimento. Para isso, você pode oferecer desconto na diária para os participantes; café da manhã gratuito; pacote com serviço de sonorização e alimentação inclusos etc.

Aprenda mais: Captação de eventos para hotéis ou pousadas

4 – Ofertas do programa de fidelidade

promoções para estabelecimentos hoteleiros

Essas são promoções na hotelaria direcionadas para os hóspedes mais fiéis. Além de valorizar a lealdade daqueles que sempre escolhem seu estabelecimento, esse tipo de oferta pode chamar a atenção de novos clientes, fazendo eles terem vontade de ter acesso a essas condições especiais.

Ideias de ofertas de programas de fidelidade:

  • Ofereça serviços exclusivos para os clientes mais fiéis. Dessa forma, eles vão se sentir parte de um grupo seleto. O “bônus” pode ser algo simples, como café da manhã grátis ou lavanderia 24 horas, até ações mais elaboradas, tais como um passeio turístico ou serviço de transporte.
  • Faça uma promoção para incentivar a participação no seu programa de fidelidade. O objetivo é fazer com que os novos hóspedes entendam as vantagens de ser fiel ao seu estabelecimento e voltem sempre. Exemplo: “desconto de x% na próxima estadia após fazer o cadastro no programa de fidelidade”.  

Aprenda mais: Como montar um programa de fidelidade para seu hotel ou pousada

Esses são alguns dos principais tipos de promoções na hotelaria. Você já realiza algum deles em seu estabelecimento? Tem alguma dúvida ou gostaria de indicar outro tipo de oferta que seria interessante para empresas de hotelaria? Participe deixando um comentário. Sua opinião é muito importante para nós!

Sucesso!

Imagens: Freepik; Flaticon

Quer mais novidades Gazin Atacado? Curta nossa página!


2 | Deixe seu comentário
Recomende este post: 2
Compartilhe:

Fique atualizado com o mercado.
Receba os artigos do Blog do Varejo por E-mail.

Temas relacionados

Post Relacionados

2

comentários em "10 ideias de promoções na hotelaria"

Comentar

Em destaque no Blog do Varejo