Aprenda a planejar e desenvolver promoções eficientes e que não necessariamente envolvam descontos, e confira algumas sugestões de ações especiais para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.
Para se beneficiar do movimento extra que o campeonato mundial de futebol deve proporcionar para sua loja, você precisa pensar em ações específicas para os clientes desta época. Sabendo disso, apresentamos a seguir promoções que podem ajudá-lo a atrair mais consumidores e, consequentemente, melhorar seus resultados entre junho e julho deste ano.
Antes, porém, precisamos falar sobre como planejar e desenvolver promoções de maneira eficiente. Vamos lá!
Qual é a primeira coisa que lhe vem à mente quando ouve a palavra “promoção”?
Respondeu “desconto”?
Acredite: está na hora de rever essa visão!
É que promoções são interessantes por vários motivos, não apenas para vender produtos mais baratos. Elas também podem servir para:
Para fazer tudo isso, nem sempre é necessário oferecer desconto!
Para realizar promoções memoráveis, é preciso seguir um roteiro que podemos chamar de OPAM – sigla para:
Outra questão importante é garantir que suas promoções tenham propósitos que extrapolem o retorno financeiro. Estas são algumas ações que podem ajudá-lo nesse sentido:
Quando estiver planejando uma promoção, se possível, permita que os clientes participem ativamente do processo.
Isso é muito importante principalmente se você tem o objetivo de se aproximar do seu público. Promoções em que os clientes contam suas histórias, enviam fotos e opiniões (em troca de algum prêmio) costumam trazer resultados excelentes.
=> Como realizar concursos e sorteios em sua loja
Promoções podem ser ótimas oportunidades para você coletar informações valiosas sobre seus consumidores. Nesse sentido, você pode, por exemplo, solicitar que o cliente forneça e-mail, telefone, profissão e outras informações pessoais para participar da promoção. Assim, você consegue enriquecer o seu banco de dados, obter informações muito úteis para abrir um canal de comunicação direto com o consumidor e, consequentemente, planta sementes que poderão gerar bons frutos no futuro.
=> O que são e como criar as personas de sua loja
Faça promoções que incentivem o cliente a levar outro produto complementar ao que ele está comprando. Nesse caso, você pode utilizar o desconto, mas sabendo que não é uma simples diminuição de preço. Você estará efetivamente vendendo mais e melhor. Promoções temáticas funcionam muito bem quando esse é o propósito. Por exemplo:
=> 4 dicas para fazer venda adicional
Viu só como promoção não precisa ser apenas sinônimo de desconto? Se bem pensada e planejada, as promoções podem contribuir para melhorar o relacionamento com o seu público, ajudando no crescimento de suas vendas e da loja como um todo!
Agora que você já sabe como planejar promoções memoráveis, precisa começar a pensar nas ações do tema do momento: a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.
Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir algumas sugestões de ações de marketing e promoções que irão ajudar a movimentar sua loja durante esse evento. Acompanhe!
Os bolões (modalidade de aposta coletiva) são muito comuns durante a época de Copa do Mundo. Sua loja pode aproveitar essa tendência para se conectar com os clientes engajados nos jogos da competição mundial.
Muitos bares e restaurantes aproveitam a movimentação durante os jogos para transmitir as principais partidas ao vivo. Você também pode utilizar essa estratégia! Como? Estas são algumas possibilidades:
Selecione os produtos da sua loja que serão mais procurados pelos clientes durante a Copa do Mundo e desenvolva kits com esses itens. Por exemplo:
Viu como criar promoções para atrair e conquistar clientes na época da Copa do Mundo pode ser uma tarefa relativamente fácil?
Com todas essas dicas, a única coisa que você não pode fazer é ficar parado esperando os clientes chegarem. Pense, aja e venda mais na Copa e no ano todo!
Sucesso!
Reportagem publicada originalmente na Revista Gazin Atacado