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Como criar promoções especiais para a Copa do Mundo

Como criar promoções especiais para a Copa do Mundo

Por Redação Blog Gazin Atacado • 28/05/18

Aprenda a planejar e desenvolver promoções eficientes e que não necessariamente envolvam descontos, e confira algumas sugestões de ações especiais para a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.

Para se beneficiar do movimento extra que o campeonato mundial de futebol deve proporcionar para sua loja, você precisa pensar em ações específicas para os clientes desta época. Sabendo disso, apresentamos a seguir promoções que podem ajudá-lo a atrair mais consumidores e, consequentemente, melhorar seus resultados entre junho e julho deste ano.

Antes, porém, precisamos falar sobre como planejar e desenvolver promoções de maneira eficiente. Vamos lá!

Como fazer promoções memoráveis 

Qual é a primeira coisa que lhe vem à mente quando ouve a palavra “promoção”?

Respondeu “desconto”?

Acredite: está na hora de rever essa visão!

É que promoções são interessantes por vários motivos, não apenas para vender produtos mais baratos. Elas também podem servir para:

  • Dar mais visibilidade à loja.
  • Estreitar o relacionamento com o consumidor.
  • Conhecer melhor o público.
  • Divulgar um novo produto/serviço.

Para fazer tudo isso, nem sempre é necessário oferecer desconto!

Uma promoção memorável é aquela que o ajuda a vender mais produtos e ainda agrega valor às suas vendas.

Para realizar promoções memoráveis, é preciso seguir um roteiro que podemos chamar de OPAM – sigla para:

Como criar promoções para a Copa do Mundo

3 dicas para garantir que as promoções agreguem valor

Outra questão importante é garantir que suas promoções tenham propósitos que extrapolem o retorno financeiro. Estas são algumas ações que podem ajudá-lo nesse sentido:

1 – Dê espaço para o cliente participar 

Quando estiver planejando uma promoção, se possível, permita que os clientes participem ativamente do processo.

Isso é muito importante principalmente se você tem o objetivo de se aproximar do seu público. Promoções em que os clientes contam suas histórias, enviam fotos e opiniões (em troca de algum prêmio) costumam trazer resultados excelentes.

=> Como realizar concursos e sorteios em sua loja

2 – Aproveite para conhecer melhor seu público 

Promoções podem ser ótimas oportunidades para você coletar informações valiosas sobre seus consumidores. Nesse sentido, você pode, por exemplo, solicitar que o cliente forneça e-mail, telefone, profissão e outras informações pessoais para participar da promoção. Assim, você consegue enriquecer o seu banco de dados, obter informações muito úteis para abrir um canal de comunicação direto com o consumidor e, consequentemente, planta sementes que poderão gerar bons frutos no futuro.

=> O que são e como criar as personas de sua loja

3 – Complemente a venda 

Faça promoções que incentivem o cliente a levar outro produto complementar ao que ele está comprando. Nesse caso, você pode utilizar o desconto, mas sabendo que não é uma simples diminuição de preço. Você estará efetivamente vendendo mais e melhor. Promoções temáticas funcionam muito bem quando esse é o propósito. Por exemplo:

  • Para trabalhar melhor. Na compra de um computador, ganhe um desconto nos móveis para escritório.
  • Café da manhã dos campeões. Na compra de uma sanduicheira, o cliente tem desconto no espremedor de frutas.
  • Você mais ligado. Na compra de um telefone fixo, o aparelho celular sai X% mais barato.

=> 4 dicas para fazer venda adicional

Viu só como promoção não precisa ser apenas sinônimo de desconto? Se bem pensada e planejada, as promoções podem contribuir para melhorar o relacionamento com o seu público, ajudando no crescimento de suas vendas e da loja como um todo!

Leia também!

3 ideias de promoções para vender mais na Copa do Mundo

Agora que você já sabe como planejar promoções memoráveis, precisa começar a pensar nas ações do tema do momento: a Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018™.

Para ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir algumas sugestões de ações de marketing e promoções que irão ajudar a movimentar sua loja durante esse evento. Acompanhe!

1) Sorteio em forma de bolão 

Os bolões (modalidade de aposta coletiva) são muito comuns durante a época de Copa do Mundo. Sua loja pode aproveitar essa tendência para se conectar com os clientes engajados nos jogos da competição mundial.

  • Ofereça um espaço – online ou na loja física – para os clientes cadastrarem seus palpites e concorrerem a prêmios.
  • Os prêmios podem ser produtos da loja e/ou condições especiais para comprar no seu estabelecimento.

2) Transmissão dos jogos 

Como criar promoções para a Copa do MundoMuitos bares e restaurantes aproveitam a movimentação durante os jogos para transmitir as principais partidas ao vivo. Você também pode utilizar essa estratégia! Como? Estas são algumas possibilidades:

  • Deixe os televisores da loja sempre exibindo jogos do campeonato mundial. Isso pode chamar a atenção de quem está passando na rua e, assim, gerar uma movimentação no estabelecimento.
  • Outra ideia é fazer transmissões oficiais dos jogos do Brasil. Podem ser transmissões públicas, para quem estiver passando na rua, ou ainda um evento especial, aberto apenas para os clientes mais fiéis.

3) Kit Copa do Mundo 

Como criar promoções para a Copa do MundoSelecione os produtos da sua loja que serão mais procurados pelos clientes durante a Copa do Mundo e desenvolva kits com esses itens. Por exemplo:

  • Kit sala de estar. Monte uma oferta envolvendo condições especiais para a compra conjunta de sofá + TV; ou televisão + home theater.
  • Kit cozinha. Da mesma forma, você pode criar ofertas especiais para clientes que comprarem o combo geladeira + fogão; ou geladeira + forno.

Apita o árbitro!

Viu como criar promoções para atrair e conquistar clientes na época da Copa do Mundo pode ser uma tarefa relativamente fácil?

Com todas essas dicas, a única coisa que você não pode fazer é ficar parado esperando os clientes chegarem. Pense, aja e venda mais na Copa e no ano todo!

Sucesso!

Imagens: Bigstock

Reportagem publicada originalmente na Revista Gazin Atacado

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