Quer saber como destacar sua loja nas festas juninas e atrair mais clientes durante esse período? Leia este artigo! Nele, você vai entender como preparar ofertas especiais para essa data e conferir quatro ideias de promoções para a época de São João!
A importância de se criar um calendário comercial com as datas comemorativas mais importantes para a loja já foi tema de artigo aqui no Blog do Varejo:
– Datas comemorativas e o ciclo do varejo
– Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais
O principal benefício dessa prática é que, assim, é possível se preparar com antecedência e criar ações e ofertas específicas para cada ocasião, aumentando as chances de a loja aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas e de fidelização de clientes que essas datas oferecem!
Fazer promoções que seguem a temática de cada data comemorativa envia as seguintes mensagens para o consumidor:
— “Nossa loja se preparou para atender suas necessidades nessa época.”
— “Nos esforçamos para promover uma experiência alinhada a essa ocasião.”
— “Estamos aproveitando essa data para promover ofertas especiais para você.”
Então, se você quer enviar essas mensagens aos seus clientes e atrair mais consumidores para a loja durante o período de festas juninas, precisa fazer promoções que envolvam as tradições dessa data!
Mas, antes de darmos algumas ideias de promoções para a época de São João, precisamos esclarecer: promoção não é sinônimo de desconto!
Uma promoção não tem apenas o objetivo de vender produtos mais baratos. Ela também pode servir para:
– Dar mais visibilidade à loja.
– Estreitar o relacionamento entre a loja e o consumidor.
– Conhecer melhor o consumidor.
– Divulgar um novo produto/serviço.
E para fazer tudo isso, nem sempre é necessário oferecer desconto!
Ao desenvolver as promoções para as festas juninas, recomendamos que você siga os passos que chamamos de O.P.A.M. – sigla para: Objetivo, Planejamento, Acompanhamento e Mensuração.
Objetivo
Toda oferta deve ter um objetivo específico. Citamos alguns acima, mas você pode ter outros objetivos específicos de sua loja. O importante é saber o que você quer alcançar com a promoção.
Planejamento
Nessa etapa, você deve analisar com cuidado todas as ações que vai executar para alcançar seu objetivo. O planejamento também serve para que você possa prever cenários positivos e negativos.
Acompanhamento
É fundamental acompanhar o andamento das promoções. Dessa forma, sua loja estará preparada para o aumento da demanda e necessidade de reposição do estoque, por exemplo.
Mensuração
Para saber se sua promoção alcançou o objetivo, é necessário medir o desempenho dela. O que você vai medir depende da sua meta inicial – vendas, engajamento com o cliente etc.
Aprenda mais:
– Como fazer promoções memoráveis
– Como montar um plano de Marketing para sua loja
Seguindo este caminho, com certeza suas promoções serão muito mais eficientes e trarão resultados alinhados às suas necessidades e expectativas!
Precisa de inspiração para criar ofertas especiais para o período de festas juninas? Confira no vídeo abaixo algumas ideias de ações para essa época:
Esperamos que as ideias apresentadas no vídeo o inspirem a criar promoções parecidas em sua loja!
Este conteúdo faz parte do minicurso que elaboramos para ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo as oportunidades da época de São João.
Sucesso e até mais!