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O que é prova social e como ela pode fortalecer a credibilidade da sua loja

O que é prova social e como ela pode fortalecer a credibilidade da sua loja

Por Redação Blog Gazin Atacado • 7/09/17

Se você nunca ouviu falar no termo “prova social”, pode ficar tranquilo que não se trata de nenhum conceito científico supercomplicado. Aliás, temos certeza de que, mesmo sem saber, você já deve ter utilizado isso na prática em seu dia a dia.

Por exemplo:

  • Antes de ir a um restaurante novo, você já pediu recomendações a seus amigos ou procurou avaliações na internet?
  • Você já pesquisou para ver qual era a marca de calçados mais recomendadas por corredores para escolher seu próximo tênis?

prova socialPois é, os seres humanos olham para os outros em seus grupos para ajudar a formar suas escolhas. Isso se chama prova social!

Dados de uma pesquisa realizada pela consultoria Nielsen corroboram essa visão:

  • 92% das pessoas confiam na recomendação de conhecidos.
  • 70% das pessoas confiam até na recomendação de quem não conhecem.

Para fazermos as escolhas corretas, olhamos para o que a “sociedade” em geral faz para, então, tomarmos a nossa decisão com base nesse consenso. Esse fenômeno influencia pessoas todos os dias a fazerem escolhas importantes, tais como: qual loja escolher para fazer compras, qual marca e até qual programa fazer no fim de semana.

Usando a prova social a seu favor

prova social

Você pode utilizar a prova social a seu favor para atrair cada vez mais clientes. Para isso, o primeiro passo é captar a opinião de pessoas reais sobre sua loja e a experiência de compra nela. Este relato pode ser feito por meio de texto ou vídeo, divulgado nas redes sociais, ou em um cartaz na própria loja.

DICA IMPORTANTE10 formas de obter feedback dos clientes

Benefícios da prova social

O investimento em divulgar a satisfação de seus clientes com sua loja, produtos ou serviços traz uma série de benefícios. Estes são alguns deles:

1 – Mais autoridade

prova socialA prova social funciona como uma garantia aos novos consumidores de que pessoas reais estão satisfeitas com seu negócio. Isso aumenta a sua credibilidade e transforma sua marca em uma autoridade no nicho em que atua. Portanto, quanto mais opiniões positivas sobre sua loja você conseguir, maior será a sua autoridade!

2 – Maior transparência

prova socialQuando sua empresa está disposta a ouvir os consumidores e captar o depoimento deles de alguma forma, isso demonstra o quão transparente e aberta ela é. Inclusive, quando você abre espaço para comentários nos canais on-line, demonstra que não tem nada a esconder. Dessa forma, os clientes vão perceber que você age com transparência, e isso agrada a quem está tendo o primeiro contato com sua empresa.

3 – Maior aceitação

prova social

Quanto mais provas sociais positivas você conseguir reunir, melhor será a taxa de aceitação da sua loja. Como vimos lá no início, a maior parte dos consumidores procura experiências de outras pessoas antes de experimentar uma nova marca ou novo produto.

4 – Referência

Essas ações, em conjunto, vão transformar a sua loja em uma referência na região. Afinal, quanto mais pessoas indicam, mais clientes sua marca vai atrair. Um círculo virtuoso que só trará benefícios para a sua loja.

Tipos de prova social

prova social

Um estudo feito pela OptinMonsters, empresa de tecnologia para e-commerce, indica que as provas sociais estão divididas em seis tipos:

  • Clientes. Prova social de seus clientes atuais ou passados. Por exemplo: depoimentos ou estudos de caso.
  • Especialistas. Prova social de especialistas com grande credibilidade em determinada área. Por exemplo: especialistas que indicam seus produtos ou serviços.
  • Celebridades. Prova social de celebridades ou outros influenciadores. Por exemplo: celebridades que compraram seu produto ou visitaram seu estabelecimento.
  • Multidões. Um grande número de pessoas que fornecem provas sociais. Por exemplo: “Mais de mil clientes já compraram o novo modelo de celular da marca X em nossa loja.”
  • Amigos. Pessoas que são amigos de seus consumidores. Por exemplo: “Três amigos seus compraram em nossa loja no último ano e indicaram você para receber uma oferta especial.”
  • Certificações. Uma entidade credível, de terceiros, que certifica que você é uma fonte conhecedora, de alta qualidade ou confiável. Ou, ainda, menções que você recebeu na imprensa ou em outro canal que trouxe visibilidade espontânea.

Você pode utilizar os canais online e off-line de sua loja para divulgar estas informações a seu favor. A prova social contribui para que sua loja seja descoberta por novos clientes pelo caminho mais eficaz de todos: a recomendação de amigos e outros consumidores. Mas não se esqueça de criar uma experiência positiva a este novo cliente dentro de sua loja, para que ele possa reforçar esta indicação positiva a outras pessoas.

Boas vendas e muitas indicações!

prova socialOutros artigos relacionados ao princípio da prova social:

Imagens: FreepikFlaticon

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